Cafeteria Roveta / Rama Estudio

Cafeteria Roveta / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Escada, VigaCafeteria Roveta / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, VigaCafeteria Roveta / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga, CorrimãoCafeteria Roveta / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCafeteria Roveta / Rama Estudio - Mais Imagens+ 6

  • Arquitetos: Rama Estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  21
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:JAG studio
  • Arquitetos Responsáveis: Carolina Rodas, Felipe Donoso, Carla Chávez
  • Equipe De Projeto: José Loyo
  • Programa: Cafeteria
  • Cidade: Quito
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Cafeteria Roveta / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© JAG studio

Antecedentes
Localizado na Torre Alianza, no centro norte da cidade de Quito, Equador, este projeto é um laboratório para o café, um espaço inusitado, um triângulo de vidro com área de 20m2 que está situado em uma área comercial, especificamente destinado àqueles que procuram provar cafés especiais.

Cafeteria Roveta / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Viga
© JAG studio

Requerimento
Trata-se da construção de um espaço que dá vida à elaboração e comercialização de café artesanal fabricado pelo próprio cliente, proporcionando um ambiente de descanso e estar com vista para o entorno.

Cafeteria Roveta / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga, Corrimão
© JAG studio
Cafeteria Roveta / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Viga
© JAG studio

Ideia
A ideia era incorporar um móvel multiuso projetado como uma peça única, que faz tudo ao mesmo tempo. Cumpre a função de preparação, serviço e armazenamento. Na parte inferior, são realizadas atividades como exposição dos produtos Roveta, processos de preparação e torrefação de café. Projetada para que uma única pessoa possa realizar todas as ações no mesmo espaço essa peça, além de funcional, confere uma nova percepção do espaço, gerando ambientes diferenciados entre o térreo, mezanino e o espaço externo, um terraço onde há móveis para atendimento aos clientes. Um balcão contínuo permite a lavagem das mãos e serve de apoio aos baristas.

Cafeteria Roveta / Rama Estudio - Imagem 7 de 11
Axonometrica
Cafeteria Roveta / Rama Estudio - Imagem 8 de 11
Planta - Térreo

O princípio fundamental do projeto foi trabalhar com materiais reciclados, utilizando uma estrutura de madeira de pinus de 6cm x 4cm previamente tratada para sua rigidez e durabilidade. Toda esta configuração é envolta em vidro para conectar visualmente o interior com o exterior. O sistema construtivo é baseado em uma série de pórticos que são unidos entre si por meio de tábuas contínuas para formar um único elemento estrutural. As tábuas, além de elementos estruturais, servem como balcões para o preparo do café e armazenamento. A cafetaria dispõe de um pequeno empilhador de alimentos, o que facilita o deslocamento dos produtos desde a área de preparação até ao terraço. Assim, o desenho da cafeteria é entendido como um elemento articulador onde várias atividades são realizadas em um único espaço.

Cafeteria Roveta / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© JAG studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Quito, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cafeteria Roveta / Rama Estudio" [Roveta café / Rama Estudio] 15 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988945/cafeteria-roveta-rama-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.