Cabana Hermitage / Ilabb

Cabana Hermitage / Ilabb - Fotografia de Exterior, FlorestaCabana Hermitage / Ilabb - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, FlorestaCabana Hermitage / Ilabb - Fotografia de Interiores, JanelaCabana Hermitage / Ilabb - Fotografia de Exterior, FlorestaCabana Hermitage / Ilabb - Mais Imagens+ 23

  • Equipe De Projeto: Federico Robbiano, Luca Scardulla, Alberto Righetti, Simone Camera
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Cabana Hermitage / Ilabb - Fotografia de Exterior, Floresta
© Anna Positano, Gaia Cambiaggi | Studio Campo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Estamos no Vale Trebbia na Itália, no coração dos Apeninos entre Liguria e Emilia, em uma terra longe de tudo, pouco conhecida e selvagem. Aqui, sobre os vestígios dos íngremes terraços antigos, a cabana de madeira foi construída durante uma oficina incomum, montada a seco, e desconectada de qualquer rede de infraestrutura. Inspirando-se nas casas de chá e cabanas japonesas encontradas nas florestas escandinavas, o projeto explora uma ideia original de espaço e meio ambiente.

Cabana Hermitage / Ilabb - Fotografia de Exterior, Floresta
© Anna Positano, Gaia Cambiaggi | Studio Campo
Cabana Hermitage / Ilabb - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Floresta
© Anna Positano, Gaia Cambiaggi | Studio Campo

A Hermitage é abordada de cima. O volume retangular, que se destaca do solo, é posicionado perpendicularmente à encosta íngreme, sendo primeiro visualizado na parte posterior voltada para noroeste. Aqui somente a porta de entrada é visível, marcada por uma plataforma e acessível através de uma ponte pedonal.

Cabana Hermitage / Ilabb - Fotografia de Exterior, Fachada
© Anna Positano, Gaia Cambiaggi | Studio Campo
Cabana Hermitage / Ilabb - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Viga
© Anna Positano, Gaia Cambiaggi | Studio Campo
Cabana Hermitage / Ilabb - Imagem 27 de 28

As paredes que definem a cabine e que a delimitam em três lados são revestidas com placas de compensado dispostas horizontalmente. O quarto lado, voltado para sudeste, abre-se para o vale. Neste trecho, o espaço interior estende-se para um terraço, fechado por quatro painéis envidraçados do piso ao teto, um dos quais pode ser aberto. A porta janela segue a modularidade do brise-soleil sobre o terraço, que por sua vez dá continuidade à estrutura da cobertura. Uma pequena janela longitudinal surge na face sudoeste.

Cabana Hermitage / Ilabb - Fotografia de Interiores, Janela
© Anna Positano, Gaia Cambiaggi | Studio Campo

As ripas das três paredes externas são montadas de modo a deixar um vão que em ambos os lados, da entrada e no lado leste do terraço, produz um efeito de filtro. Onde as paredes delimitam o interior, este vão é preenchido com perfis finos, ligeiramente salientes, de modo a determinar nas fachadas um jogo de sombras que realça o padrão horizontal. No piso e na parte superior do edifício, cornijas altas cercam o volume, projetando-se das paredes e delimitando a composição.

Cabana Hermitage / Ilabb - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© Anna Positano, Gaia Cambiaggi | Studio Campo
Cabana Hermitage / Ilabb - Fotografia de Interiores, Janela
© Anna Positano, Gaia Cambiaggi | Studio Campo
Cabana Hermitage / Ilabb - Imagem 23 de 28

A construção é apoiada por quatro apoios metálicos com bases robustas com 60x60 centímetros, que repousam sobre leitos de arenito. Os quatro apoios, compostos de elementos de madeira emparelhados, alongam a estrutura, fazendo-a pairar acima do solo. Ao entrar na cabine, de imediato a vista do vale é destacada, mediada por uma série de características que articulam o espaço interior em três níveis diferentes. O nível de entrada apresenta uma bancada que percorre toda a parede direita e, ao guiar o olhar do visitante para fora, serve como um assento, uma mesa e um espaço de armazenamento. O terceiro e último nível, após a entrada, é o que define a maior superfície, estendida sobre o terraço. A parede que envolve o pequeno banheiro acomoda uma cama dobrável que, quando aberta, paira sobre o sofá. O sol de verão produz uma variedade de padrões de luz e sombra no interior em diferentes momentos do dia.

Cabana Hermitage / Ilabb - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Anna Positano, Gaia Cambiaggi | Studio Campo
Cabana Hermitage / Ilabb - Imagem 25 de 28
Cabana Hermitage / Ilabb - Imagem 28 de 28

O projeto da cabana de 12 m² surgiu como uma expressão da necessidade de Luca Scardulla e Federico Robbiano, fundadores da llabb, transmitirem a seus colaboradores os conhecimentos adquiridos nos anos que antecederam a abertura do estúdio. De fato, suas carreiras começaram em 2013 em uma garagem em Gênova que eles converteram em uma oficina de carpintaria. Lá, como carpinteiros autodidatas, Luca e Federico aprenderam a arte de fazer, desenhar e fabricar peças de mobiliário personalizadas. Com o tempo, sua experiência artesanal caracterizou os projetos arquitetônicos desenvolvidos pelo ateliê, que retiveram sempre  traços desta atitude, por exemplo, através de sua atenção ao processo de construção e precisão nos detalhes.

Cabana Hermitage / Ilabb - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Anna Positano, Gaia Cambiaggi | Studio Campo

Estas foram as premissas da oficina realizada durante duas semanas no verão de 2021, durante as quais todo o estúdio llabb se dedicou à construção desta cabana. As paredes, o piso e o teto foram pré-montados, compostos de painéis de compensado marítimo Okoumè, uma madeira escolhida por sua resistência às intempéries. As fachadas são montadas com ripas espaçadas de modo a criar um vão entre a fachada e as paredes, melhorando o desempenho do isolamento. O telhado é feito de chapas metálicas corrugadas. Acima dele, dois painéis fotovoltaicos, conectados a uma bateria, são instalados.  O protótipo foi projetado para ser totalmente independente, pois há um sanitário compostável e caixas d'água. Entretanto, a estrutura pode ser facilmente conectada a um sistema de esgoto e de abastecimento de água.

Cabana Hermitage / Ilabb - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Anna Positano, Gaia Cambiaggi | Studio Campo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Trebbia, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Cabana Hermitage / Ilabb" [The Hermitage Cabin / llabb] 26 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990997/cabana-hermitage-ilabb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.