Skatepark Avenida Beira Mar / Henry Teixeira Arquitetura e Urbanismo

Skatepark Avenida Beira Mar / Henry Teixeira Arquitetura e Urbanismo - Imagem 2 de 21Skatepark Avenida Beira Mar / Henry Teixeira Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de ExteriorSkatepark Avenida Beira Mar / Henry Teixeira Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, FachadaSkatepark Avenida Beira Mar / Henry Teixeira Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de ExteriorSkatepark Avenida Beira Mar / Henry Teixeira Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 16

Fortaleza, Brasil
  • Arquiteto Líder: Henry Teixeira
  • Acabamento Especializado: Ely Martins, Anderson Trow
  • Execução: Leonardo Studart, Renê Costa
  • Cálculo Estrutural: Lucas Façanha
  • Cidade: Fortaleza
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Skatepark Avenida Beira Mar / Henry Teixeira Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior
© Felipe Petrovsky

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Av. Beira Mar é a principal área turística da cidade de Fortaleza e é considerada o seu principal cartão postal. Recentemente essa orla passou por um processo de reordenamento urbanístico e arquitetônico aonde, inserido nesse contexto, uma antiga pista foi retirada e criado uma nova, mais moderna e atualizada, para a prática do skate. O skate é um esporte em plena ascensão no Brasil e conta com grandes atletas que se destacam no cenário internacional. Essa cena se ampliou com a recente inclusão do esporte na olimpíada de Tóquio de 2021 e da bela participação do time brasileiro.

Skatepark Avenida Beira Mar / Henry Teixeira Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Costa
© Felipe Petrovsky
Skatepark Avenida Beira Mar / Henry Teixeira Arquitetura e Urbanismo - Imagem 2 de 21
© Felipe Petrovsky

O projeto do Skatepark da Av. Beira Mar está situado na praia do Náutico, em uma localização estratégica por seu fácil acesso com relação a mobilidade urbana. O terreno possui um grande potencial paisagístico bem como uma boa vegetação nativa. Uma das principais premissas adotadas no equipamento foi preservar a arborazação mais relevante no intuito de conservar, bem como de proporcionar sombra para a prática do esporte durante todo o dia. A pista se divide em 2 espaços, a street plaza e o bowl: A street plaza é a parte aonde vários obstáculos simulam diversos elementos urbanos para que o praticante realize as manobras, tendo o seu desenho ligeramente modificado e reforçado para permitir uma melhor performance do atleta. O projeto procurou obedecer a topografia do terreno, subdividindo o espaço em vários níveis conectados por transições curvas ou retas, sendo esses interconectados e propícios para que o circuito seja feito com menos esforço por parte do atleta, além de contemplar o valor paisagístico do local.

Skatepark Avenida Beira Mar / Henry Teixeira Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Felipe Petrovsky

O bowl é a parte da pista destinada ao skate vertical. É uma modalidade específica do skate aonde os atletas exibem uma performance mais acrobática. É um local para atletas mais experientes e aonde se aconselha um maior uso de equipamentos de segurança. O desenho é composto da junção das formas de um grande círculo com um retângulo, gerando transições que proporcionam uma boa velocidade ao praticante. Para otimizar a construção, essa parte da pista está situada no nível mais alto do conjunto, permitindo a devida drenagem do equipamento. Na transição desse nível mais alto com os mais baixos foi encaixado um pequeno bowl, que serve aos praticantes mais novos e para que os mesmos possam atingir o nível adequado ao maior equipamento. Temos também guarda-corpo em eucalipto, no sentido de prevenir erosão, já que o projeto está na praia.

Skatepark Avenida Beira Mar / Henry Teixeira Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Jardim
© Felipe Petrovsky

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Beira Mar, 2959 - Meireles, Fortaleza - CE, 60165-120, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Skatepark Avenida Beira Mar / Henry Teixeira Arquitetura e Urbanismo" 18 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988950/skatepark-avenida-beira-mar-henry-teixeira-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.