Casa Ogindan Dandan / SML

Casa Ogindan Dandan / SML - Fotografia de Exterior, Janela, TijoloCasa Ogindan Dandan / SML - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaCasa Ogindan Dandan / SML - Fotografia de Interiores, TijoloCasa Ogindan Dandan / SML - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaCasa Ogindan Dandan / SML - Mais Imagens+ 32

Jongno-gu, Coreia do Sul
  • Arquitetos: SML
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  214
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kyungsub Shin
  • Arquiteto: Seungmo Lim
  • Equipe De Projeto: Kim Jaeil
  • Arquitetos: SML
  • Cidade: Jongno-gu
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ogindan Dandan / SML - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo
© Kyungsub Shin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ogindan Dandan fica à esquerda do Palácio Gyeongbokgung, em Seochon. Mesmo com cafés e restaurantes enfileirados ao longo da rua da Estação Gyeongbokgung, a área é tranquila por ter uma certa distância da avenida principal. O local onde Ogindan Dandan está localizada fica no alto da montanha a oeste. Para ser mais exato, a via ao lado do terreno foi criada em ângulo reto com a cordilheira e o terreno ao lado da via foi usado para construir a última casa da vila que se expandiu até a base da montanha. Seria apropriado dizer que a dimensão do lugar pode ser apreciada pelo leste, oeste e sul.

Casa Ogindan Dandan / SML - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Kyungsub Shin

Olhando a partir dos outros três lados, além do oeste, a casa está localizada no ponto inicial da vila na colina. A inclinação relativamente suave no sul se curva para o oeste quando encontra a terra e leva ao topo da colina. Quando visto do lado leste, o terreno fica acima do muro de contenção ao lado da rua e fica a 8 metros da casa ao norte. Devido a essas características, a Montanha Namsan pode ser vista ao longe, na direção sul. A montanha Bukaksan e Cheong Wa Dae podem ser vistas ao norte. A paisagem que envolve o terreno e as características ambientais ao redor do edifício tiveram uma grande influência na aparência da casa e no planejamento de seu interior.

Casa Ogindan Dandan / SML - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão
© Kyungsub Shin
Casa Ogindan Dandan / SML - Imagem 24 de 37
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Ogindan Dandan / SML - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Janela, Corrimão, Aido
© Kyungsub Shin
Casa Ogindan Dandan / SML - Fotografia de Interiores, Janela, Cerca, Vidro, Dormitório, Corrimão
© Kyungsub Shin

Ogindan Dandan fica ao lado da via que vai para o sul. O pátio fica no lado oposto da parte sul do edifício, de aparência sólida. Além disso, foram planejadas varandas para o segundo e terceiro andares acima do pátio. O cliente solicitou uma casa com espaços em que as famílias pudessem viver de forma independente em cada andar. A combinação de quartos e três áreas externas forma um espaço independente com cada andar tendo uma forma diferente. Como resultado, a forma da casa como um todo é formada por uma grande base e camadas empilhadas.

Casa Ogindan Dandan / SML - Fotografia de Exterior
© Kyungsub Shin
Casa Ogindan Dandan / SML - Imagem 28 de 37
Corte

Inicialmente, o projeto previa uma grande janela na direção do pátio em cada andar para que tudo pudesse ser visto, desde a varanda interna até a paisagem da montanha Bukaksan. Desta forma, o interior se estende para a parte externa da casa, fazendo com que o interior pareça mais amplo. Na sala de estudo, onde os pais aposentados poderiam passar a maior parte do tempo, a mudança de luz fora da janela ao longo do dia deveria preencher o espaço com cor. Para proteger a privacidade dos moradores dos fatores ambientais do entorno, as janelas foram cuidadosamente posicionadas, exceto as da parte norte do edifício, bloqueando a visão das pessoas das áreas circundantes por meio de um volume estendido de paredes.

Casa Ogindan Dandan / SML - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela, Fachada
© Kyungsub Shin

Paredes de concreto aparente na sala do primeiro andar se estendem ao longo da escada até o teto da sala no terceiro andar, projetadas para conectar cada andar de forma independente.

Casa Ogindan Dandan / SML - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela, Fachada
© Kyungsub Shin

Porta ligeiramente alargada (살짝 넓힌 문) - A casa fica diretamente adjacente à via no lado sul e a entrada principal está localizada no centro do edifício. A porta foi projetada para ter a altura de dois andares e foi feita dessa forma para que a sensação de distância física fosse influenciada pela consideração de elementos psicológicos e visuais.

Casa Ogindan Dandan / SML - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Kyungsub Shin

A parede do lado direito da varanda fica na vertical e a superfície da parede do lado esquerdo é uma curva suave. No entanto, todos os tijolos na superfície curva a partir do solo exibem diferentes ângulos e posições que são integrados nas duas superfícies da parede em uma direção angular à medida que se aproximam da superfície do teto da entrada. 

Casa Ogindan Dandan / SML - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Kyungsub Shin
Casa Ogindan Dandan / SML - Imagem 29 de 37
Elevação Norte

A porta ligeiramente alargada e o pequeno canteiro de flores ao longo da estrada, que pode ser cultivado de acordo com as preferências do cliente, foram concebidos tendo em mente a superfície calma e sólida da casa, enquanto a entrada expressa um sorriso relaxante para a estrada ao lado do edifício.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Ogindan Dandan / SML" [Ogindan Dandan House / SML] 21 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992389/casa-ogindan-dandan-sml> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.