Cafeteria SOP / Backyard Architect

Cafeteria SOP / Backyard Architect - Fotografia de Exterior, JanelaCafeteria SOP / Backyard Architect - Fotografia de InterioresCafeteria SOP / Backyard Architect - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, CadeiraCafeteria SOP / Backyard Architect - Fotografia de Exterior, Orla, JardimCafeteria SOP / Backyard Architect - Mais Imagens+ 28

  • Arquiteto Líder: Mechai Jaroenporn
  • Equipe De Projeto: Saree Sodsangaroonngam, TK Sangsomruang
  • Arquitetos: Backyard Architect
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Cafeteria SOP / Backyard Architect - Fotografia de Exterior, Jardim
© Thanes Piamnamai

Espírito de Photharam. A ansiedade por explorar e experimentar algo ultramoderno me inspirou a examinar a área cuidadosamente. Encontrar algo simbólico no local certamente agregaria charme e significado à arquitetura. Depois de estudar meticulosamente a área, encontrei uma característica interessante que serviria perfeitamente para ilustrar uma nuance extraordinária à composição. Antigamente, o terreno era usado para fazer espadas, o que me deu uma ideia fascinante. Como as espadas são feitas de aço, usar aço para forjar algo significativo e memorável seria interessante. Assim que me acomodei com a ideia, decidi incorporar o tempo no conceito: o aço é um material enferruja e de deteriora com o tempo. Resolvi utilizar este material e integrá-lo a um projeto que se encaixaria perfeitamente com esta árvore colossal situada no centro da área.

Cafeteria SOP / Backyard Architect - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Thanes Piamnamai
Cafeteria SOP / Backyard Architect - Imagem 29 de 33
Planta - Primeiro Pavimento
Cafeteria SOP / Backyard Architect - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Thanes Piamnamai
Cafeteria SOP / Backyard Architect - Fotografia de Exterior, Jardim
© Thanes Piamnamai

Projetei a estrutura como um túnel para encobrir o fato de que o piso estava em diferentes níveis. Um túnel funcionaria como uma passarela em direção ao rio. Eu queria mudar o foco para a enorme árvore que seria capaz de disfarçar a vista do rio. É aqui que o túnel entra em ação, pois sua principal função é fazer parecer que há uma grande distância e profundidade, usando material e luz, para que o conceito do tempo se encaixe.

Cafeteria SOP / Backyard Architect - Fotografia de Exterior, Janela
© Thanes Piamnamai
Cafeteria SOP / Backyard Architect - Fotografia de Interiores
© Thanes Piamnamai

A princípio, a intenção era colocar o tempo como elemento principal do projeto, porém, esperar que o aço enferruja e corroa lentamente até que eventualmente mude sua cor naturalmente levaria muito tempo. Decidi, então, descobrir o melhor posicionamento trabalhando com luz e sombra para permitir que a luz do sol brilhe. Projetar um átrio daria uma sensação de espaço e luz ao túnel, no entanto, decidi projetar várias aberturas lineares em vez de um grande para formar feixes horizontais e verticais de luz solar. Das 8h às 17h, passei uma hora trabalhando em cada átrio linear e fui até o fim do túnel.

Cafeteria SOP / Backyard Architect - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Thanes Piamnamai
Cafeteria SOP / Backyard Architect - Imagem 30 de 33
Planta - Cobertura
Cafeteria SOP / Backyard Architect - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Thanes Piamnamai

Quando os visitantes chegarem ao fim do túnel, estarão cercados de natureza pura, luz do sol, brisa suave e uma árvore gigantesca aninhada neste amplo rio. Além do rio, os visitantes também notarão um laguinho. Eu queria que o lago parecesse natural, então decidi usar a água do rio pelo fato de a cor mudar a cada estação. Seja clara, turva ou vermelha, parece muito mais natural do que usar cloro. O reflexo da árvore batendo na superfície da água certamente comunica a “dimensão do tempo”. A parte central de todo o espaço fica na varanda do segundo andar e parece uma plataforma de mergulho, em vez de uma varanda. Os visitantes poderão tirar fotos de si mesmos em pé na plataforma, onde seu reflexo atingirá lindamente a superfície da lagoa.

Cafeteria SOP / Backyard Architect - Fotografia de Exterior, Fachada
© Thanes Piamnamai
Cafeteria SOP / Backyard Architect - Imagem 33 de 33
Vazio e Tempo
Cafeteria SOP / Backyard Architect - Fotografia de Interiores
© Thanes Piamnamai

Não querendo que o restaurante encobrisse sua paisagem natural, decidi localizá-lo no canto. Como o elemento água é um bem precioso e desempenha um papel importante no design, a lagoa envolve toda a estrutura. A construção do edifício foi parcialmente inspirada no autêntico estilo tailandês, em forma de arco, com um telhado ligeiramente curvo. Com este projeto, eu estava interessado em combinar sutileza, estado da arte e, mais importante, história para compor uma estrutura nova e contemporânea e trazê-la à existência.

Cafeteria SOP / Backyard Architect - Fotografia de Exterior, Orla
© Thanes Piamnamai

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ratchaburi, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cafeteria SOP / Backyard Architect" [SOP Café / Backyard Architect] 15 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988997/cafeteria-sop-backyard-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.