Casa Blendahaus / Estúdio MRGB

Casa Blendahaus / Estúdio MRGB - Fotografia de ExteriorCasa Blendahaus / Estúdio MRGB - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela, VigaCasa Blendahaus / Estúdio MRGB - Fotografia de Interiores, JanelaCasa Blendahaus / Estúdio MRGB - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Blendahaus / Estúdio MRGB - Mais Imagens+ 20

Brasilia, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio MRGB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  210
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acervo Mobília, AutoDesk, Concrefit, Dalle Piagge, Deca, Marmoraria Alvorada, Trimble, Vidromex
  • Arquitetos Responsáveis : Igor Campos e Hermes Romão
  • Equipe De Projeto: Ana Carolina Moreth, Ana Orefice e Rodolfo Marques
  • Cálculo Estrutural: ProEst
  • Instalações: Mol! Egenharia
  • Cidade: Brasilia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Blendahaus / Estúdio MRGB - Fotografia de Exterior
© Joana França

"[...] uma casa de concreto e vidro na floresta."
Primeira premissa externada pelos proprietários, este pressuposto fundamentou todas as decisões de projeto da Blendahaus, localizada no entorno da cidade de Brasília. De igual maneira, orientou o desenho sob um terreno difícil, com 9 metros de desnível, circundado por uma reserva ecológica de vegetação nativa - um pavilhão suspenso com 28 metros de comprimento.

Casa Blendahaus / Estúdio MRGB - Fotografia de Exterior, Fachada
© Joana França
Casa Blendahaus / Estúdio MRGB - Fotografia de Interiores, Janela
© Joana França
Casa Blendahaus / Estúdio MRGB - Fotografia de Interiores, Janela
© Joana França

A casa é praticamente imperceptível. Por força da acidentada geografia local e do partido pavilhonar adotado, a cobertura converte-se em uma praça que avança sobre a mata e, ao mesmo tempo, é chão que oferta ocupações diversas e o desfrute da atmosfera bucólica do local. O único elemento perceptível desde a rua é uma singela marquise que resguarda a escada de acesso e o reservatório d'água, sinalizando o acesso à residência situada na cota inferior a -3.50 metros. A intenção foi fazer com que a obra, depois de concluída, estivesse perfeitamente integrada à paisagem, como se dela fizesse parte.

Casa Blendahaus / Estúdio MRGB - Fotografia de Interiores, Escada
© Joana França

Sequencialmente dispostos na orientação leste-oeste, isto é, da rua em direção à mata, os espaços que configuram a residência se manifestam ora mais abertos, ora mais resguardados. Localizados junto à cortina de contenção, estão dispostos, como núcelo programático de maior grau de privacidade, o escritório e a lavanderia. Cozinha e sala de estar estão situadas na parcela central, usufruindo de integração irrestrita entre si e com o entorno. Por fim, as áreas íntimas, em balanço, estão inseridas junto ao corpo das árvores em absoluta simbiose com a mata ciliar. Cuidadosamente calibrados, estes espaços prezam pela comunhão entre luz e sombra, entre compartilhar e resguardar, entre o natural e o construído.

Casa Blendahaus / Estúdio MRGB - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Joana França
Casa Blendahaus / Estúdio MRGB - Imagem 18 de 25
Planta Baixa
Casa Blendahaus / Estúdio MRGB - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa
© Joana França
Casa Blendahaus / Estúdio MRGB - Imagem 20 de 25
Corte Longitudinal B
Casa Blendahaus / Estúdio MRGB - Fotografia de Exterior
© Joana França

Imaginada como expressão plástica da arquitetura, a estrutura conformada por um par de vigas principais em concreto armado, medindo um metro e quarenta de altura cada uma, apoiam-se somente em quatro pilares. Com a disposição dos planos superior e inferior de lajes maciças, lança-se mão de dois conjuntos de travamentos transversais que prestam-se como clarabóias de iluminação zenital aos banheiros e bancos para o terraço. Neste tênue equilíbrio, dois pares de tirantes metálicos são articulados: o primeiro, em meio aos dois eixos de colunas e, o segundo, no balanço de 7,50 metros da extremidade oposta à rua, restringindo ao máximo o contato com o terreno e suspendendo o conjunto em nível com a reserva.

Casa Blendahaus / Estúdio MRGB - Fotografia de Exterior
© Joana França
Casa Blendahaus / Estúdio MRGB - Imagem 22 de 25
Seção Construtiva
Casa Blendahaus / Estúdio MRGB - Fotografia de Exterior
© Joana França

A força que buscamos vem da simplicidade do desenho. Concreto e vidro foram, portanto, matéria-prima para abrigar a vida cotidiana dessa família envolta às copas das árvores.

Casa Blendahaus / Estúdio MRGB - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Blendahaus / Estúdio MRGB" 15 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989661/casa-blendahaus-estudio-mrgb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.