Casa Speehuis / Spee Architecten

Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Exterior, Janela, FlorestaCasa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Exterior, Floresta, JardimCasa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Interiores, JanelaCasa Speehuis / Spee Architecten - Mais Imagens+ 33

Oisterwijk, Países Baixos
  • Arquitetos: Spee Architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  352
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Focus
  • Arquiteto Líder: Bart Spee
  • Arquiteto Assistente: Jolijn van Keulen
  • Construção Em Clt: Javi Houtbouw
  • Fornecimento De Clt: Derix
  • Esquadrias: Pladeko
  • Revestimentos: Awood
  • Engenharia Estrutural: Raadschelders Bouwadvies
  • Cidade: Oisterwijk
Mais informaçõesMenos informações
Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Exterior, Jardim
© Ossip van Duivenbode

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Speehuis não é única apenas em sua aparência e localização. É, principalmente, por seu projeto muito sustentável e saudável. Um projeto de energia neutra consiste praticamente em usar em todo o projeto materiais circulares e de base biológica.

Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Ossip van Duivenbode
Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ossip van Duivenbode
Casa Speehuis / Spee Architecten - Imagem 35 de 38
Planta - terreno
Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Ossip van Duivenbode

Contexto. A casa é cercada por uma área arborizada e construída ao lado de um pântano. Ao elevar a casa e criar varandas, que consistem em ripas de bambu e um compósito reciclado em todos os lados, tem-se uma linha tênue entre a natureza e a casa que permite o acesso ao ar livre. Como o jardim é devolvido à natureza e desprovido de fechamento, o terreno deságua na floresta, oferecendo belas vistas. A fachada e o telhado inclinado são acabados com ripas de bambu de alta densidade não tratadas que, devido à sua aparência natural, se misturam completamente com o ambiente verdejante.

Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Viga, Floresta
© Ossip van Duivenbode
Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ossip van Duivenbode
Casa Speehuis / Spee Architecten - Imagem 36 de 38
Planta - térreo

Design. A forma, o tamanho e o layout da casa são todos adaptados às necessidades de uma família com três filhos, ao mesmo tempo em que também fica ao lado do escritório da SPEE Architects. As varandas e toldos são os elementos de ligação no projeto do edifício, que unem o escritório, a casa e o espaço exterior, unificando os dois primeiros. As mansardas instaladas em todos os quartos formam parte integrante do telhado inclinado e das paredes externas. Os quartos são, portanto, muito espaçosos.

Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Ossip van Duivenbode
Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Viga
© Ossip van Duivenbode
Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Ossip van Duivenbode

As alturas escalonadas dos andares e as fachadas expansivas conferem aos quartos uma sensação de distinção, enquanto invariavelmente oferecem uma visão geral da vegetação e do pântano. O detalhamento da casa foi trabalhado meticulosamente, para garantir que a calha e os dutos d'água fiquem ocultos, enquanto o telhado e o revestimento das paredes se fundem perfeitamente. A configuração espacial, a composição de grandes fachadas, as varandas, os toldos e a escolha de materiais sustentáveis ​​criam em conjunto um ambiente de vida e trabalho único e contemporâneo que se torna um com a natureza. 

Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Ossip van Duivenbode
Casa Speehuis / Spee Architecten - Imagem 38 de 38
Corte A-A
Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Ossip van Duivenbode

Sustentabilidade e uso saudável de materiais. A casa é feita de materiais circulares e de base biológica, que podem ser desmontados e adaptados. Por exemplo, a fachada e o telhado inclinado são feitos de ripas de bambu não tratadas de alta densidade (de base biológica). As paredes externas e o telhado inclinado, por exemplo, utilizam revestimento de bambu de alta densidade de base biológica não tratada com um sistema de fixação por clique oculto que pode ser facilmente desmontado. Durante o processo de fabricação, o bambu de alta densidade (no qual as fibras de bambu e a resina são comprimidas em alta temperatura) o açúcar natural do bambu carameliza, tornando-o resistente ao apodrecimento e, portanto, adequado para aplicação sem tratamento.

Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Floresta
© Ossip van Duivenbode
Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Ossip van Duivenbode

Todo o invólucro, incluindo escadas, portas internas, mesas e armários, é feito de madeira laminada cruzada (CLT), que confere à casa uma atmosfera acolhedora. A casca de madeira pré-fabricada, incluindo todos os recessos para acomodar os sistemas, foi construída em uma semana. Nenhuma descoloração ocorre, graças ao revestimento resistente aos raios UV, e a madeira, portanto, mantém sua cor clara esteticamente agradável. A robusta estrutura de madeira é totalmente desmontável, adaptável, reciclável, 30% mais leve que o concreto e, assim como o revestimento externo, fabricada com matérias-primas renováveis. A decisão de construir com madeira em todas as partes também implica que uma quantidade considerável de CO₂ seja sequestrada (em vez de ser emitida, como é o caso do concreto), criando assim um clima interno mais saudável e confortável. 

Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ossip van Duivenbode

150m3 de madeira de abeto foram usados ​​na Speehuis, o que significa que 93.388 kg de CO2 sequestrados dentro do edifício. Isso equivale ao consumo anual de eletricidade de 103 residências por ano ou à emissão de gases de escapamento de um carro de classe média que percorreu 784.773 quilômetros. As florestas europeias armazenam esta quantidade de CO2 em 6 segundos. Toda a madeira usada em Speehuis vem de florestas geridas de forma responsável.

Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Cadeira, Viga
© Ossip van Duivenbode
Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa
© Ossip van Duivenbode

Em comparação, o mesmo prédio construído em concreto produziria 46.694 kg de CO2. A redução total de CO2 ao construir em madeira laminada cruzada em vez de concreto é, portanto, 93.388 kg + 46.694 kg = 140.082 kg CO2. Ao usar um composto de bambu de 9m3 como material de fachada, são sequestrados 15.736 kg adicionais de CO2. Além da construção energeticamente eficiente, o sequestro de CO2 em edifícios é a solução para o problema climático.

Casa Speehuis / Spee Architecten - Fotografia de Exterior, Floresta
© Ossip van Duivenbode

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Speehuis / Spee Architecten" [Speehuis House / Spee Architecten] 23 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992397/casa-speehuis-spee-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.