Casa Restelo / Atelier Pupa

Casa Restelo / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Cozinha, MesaCasa Restelo / Atelier Pupa - Fotografia de InterioresCasa Restelo / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Banheiro, PrateleiraCasa Restelo / Atelier Pupa - Fotografia de InterioresCasa Restelo / Atelier Pupa - Mais Imagens+ 8

Lisboa, Portugal
  • Arquitetos: Atelier Pupa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  212
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:do mal o menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cayabima , Janelar , PORVENTURA, Superbotânica
  • Arquitetas Responsáveis: Marta Galvão Teles, Filipa Taborda
  • Cozinha: Koklatt - Miguel Veiga Santos
  • Revestimentos Cerâmico: JRBotas - Tiago Botas
  • Construtora : Cayabima - Marco Sampaio
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Restelo / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia, originalmente, possui uma sucessão de espaços compartimentados para cada função. Assim, o objectivo assenta na criação de espaços mais amplos e fluídos, comunicantes entre si, bem como no aproveitamento de uma das áreas esconsas do piso superior (área não útil) para a criação de um duplo pé-direito na sala de estar, o qual confere amplitude ao espaço que ganha outra dimensão. A entrada faz-se por uma pequena zona aberta de hall que dá directamente acesso à lavandaria e cozinha e que se ramifica para um corredor, sempre em comunicação com a cozinha (que se mantém na sua localização original) e que distribui para a sala de jantar, sala de estar, instalação sanitária social, suite e acesso vertical ao piso superior.

Casa Restelo / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores
© do mal o menos
Casa Restelo / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Banheiro, Prateleira
© do mal o menos

Através da horizontalidade de uma peça versátil em carpintaria que acompanha todo o corredor e cozinha, consegue-se uma divisão híbrida destes dois espaços. Este elemento que funciona como uma linha condutora, possui arrumação fechada para a cozinha e contém os electrodomésticos, e zonas abertas para o corredor. No seu limite, que define o início da sala de jantar, cria-se uma espécie de “marca” no pavimento, através da utilização de revestimento diferente, a fim de dar continuidade a esse gesto. A sala de jantar encontra-se aberta para a sala de estar – com a anulação dos dois quartos existentes -, tendo esta última um elemento que marca, organiza o espaço e o separa do acesso ao piso superior: uma lareira suspensa que marca também a transição entre o pé-direito existente e o duplo pé-direito que se cria.

Casa Restelo / Atelier Pupa - Imagem 9 de 13
Planta - Baixa
Casa Restelo / Atelier Pupa - Imagem 11 de 13
Corte

Através da reformulação da antiga sala de estar e instalação sanitária, cria-se uma I.S. social e uma suite com closet e zona de trabalho, uma área ampla. Uma vez que as alterações propostas visam a necessidade de se implementarem reforços estruturais, apresenta-se o projecto de estabilidade que responde ao projecto de arquitectura e assegura que a estrutura global do edificado não é comprometido.

Casa Restelo / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores
© do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Restelo / Atelier Pupa" 19 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992322/casa-restelo-atelier-106> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.