Galeria de Arte em Praga / Schindler Seko

Galeria de Arte em Praga / Schindler Seko - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, FachadaGaleria de Arte em Praga / Schindler Seko - Fotografia de ExteriorGaleria de Arte em Praga / Schindler Seko - Fotografia de Interiores, Escada, JanelaGaleria de Arte em Praga / Schindler Seko - Fotografia de InterioresGaleria de Arte em Praga / Schindler Seko - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: Schindler Seko
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1650
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Filip Šlapal
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  JOKL STEEL, OPIRSTAV INVEST, Sollus metal, TERACO LITÉ, Vipax
Mais informaçõesMenos informações
Galeria de Arte em Praga / Schindler Seko - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Filip Šlapal

O eletrizante passado e presente do Kunsthalle Prague. Originalmente, o edifício Zenger estava repleto de equipamentos tecnológicos para transformar eletricidade em corrente contínua usada para alimentar os bondes de Praga.

Galeria de Arte em Praga / Schindler Seko - Fotografia de Exterior
© Filip Šlapal

A modernização dessa estação significa que toda a tecnologia agora ocupa apenas uma pequena parte do subsolo. Como resultado, praticamente todo o edifício foi liberado para novos usos funcionais. A estação neoclássica da década de 1930, localizada na cidade baixa em frente à escadaria do castelo, estava em condições técnicas desastrosas antes do início das obras de conversão, sendo o principal problema o uso de concreto feito de cimento aluminoso que, após 80 anos, apresentou parâmetros críticos de resistência, principalmente nos pilares, que tiveram de ser removidos. Houve também problemas significativos relacionados à contaminação por óleos e mercúrio.

Galeria de Arte em Praga / Schindler Seko - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Filip Šlapal
Galeria de Arte em Praga / Schindler Seko - Imagem 27 de 35
Planta - Situação

Conversão para uma galeria. A conversão do que era originalmente um edifício técnico em uma galeria de artes visa preservar ao máximo a forma externa original do edifício e sua fachada. A ideia fundamental é despi-lo de intervenções insensíveis e inadequadas dos últimos anos e permitir que elementos característicos - profissionalmente restaurados - venham à tona.

Galeria de Arte em Praga / Schindler Seko - Fotografia de Interiores, Escada, Janela
© Filip Šlapal
Galeria de Arte em Praga / Schindler Seko - Fotografia de Interiores, Janela
© Filip Šlapal
Galeria de Arte em Praga / Schindler Seko - Imagem 28 de 35
Planta - Térreo

Uma nova entrada para o Kunsthalle foi construída, sobre uma passarela com pavimentação em mosaicos de Praga. Ao mesmo tempo, isso oculta o tubo de exaustão da tecnologia de tratamento de ar necessário às empresas de transporte, que nos últimos anos foi implantado de forma totalmente inadequada em frente à fachada principal oeste. Na parte central, no lugar do terraço tecnológico original, foi adicionada uma extensão de um andar com acabamento superficial de granilite lixado, cuja simplicidade não compete com o edifício original e ao mesmo tempo complementa o recuo da fachada segmentada. A luz entra nesta superestrutura através de uma grande janela, cujas proporções são derivadas das dimensões da fachada.

Galeria de Arte em Praga / Schindler Seko - Fotografia de Interiores, Janela
© Filip Šlapal
Galeria de Arte em Praga / Schindler Seko - Fotografia de Interiores
© Filip Šlapal

Outra fonte de luz é uma claraboia longa e atípica na cumeeira oeste do telhado e outra na parte inferior da superestrutura. O novo desenho da parte central mantém uma cobertura plana, segmentada por materiais. A maioria das estruturas originais de preenchimento da fachada foram desmontadas e removidas profissionalmente antes do início dos trabalhos de construção e devolvidas durante a reforma. Outras foram substituídas por novas estruturas na posição e forma original. Para fins de museu, foram adicionados grandes portões para o transporte de objetos de arte na ala norte.

Galeria de Arte em Praga / Schindler Seko - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Filip Šlapal

O edifício mantém todos os elementos fundamentais do projeto original – coberturas, calhas, saliências, fachadas, paredes de fundação e alguns elementos modestos de decoração. O material e design de cores é muito sóbrio. As fachadas foram devolvidas ao seu original, cinza-bege, derivado do revestimento de arenito.

Galeria de Arte em Praga / Schindler Seko - Fotografia de Interiores
© Filip Šlapal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praga, República Checa

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Galeria de Arte em Praga / Schindler Seko" [Kunsthalle Prague / Schindler Seko] 27 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991177/galeria-de-arte-em-praga-schindler-seko> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.