32 Moradias Cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos

32 Moradias Cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada32 Moradias Cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira32 Moradias Cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos - Fotografia de Interiores32 Moradias Cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada32 Moradias Cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos - Mais Imagens+ 14

Barcelona, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3750
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Azulejos Benadresa, Carinbisa, Com Cal, FCV, KEIM, Logisiete
  • Arquitetos Responsáveis: César Vivas Millaruelo, Cristian Vivas Millaruelo, Pau Vidal Pont
  • Diretor De Projeto: Lídia Martín
  • Estruturas: Xavier Falguera
  • Arquitetura Técnica: Antoni Gimenez
  • Arquitetura Saudável: Arquitectura Sana
  • Eficiência Energética: Geeni Sl
  • Instalações: Eletresjota Tècnics Associats, SLP
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
32 Moradias Cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto começa como resultado de uma chamada pública da Câmara Municipal de Barcelona para a transferência de uso do terreno localizado no bairro Marina del Prat Vermell, com direito de superfície em favor de cooperativas habitacionais por um período mínimo de 75 anos. A autopromoção e posterior gestão coletiva da cooperativa Llar Jove Marina Prat Vermell SCCL envolveu a participação dos 32 moradores no processo (projeto, construção e uso) gerando a oportunidade de conhecer e projetar conjuntamente suas necessidades específicas, apostando na dimensão comunitária como um dos principais valores.

32 Moradias Cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© José Hevia
32 Moradias Cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos - Imagem 16 de 19
Planta - Térreo
32 Moradias Cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos - Imagem 18 de 19
Corte - A
32 Moradias Cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© José Hevia

A volumetria marcada pelo regulamento urbano define o alinhamento às vias e duas alturas de 4 e 8 pavimentos. O edifício resolve a esquina esvaziando o centro do volume, gerando duas estruturas de diferentes alturas com quatro pátios entre elas. Em cada nível, o corredor de acesso às habitações é formalizado em um único eixo longitudinal que conecta-se ao núcleo das escadas e elevadores. Essas passarelas estimulam as relações e se tornam um espaço de transição entre a comunidade e o lar. Em um ponto intermediário deste percurso, a cobertura do edifício inferior funciona como terraço-jardim comunitário e confere ao volume um espaço verde de qualidade. No térreo, acede-se a partir da rua Ulldecona, através de uma passagem exterior que se conecta com o espaço público no interior do quarteirão por meio de um pátio para estacionamento de bicicletas. As dependências da cooperativa ocupam os demais espaços do térreo, abrigando um salão comunitário multiuso, cozinha-refeitório e sala de estar para grupos, espaço de trabalho (coworking), lavanderia, sala de tratamento e um espaço de distribuição de alimentos, que é ao mesmo tempo uma cooperativa de consumo, todos ao redor dos dois pátios que chegam ao térreo.

32 Moradias Cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada
© José Hevia
32 Moradias Cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos - Imagem 17 de 19
Planta - Segundo Pavimento
32 Moradias Cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos - Imagem 19 de 19
Corte - B
32 Moradias Cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos - Fotografia de Interiores
© José Hevia

O complexo habitacional é entendido como um conjunto de espaços não hierárquicos. A disposição de uma malha organizadora onde todos os espaços partem de uma dimensão homogênea configura o padrão para encher ou esvaziar o edifício, agrupar em ambos os lados da passarela e adotar diferentes tipos de habitação com 1, 2 e 3 cômodos dependendo do número de módulos usados. No interior das casas, os espaços modulares seguem desde o acesso à fachada da rua. Agrupar, comunicar ou fechar as peças são as opções de uso que esta tipologia flexível permite. Todos os apartamentos têm ventilação cruzada através dos pátios internos que, por sua vez, permitirão a introdução de insolação no interior do edifício. O projeto incorpora uma série de critérios de bioconstrução, desenho saudável e eficiência energética, entre os quais se destaca a ligação à rede urbana de geração e distribuição da Ecoenergías (Central Marítima, Central de Biomassa) para aquecimento e água quente.

32 Moradias Cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer d'Ulldecona, 26, 08038 Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "32 Moradias Cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos" [32 viviendas cooperativas La Chalmeta / Pau Vidal + Vivas Arquitectos] 27 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991178/32-moradias-cooperativas-la-chalmeta-pau-vidal-plus-vivas-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.