Renovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio

Renovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Arco, Pilar, ArcadaRenovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Fotografia de InterioresRenovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Fotografia de Interiores, Cadeira, Arco, ArcadaRenovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Fotografia de Interiores, Tijolo, Arco, Cadeira, ArcadaRenovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Mais Imagens+ 29

  • Equipe De Projeto: Hao Chen, Chenchen Hu, Ziyan Ge, Zehong Liu
  • Desenvolvimento: Shanghai Hengda
  • Cidade: Shanghai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Renovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Fotografia de Exterior, Orla, Janela
© Qingyan Zhu

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Olaria Pudong Hoffman (referida como "Forno Vermelho de Pudong") está localizada na cidade de Laogang, Nanhui, Pudong. A olaria segue o modelo tradicional do forno Hoffman, patenteado pelo alemão Friedrich Hoffmann em 1858, na qual o forno apresenta uma passagem circular cercado por pequenas salas. O sistema foi amplamente utilizado em todo o mundo devido a seu uso eficiente de calor e combustível, surgindo na paisagem de Xangai no início do século XX. O forno vermelho do local já havia perdido sua função original há muito tempo. O telhado e as paredes foram derrubados e danificados, enterrados pelo solo e cobertos de ervas daninhas. O local fica ao lado de um campo de golfe subutilizado, limitado por um canal que flui do centro da cidade até o Mar da China Oriental. O espaço será transformado em um parque de lazer suburbano no futuro, e a olaria com as ruínas da produção serão abertas ao público.

Renovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Fotografia de Exterior, Janela
© Qingyan Zhu

Os fornos Hoffmann eram tão comuns no século passado, mas poucos foram preservados, também devido à dificuldade de usar o espaço enquanto se mantém o layout original. A reforma tenta não apenas manter seu layout clássico, materiais e escala, mas também ampliar a usabilidade e o encanto espacial do local. O trabalho de limpeza, reforço e projeto foram feitos simultaneamente. Embora os arcos de tijolos velhos danificados tenham sido reforçados informalmente com estruturas de aço, a tipologia do espaço permanece.

Renovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Arco, Pilar, Arcada
© Qingyan Zhu
Renovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, Arcada, Pilar, Arco, Viga
© Qingyan Zhu

Dentro do forno de tijolos, o túnel circular, a passagem e as aberturas repetem o motivo de um arco. Andar por ele é como estar no universo industrial da época da queima de tijolos do século XIX.

Renovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Fotografia de Interiores, Cadeira, Arco, Arcada
© Qingyan Zhu
Renovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Imagem 34 de 34
Planta
Renovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Imagem 33 de 34
Croqui

Durante o processo de projeto, descobrimos que a chaminé fechada no meio poderia ser aberta para o anel externo. As conexões entre os dois foram originalmente usadas para exaustão de fumaça, mas agora serão transformadas em portas. Esta operação adiciona um atalho à circulação circular original. A chaminé central é estreita e fechada, sem luz natural. Substituímos o piso de concreto acima por vidro e adicionamos claraboias para configurar um poço de luz, que ilumina tanto a chaminé quanto a passagem do anel. De pé sob a claraboia, os visitantes podem olhar para a chaminé imponente, o símbolo de todo o local.

Renovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Qingyan Zhu
Renovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Arco, Arcada
© Qingyan Zhu

A luz do dia inunda o anel escuro através dos arcos, assim como a varanda ao redor do pátio. Os arcos do outro lado do anel são os limites climáticos, criando bolsões privativos direcionados a paisagem.

Renovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Fotografia de Interiores
© Qingyan Zhu
Renovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Fotografia de Interiores, Tijolo, Arco, Cadeira, Arcada
© Qingyan Zhu

A chaminé do forno de tijolos e sua cavidade são partes importantes do tratamento do ar durante o processo de queima. A cavidade está agora acomodando a infraestrutura, que mantêm a lógica do sistema de produção de tijolos. Os orifícios de ventilação originais espalhados no teto são reservados para iluminação e pulverização, e os orifícios de exaustão inferiores são usados como saídas de ar condicionado.

Renovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Qingyan Zhu
Renovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Fotografia de Interiores
© Qingyan Zhu

O segundo pavimento do edifício é um salão multiuso. A fachada é mantida aberta, com varandas tanto no primeiro quanto no segundo pavimento com plataformas de evacuação e visualização. Os arcos na fachada leste ressoam com o motivo do arco do espaço interior. Uma antiga escada de tijolos no leste é mantida e uma escada de evacuação é acrescentada. A oeste, a passagem original próxima à chaminé é usada para a evacuação, para preservar o máximo possível a relação espacial original do forno. Xangai foi uma das primeiras cidades a abrir um porto no século XIX. A introdução da olaria Hoffman exemplificou a industrialização de sua economia suburbana. A renovação da olaria não só preserva as formas industriais abandonadas como suas relíquias, mas transforma o espaço em uma estrutura para sustentar a possibilidade de um estilo de vida contemporâneo. Além da memória do espaço, a antiga olaria configura um valor social maior.

Renovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio - Fotografia de Interiores, Viga
© Qingyan Zhu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shanghai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Renovação da Olaria Hoffmann / HCCH Studio" [Renovation of a Hoffmann Kiln / HCCH Studio] 14 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991983/renovacao-da-olaria-hoffmann-hcch-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.