Debate Rússia na Ucrânia em 2022: o leste europeu em transe

Terá lugar dia 16 de setembro, sexta feira, o primeiro debate sobre a Guerra na Ucrânia, a partir do livro ENSAIOS SOBRE A GUERRA Rússia Ucrânia, em produção pela editora independente brasileira Kinoruss. O evento será aberto ao público, no espaço Galpão Comum (SP), e contará com a presença de Svetlana Ruseishvili (UFSCar), que assina um dos ensaios do livro, e dos organizadores Bruno Gomide (FFLCH-USP) e Neide Jallageas (Kinoruss).

ENSAIOS SOBRE A GUERRA Rússia Ucrânia reúne textos de pesquisadores afiados com o estudo da Rússia e Ucrânia nas universidades brasileiras e do exterior sobre o conflito armado a partir de diversas áreas: história, geopolítica, literatura, arte e muito mais. Participam do livro: Angelo Segrillo, Anna Smirnova Henriques, Cristina Dunáeva, Daniel Aarão Reis, Elena Vássina, Fernando Bomfim Mariana, Helen Petrovsky, Letícia Mei, Lucas Simone, Martin Baña, Omar Ribeiro Thomaz, Pedro Fratino, Svetlana Ruseishvilli, Vicente Ferraro, Volodymyr Tesko e Yves Cohen.

O evento também contará com performance do duo Meta Golova, formado por Lena Kilina (Rússia) e Carlos Issa (Brasil), que sintetizam a tragédia urbana em composições que refletem os acontecimentos contemporâneos e canções sobre guerra inacabada. Fazem uso de equipamentos eletrônicos, efeitos e vocais para criar experimentos multi linguísticos em russo, chinês e português, traduzindo o contexto presente apocalíptico em áudio-estruturas rápidas e abrasivas.
ENSAIOS SOBRE A GUERRA Rússia Ucrânia está em campanha de financiamento coletivo pelo Catarse e no evento será realizada a pré venda da edição.

Sobre os participantes:

Svetlana Ruseishvili, professora no Departamento de Sociologia e no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Sociologia pela USP, mestre em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales e graduada em Sociologia pela Universidade Estatal de Moscou Lomonossov. Em suas pesquisas investiga regimes globais da mobilidade internacional históricos e contemporâneos, com foco nas migrações do Império Russo, URSS e os países pós-soviéticos. (Autora do ensaio "Em defesa (crítica) do direito da Ucrânia à autodeterminação: entre a Cila da agressão imperialista russa e a Caríbdis da marginalização na Europa").

Neide Jallageas, editora da Kinoruss, especializada em livros sobre arte e cinema russos, áreas nas quais é Doutora. Pós-Doutorado na PUC-SP e USP, com estágio no Museu de Cinema Russo, em Moscou, focado no cinema de Andrei Tarkóvski. Com Celso Lima assina oggg GG livro Vkhutemas, desenho de uma revolução (Kinoruss, 2020) e a curadoria da mostra Vkhutemas: o futuro em construção (SESC Pompeia, 2018), premiada pela APCA (2018). Em 2020 recebeu o prêmio Biéli Slon (Elefante Branco) dos Críticos de Cinema da Federação Russa.

Meta Golova, ou “cabeça metafísica”, é o duo de som, poesia, música e performance, é formado por Lena Kilina (Rússia) e Carlos Issa (Brasil), artistas visuais e sonoros que atuam no Brasil, China e Rússia. A poesia do Extremo Oriente e a tragédia urbana são sintetizados em composições que refletem os acontecimentos contemporâneos e canções sobre guerra inacabada. O duo faz uso de equipamentos eletrônicos, efeitos e vocais para criar experimentos multi linguísticos em russo, chinês e português, traduzindo o contexto presente apocalíptico em áudio-estruturas rápidas e abrasivas.

Banca Tatuí é um espaço no centro de São Paulo que reúne o trabalho de mais de 200 editoras, coletivos e artistas independentes de todo o Brasil. Aberta no final de 2014, oferece publicações que exploram formatos, acabamentos e temáticas que dificilmente se encontram em pontos de venda convencionais. Na estrutura interna, módulos de madeira expõem e armazenam a produção impressa, mas também organizam o espaço, configurando uma área de encontro e permanência para os frequentadores do lugar. Iniciativa da editora Lote 42, a banca também distribui as publicações por e-commerce com entrega a todo o Brasil.

Galpão Comum é um espaço independente sem fins lucrativos com base em São Paulo, dedicado ao debate, troca, divulgação e desenvolvimento de projetos que investigam e propõem uma reflexão sobre cidade e imagem no território latinoamericano. Integrado por arquitetes, designers e educadores, o Galpão Comum busca explorar tanto os distintos formatos e meios de circulação imagéticos, como as formas de produção espacial da cidade e seus desdobramentos através de pesquisas e atividades desenvolvidas colaborativamente entre pessoas, coletivos e organizações.

Serviço
Dia: 16 de setembro
Horário: 19h-23h
Programação: 19h30 debate com Svetlana Ruseishvili (UFSCar), Bruno Gomide (FFLCH-USP) e Neide Jallageas (Kinoruss).
21h30 performance Meta Golova (Lena Kilina e Carlos Issa).
Durante o evento teremos livros da Banca Tatuí e comidinhas por Estela Tiemy (Cozinha da Quitanda).
Local: Galpão Comum, Rua Barão de Tatuí 509, Santa Cecília, São Paulo

  • Título

    Debate Rússia na Ucrânia em 2022: o leste europeu em transe
  • Tipo

    Evento
  • Organizadores

    Galpão Comum
  • De

    16 de Setembro de 2022 07:00 PM
  • Até

    16 de Setembro de 2022 11:00 PM
  • Onde

    Galpão Comum, rua Barão de Tatui 509
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Debate Rússia na Ucrânia em 2022: o leste europeu em transe" 13 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988931/debate-russia-na-ucrania-em-2022-o-leste-europeu-em-transe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.