Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism

Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Fotografia de Exterior, Janela, Cadeira, Jardim, AidoCasa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Madeira, CadeiraCasa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação, Janela, CadeiraCasa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, ArmárioCasa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Mais Imagens+ 31

London, Reino Unido
Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim, Aido
© Stale Eriksen

Briefing: Nossos clientes queriam transformar uma pequena e tradicional casa de Londres em uma casa contemporânea, leve e espaçosa, com espaço suficiente para um quarteto ensaiar. O novo espaço precisava ter uma relação direta com o jardim e ser protegido da janela frontal. Um terraço na cobertura proporcionaria um segundo espaço aberto não convencional e único.

Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Fotografia de Exterior, Cadeira, Jardim, Pátio
© Building Narratives

A casa também precisava ter conforto, com um banheiro térreo, uma despensa na área de serviço, um banheiro para o quarto principal, um escritório para trabalhar em casa, e muito espaço de armazenamento. Curiosamente, o cliente não estava muito preocupado em ter uma mesa de jantar, desde que houvesse espaço suficiente para os ensaios. Parte do nosso trabalho foi criar um layout flexível que pudesse acomodar todas as exigências, incluindo a mesa de jantar. 

Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação, Janela, Cadeira
© Building Narratives
Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Madeira, Cadeira
© Stale Eriksen

Conceito do projeto: A casa original, de três pavimentos, foi construída por volta de 1850 como parte de um desenvolvimento ao norte de Londres. O atual proprietário queria transformar a casa como parte de uma reforma extensa e muito necessária (a estrutura de tijolo e madeira precisava ser revisada) para criar uma casa contemporânea, espaçosa e iluminada para morar e tocar música. Acrescentamos uma generosa extensão térrea e um terraço no último pavimento, substituindo as antigas adições à casa (que datam dos anos 70 e 90).

Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Janela, Prateleira, Porta
© Stale Eriksen

A planta térrea é uma grande planta quebrada, com um amplo hall de entrada fluindo organicamente para o restante do espaço; a cozinha fica na frente da casa, fechada com painéis de madeira e vidro e uma caixa de vidro com portas de correr. O espaço privativo em conceito aberto está aberto para o jardim posterior. O layout interno é uma reflexão sobre a continuidade do espaço, um estudo de compressão e expansão e um exercício de flexibilidade. O espaço habitável térreo é delineado pela intersecção entre a planta retangular e um prisma triangular que envolve todas as áreas de serviço e as escadas.

Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Imagem 23 de 36
Planta Pavimento Térreo

O espaço resultante é aberto ao fluxo: não há corredores ou portas, apenas uma caixa semi-aberta na cozinha e uma claraboia circular. Os ângulos gerados pela intersecção do triângulo criam bolsões de privacidade: o jardim não é visível da entrada, sendo preciso chegar ao centro da casa antes de apreciar a profundidade da extensão e a abertura do espaço. Os ângulos rotacionados guiam o fluxo livre ao redor do térreo e abraçam confortavelmente o layout para criar um interior acústico e orgânico.

Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Stale Eriksen
Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Prateleira, Cadeira
© Building Narratives

O layout central do térreo absorve toda a flexibilidade necessária para uma casa contemporânea de um músico: o volume de armazenamento também integra o banheiro, além de um banco para mesa de jantar e um bar. A mesa de jantar pode ser deslocada para o lado para abrir espaço para os ensaios. A claraboia circular marca esta área dramaticamente, desenhando a luz natural no fundo, e suavizando as formas e sombras da casa. As plantas do jardim e o telhado verde se espreitam através das portas de vidro e da luz do telhado. 

Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Janela
© Stale Eriksen
Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Escada
© Stale Eriksen

O acesso ao terraço da cobertura é feito através de uma escada de aço no segundo pavimento e uma escotilha elétrica de teto sob medida; a base da escada funciona como uma floreira, e uma torneira interna atende ao sistema de irrigação. Vestígios do passado são evidentes em toda a casa; tivemos o cuidado de realçar em vez de perder qualquer um dos personagens da arquitetura original. Na suíte principal, no último pavimento, a chaminé de tijolos original é deixada exposta, trazendo textura ao espaço e acrescentando uma característica única ao quarto.

Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Dormitório, Porta, Cama
© Stale Eriksen

A paleta de materiais contribui para a tranquilidade e o conforto acústico do interior: pisos suaves de carvalho, marcenaria sob medida e reboco de calcário bruto são os elementos dominantes no térreo. Detalhes de pedra (principalmente mármore verde) estão espalhados ao redor da casa para destacar as soleiras. A fachada posterior é revestida com tijolos recuperados e uma coluna de pedra (uma referência arquitetônica às Molenplein Houses de Tony Fretton Architects).

Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Fotografia de Interiores, Armário
© Stale Eriksen

O terraço da cobertura é revestido em chumbo e decks IPA.

Estratégia de sustentabilidade: O pavimento térreo e a cobertura foram reconstruídos para proporcionar um isolamento adequado. Todas as janelas que não tinham vidros secundários foram substituídas por unidades com vidros duplos. A ampliação é coberta com um telhado verde de flores silvestres que aumenta a biodiversidade e reduz o risco de inundações locais.

Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Janela, Terraço, Pátio, Balcão, Aido
© Building Narratives

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa para um Violoncelista / Unagru Architecture Urbanism" [House for Cellist / Unagru Architecture Urbanism] 10 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991856/casa-para-um-violoncelista-unagru-architecture-urbanism> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.