Casa 3C2C / Citic

Casa 3C2C / Citic - Fotografia de Exterior, Janela, FlorestaCasa 3C2C / Citic - Fotografia de Exterior, JardimCasa 3C2C / Citic - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, JardimCasa 3C2C / Citic - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, VigaCasa 3C2C / Citic - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Citic
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nico Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Al Fuego, BioAislan, CHC, Eleodoro Monge, Hugo Valderas, Ledstudio, MK, Madesur, Termoacustic, Velux, Xilofor
Mais informaçõesMenos informações
Casa 3C2C / Citic - Fotografia de Exterior, Floresta
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de residência unifamiliar está localizado na margem sul do Lago Rupanco, região chilena de Los Lagos. A casa se desenvolve em três volumes unidos por dois conectores (3C2C) permitindo que o ambiente natural e as diferentes vistas oferecidas pelo Lago Rupanco e seus arredores estejam constantemente presentes. Sua forma em planta é dada por três volumes alongados e independentes, dois deles com um segundo nível para dormitórios. Essa tipologia busca tornar o volume total da casa mais leve, dividindo-o em três e criando "respiros" entre eles com árvores e outras vegetações. Além disso, através de uma leve rampa, os três níveis independentes de cada um são unificados.

Casa 3C2C / Citic - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Nico Saieh

O volume voltado para as melhores vistas está orientado ao leste, e suas grandes janelas enquadram a bela vista do lago e da serra, com acesso a um terraço ao ar livre que enquadra toda a paisagem. Este volume de pé-direito duplo possui uma área comum onde estão a sala de estar, sala de jantar e cozinha. Esta zona recebe muita iluminação solar e, por isso, abrigará o programa diurno da casa. O segundo volume, unido por um corredor interior, incorpora as salas principais, orientadas a noroeste, onde existe uma grande janela voltada ao norte que enquadra as áreas planas e de pastagem em frente à casa. O exterior é protegido por uma barreira de árvores autóctones (arrayanes) que proporcionam abrigo e permitem ao habitante manter sempre o contato com a natureza.

Casa 3C2C / Citic - Fotografia de Exterior, Janela
© Nico Saieh

O terceiro volume, também ligado por um corredor interno, abriga os quartos de hóspedes e espaços de convivência. Ele também se conecta, através do corredor exterior, com as áreas de serviço e estacionamento. Uma floreira foi criada contornando a casa. O terraço, com acesso a partir da sala, funciona como um solário e área de lazer, debruçado sobre o lago com uma bela vista.

Casa 3C2C / Citic - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Jardim
© Nico Saieh

Além de cuidar para que a casa esteja implantada de forma harmoniosa, não sendo apenas um elemento discordante na natureza, mas sim, um volume naturalmente incorporado a ela, um dos eixos fundamentais de seu desenho foi uma implantação convidativa conectada com todas as atividades diárias que o local oferece, bem como com suas diferentes paisagens como o lago, mata nativa, prados e montanhas. Esses elementos conferem uma sensação de abundância, exaltando a vida ao nos permitir participar dos vários ciclos naturais que a biosfera do Lago Rupanco proporciona, reunindo um grande número de espécies endêmicas como insetos, aves, mamíferos e peixes que convivem harmoniosamente com os seres humanos habitantes dessas terras. A escolha formal das casas reflete a tradição arquitetônica da região, em particular as casas da conhecida "Hacienda Rupanco", onde as edificações de dois andares e telhados de duas águas bem inclinados, feitos em zinco e forro de madeira, são visíveis desde a estrada.

Casa 3C2C / Citic - Fotografia de Exterior, Jardim
© Nico Saieh
Casa 3C2C / Citic - Imagem 14 de 18
Diagrama
Casa 3C2C / Citic - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Nico Saieh

Esta casa marca uma importante colaboração entre a equipe citadina e os habitantes do lago, constituindo-se como um projeto de colaboração e co-design que será chamado de “Construtores Rupanco”. Esta equipe de construtores da região foi constituída como uma organização autogerida com propósito responsável e selo regenerativo que pode ter grande impacto social na comunidade. A qualidade do seu trabalho, que nasce do amor, seriedade, responsabilidade e compreensão ecológica, é evidente em cada detalhe interior e exterior desta obra, revelando o cuidado com que foram integrados materiais sustentáveis, tecnologias limpas, gestão de resíduos, entre outros.

Casa 3C2C / Citic - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Nico Saieh
Casa 3C2C / Citic - Imagem 13 de 18
Croqui

A construção da casa traz não só seus moradores ao local, mas também a preocupação da família com o meio ambiente; A residência é capaz de produzir 5.600 KW de energia elétrica com painéis fotovoltaicos localizados na cobertura do terceiro volume; reaproveita 100% da água para irrigação por meio de estação de tratamento; e tem contribuído para regenerar o meio ambiente com floresta nativa plantada após a construção; materiais orgânicos também foram considerados como uma estrutura de madeira para reduzir ao mínimo o uso de concreto, foi utilizado isolamento com lã de ovelha e iluminação de baixo consumo de energia. Por fim, foi criado um pomar integrado à horta com frutas para as diferentes estações do ano.

Casa 3C2C / Citic - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa 3C2C / Citic" [Vivienda 3C2C / Citic] 06 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990064/casa-3c2c-citic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.