Estúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV

Estúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV - Fotografia de InterioresEstúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV - Fotografia de Interiores, Escada, FachadaEstúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV - Fotografia de Interiores, CadeiraEstúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV - Fotografia de Interiores, CadeiraEstúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV - Mais Imagens+ 10

  • Sócio Fundador Responsável: Jacob van Rijs
  • Sócio: Fokke Moerel
  • Diretor: Enno Zuidema
  • Equipe De Projeto: Klaas Hofman, Jonathan Schuster, Monica di Salvo, Pim Bangert, Brygida Zawadzka, Daniella Persson, Chiara Tomassi, Andre Bahremand, Simone Costa, Egle Jacinaviciute, Emilie Koch, Alexandra Farmazon, Stijn Lanters, Mathias Pudelko, Alexandru Mitea
  • Visualização 3 D: Antonio Luca Coco, Pavlos Ventouris, Angelo La Delfa, Luca Piattelli, Francesco Vitale, Jaroslaw Jeda, Luana La Martina, Lorenzo D’Alessandro, Gianlorenzo Petrini, Stefania Trozzi
  • Consultor Ambiental: Peter Mensinga
  • Co Arquiteto Atelier Gardens: HS-Architekten
  • Coordenação De Projetos Atelier Jardins: Drees & Sommer
  • Direito Autoral: MVRDV Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries
  • Fornecedor De Trilhos: MKT engineering GmbH & Co
  • Cidade: Berlim
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Estúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV - Fotografia de Interiores
© Stefan Korte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no extremo sul do Aeroporto Tempelhof de Berlim, o BUFA tem sido uma parte fundamental da indústria cinematográfica e televisiva de Berlim desde que seus primeiros edifícios foram construídos há mais de um século. Agora, BUFA está expandindo sua base de usuários para além dos cineastas a fim de abranger todos os “agentes de mudanças”, incluindo organizações e indivíduos com foco no ativismo e justiça social – catalisado por uma mudança de identidade em seus espaços físicos.

Estúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Stefan Korte
Estúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV - Fotografia de Interiores
© Stefan Korte

Os cinco estúdios de filmagem e a variedade de instalações auxiliares formam um campus denso: grandes e carismáticos edifícios de tijolos definem becos estreitos e praças abertas. O projeto do MVRDV preserva e aprimora essa diversidade espacial: uma série de transformações sustentáveis que aproveitam as estruturas existentes em vez de demolir e reconstruir, renovam os edifícios enquanto maximizam o potencial dos espaços entre eles.

Estúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Stefan Korte

O campus será transformado com um ecologicamente responsável: grandes áreas de pavimentação são removidas, eliminando veículos e agregando permeabilidade e biodiversidade com jardins na cobertura e praças verdes. Outras medidas de sustentabilidade também são incorporadas, como banheiros ecológicos, coleta e reciclagem de água da chuva e melhoria da ventilação natural. Outra proposta atualmente em consideração seria o aço recuperado da demolição de dois armazéns desatualizados reutilizado diretamente no local para criar um novo pavilhão de entrada.

Estúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV - Fotografia de Interiores
© Yasutaka Kojima

O plano diretor para o campus de 23.800 m2 adota uma abordagem adicional para atualizar os estúdios de cinema, considerando cada transformação do edifício como uma resposta às anteriores. Os primeiros passos, recentemente aprovados para construção, são a transformação do edifício junto à entrada principal conhecido como House 1, e a renovação do Studio 1.

Estúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Yasutaka Kojima

Com quase 100 anos, o Studio 1 está "um pouco" desatualizado para a produção cinematográfica moderna, sendo usado nos últimos anos para produções televisivas e comerciais. É também um edifício classificado como patrimônio, o que exigia um projeto que criasse um espaço flexível para uma variedade de usos sem alterar permanentemente as características de maneira significativa. O projeto precisava prolongar a vida útil do edifício para garantir um futuro sustentável para o campus, respeitando sua história.

Estúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Stefan Korte

O projeto do MVRDV consegue isso por meio de uma “transformação de baixa tecnologia” com um recurso de destaque: um intrincado trilho suspenso que – ao contrário da maioria dos estúdios de cinema onde os trilhos de cortina estão escondidos – se torna um ponto focal do espaço. O trilho sustenta uma variedade de cortinas em uma gama de cores vivas, do framboesa ao amarelo mel, que podem ser usadas para dividir o espaço, cada uma com funções diferentes (como cortinas acústicas e cortinas translúcidas). Desta forma, as novas adições contrastam com o edifício original: flexível em vez de fixo e colorido em vez de preto. As paredes de tijolos são mantidas aparentes, enquanto acima do trilho da cortina, uma claraboia é adicionada para tornar o espaço mais adequado para diferentes usos. Outras características do edifício são atualizadas, com novas superfícies internas e um novo sistema de ventilação mais eficiente.

Estúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV - Fotografia de Interiores
© Stefan Korte

A transformação da House 1, originalmente construída em 1997, é mais radical. O edifício tem um clima interior pobre, com superaquecimento no verão e paredes mal isoladas. 

Estúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Stefan Korte
Estúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Stefan Korte

Ele se torna mais eficiente por meio de um “envoltório” verde, criado com uma estrutura de madeira e trepadeiras, proporcionando o máximo impacto com o mínimo de material. Essa estrutura se estende acima da linha do telhado para formar um jardim protegido e um pavilhão na cobertura, acessível tanto pelo próprio edifício quanto por uma escada em ziguezague que leva diretamente ao telhado. No interior, o edifício abrigará espaços de trabalho flexíveis, um café-bar e espaços para reuniões, com o objetivo semelhante de alcançar o máximo de desempenho com o mínimo de adição de materiais novos.

Estúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yasutaka Kojima

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Oberlandstraße 26-35, 12099 Berlim, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Estúdios de Cinema Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV" [Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV] 17 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990418/estudios-de-cinema-atelier-gardens-studio-1-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.