Casa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos

Casa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, VigaCasa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Tijolo, VigaCasa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, VigaCasa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos - Mais Imagens+ 15

Quito, Equador
  • Arquitetos: ERDC Arquitectos, Taller general
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  48
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:JAG Studio
  • Arquitetos: Martín Real, Florencia Sobrero, Fernanda Esquetini, Pablo Puente
  • Colaborador: Santiago León
  • Engenharia : Patricio Cevallos
  • Construção : Taller general
  • Cidade: Quito
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Casa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos - Fotografia de Exterior
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O TERRENO.
Periferia, topografia montanhosa, longe mas perto.
Estamos localizados no morro Auqui, uma das encostas que margeiam a cidade de Quito, Equador. Este local é separado da cidade por um rio. No entanto, fica a 20 minutos de carro do centro.

Casa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos - Fotografia de Exterior
© JAG Studio

O local, apesar da proximidade, mantém um caráter rural, mas também possui uma importante relação visual com a cidade, evidenciando a orientação do projeto.

Casa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Viga
© JAG Studio

O terreno tem um declive médio e natureza diversa no seu entorno: eucaliptos, pinheiros, árvores frutíferas e animais. Por esta razão, o projeto está voltado para as vistas e conectado à topografia irregular através de um conjunto de níveis.

Casa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© JAG Studio

A FORÇA DO MATERIAL
O tijolo foi escolhido como viabilizador do projeto devido à sua alta inércia térmica. Isto permite resolver o conforto térmico dentro do volume apesar das variações de temperatura no exterior.

Casa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Tijolo, Viga
© JAG Studio

Adicionalmente, pretende-se explorar as capacidades estruturais do material, contemplando integralmente os requisitos do projeto. Assim, os limites verticais e horizontais, estrutura e cobertura são resolvidos. No caso dos elementos verticais, estes são resolvidos com paredes largas de tijolos autoportantes, que proporcionam massa para conforto térmico no interior. Para a cobertura é utilizada uma abóbada rebaixada, geometria que permite resolver um elemento horizontal com tijolo. Mas, uma vez que o projeto se situa numa zona sísmica, a abóbada é reforçada com uma camada de concreto armado com 3 cm de espessura, obtendo-se uma cobertura leve com uma grande superfície. Este sistema construtivo possibilitou minimizar o uso de concreto e aço no projeto.

Casa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© JAG Studio

O HABITAT, UM GRANDE FORNO DE PÃO
A casa deve ser aconchegante, confortável e minimalista (48m2), pois tem duas fases futuras de construção. Elas fornecerão espaços para novos usos.

Casa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos - Imagem 12 de 20
Planta - Térreo
Casa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos - Imagem 16 de 20
Corte

O sistema construtivo resulta em uma envolvente homogênea que proporciona liberdade de intervenção e apropriação do espaço interior.

Casa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Viga, Tijolo
© JAG Studio

Os três níveis interiores permitem a distribuição dos espaços: o acesso/banheiro, a sala de estar/jantar/cozinha e o quarto/escritório, mantendo uma relação direta com as vistas da cidade e do campo.

Casa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© JAG Studio

Desta forma, a arquitetura é resolvida remetendo a um grande forno de pão erguido na montanha e iluminado de acordo com a área que é utilizada.

Casa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos - Fotografia de Exterior, Urbano
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Forno de Pão / Taller General + ERDC arquitectos" [Casa horno de pan / Taller General + ERDC arquitectos] 01 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991258/casa-forno-de-pao-taller-general-plus-erdc-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.