Casas Toquilla / Rama Estudio

Casas Toquilla / Rama Estudio - Fotografia de Exterior, FlorestaCasas Toquilla / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Mesa, VigaCasas Toquilla / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasas Toquilla / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, FachadaCasas Toquilla / Rama Estudio - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Rama Estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  210
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:JAG Studio
  • Arquitetos Responsáveis: Carolina Rodas, Felipe Donoso, Chávez
  • Programa: Vivienda Colectiva
  • Cidade: Portete
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Casas Toquilla / Rama Estudio - Fotografia de Exterior
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é desenvolvido na ilha de Portete, província de Esmeralda-Equador, um dos setores afetados pelo terremoto de 2016. Como resultado deste evento, as 80 famílias que viviam na ilha foram deslocadas para o continente em abrigos alheios aos seus costumes e sem condições térmicas adequadas à região. Os materiais endêmicos do local como bambu, madeira, palha toquilla e kade foram substituídos por chapas de zinco, blocos de cimento e concreto. As construções tradicionais, cujos materiais são de fácil acesso, mais baratos e mais sustentáveis, ​​têm sido estigmatizadas como de baixa qualidade. Desta forma, as comunidades são distanciadas da ideia de possuírem suas próprias casas com sistemas construtivos tradicionais que são facilmente executados por terem mão de obra especializada em seus núcleos familiares.

Casas Toquilla / Rama Estudio - Fotografia de Exterior, Floresta
© JAG Studio

Há 2,5 anos, de mãos dadas com a comunidade de Portete, trabalhamos pela reavaliação da construção em bambu e palha toquilla, materiais renováveis ​​da região com baixo impacto ambiental. A intenção do projeto era desenvolver 3 tipos de habitação de bambu respondendo a diferentes tamanhos de famílias da região, sua capacidade econômica e facilidade de execução para torná-la acessível. Foram propostos espaços abertos, flexíveis e adaptáveis. A ideia central do exercício foi desenvolver casas com alta qualidade térmica. Essa qualidade reduzirá o uso de ventiladores e ar-condicionado.

Casas Toquilla / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Janela
© JAG Studio

O primeiro protótipo de habitação Casa Toquilla M, de 70 m2, com um custo direto de construção de $ 16.000, é uma casa para acomodar até 8 pessoas confortáveis, é idealizada como um deck elevado sobre estacas, em resposta a possíveis inundações e durabilidade do material. Para a habitação, são levadas em conta as condições de habitabilidade do setor onde os seus habitantes se reúnem ao ar livre para desfrutar da brisa. O espaço de reunião está associado ao local de preparação de alimentos contíguo ao pátio para consumo.

Casas Toquilla / Rama Estudio - Imagem 21 de 29
Casa M - Plantas
Casas Toquilla / Rama Estudio - Imagem 22 de 29
Casa M - Fachada

Os detalhes técnicos necessários para tecer a palha toquilla fizeram parte do desenvolvimento espacial, aproveitando assim a inclinação dos telhados e gerando um segundo nível útil. Os espaços são abertos, criando um corredor utilitário que potencializa a ventilação cruzada em toda a casa. Um sistema de divisórias em madeira de pambil, muito resistente às intempéries e à umidade, é responsável pelo fechamento da casa à noite, não sendo necessário vidro, mas uma tela que atenua a passagem do vento à noite, mantendo-a fresca. Um sistema de circulação de ar é aplicado por meio de uma grade de madeira no piso permitindo que o ar frio passe pela sombra da própria casa.

Casas Toquilla / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Viga, Prateleira, Janela
© JAG Studio

O segundo protótipo de habitação da Casa Toquilla L, de 80m2, com custo direto de construção de US$ 20.000, é a versão da casa toquilla desenvolvida em um andar, destinada a famílias compostas por usuários idosos ou com capacidade de movimento reduzida. A casa acomoda até 8 pessoas. Ao contrário da Casa Toquilla M, esta é compartimentada em três espaços por questões de privacidade de acordo com o pedido da família, dois quartos e uma área comum que também abriga espaços de descanso. Estratégias térmicas como a grade no chão para circulação do ar frio e as telas de pambil são replicadas exatamente como o protótipo anterior.

Casas Toquilla / Rama Estudio - Imagem 28 de 29
Casa L - Planta
Casas Toquilla / Rama Estudio - Imagem 18 de 29
Casa L - Fachada

O terceiro protótipo de habitação Casa Toquilla S, de 60m2, com um custo direto de construção de $ 13.000, é o menor da trilogia de estudos de habitação. Ideal para 6 pessoas, sua distribuição é semelhante à casa toquilla M, os espaços exteriores no segundo andar são eliminados, mas a divisória superior é totalmente aberta para otimizar o espaço e ter os mesmos benefícios da varanda.

Casas Toquilla / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Viga
© JAG Studio

Para a construção dos três protótipos de moradia foi utilizada mão de obra local, cada casa serviu como exercício prático para treinar a comunidade na construção de bambu e tecelagem de palha toquilla. Cada residência possui seu próprio sistema de gerenciamento de esgoto por meio de biodigestor, filtros biológicos e campos de filtragem.

Casas Toquilla / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Cadeira
© JAG Studio
Casas Toquilla / Rama Estudio - Imagem 26 de 29
Casa S - Plantas

A nível técnico, as casas foram tratadas com diferentes metodologias de preservação para avaliar a sua durabilidade e acompanhar as complicações que o material pode sofrer num ambiente úmido e salino como o da costa.

Casas Toquilla / Rama Estudio - Imagem 19 de 29
Casa M - Imagem
Casas Toquilla / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Banheiro, Tijolo, Viga
© JAG Studio

Criamos numa série de peças que permitisse experimentar e reforçar a técnica construtiva do bambu. Trabalhando com técnicas mistas, entre simples junções com pinos de metal ou entalhes tradicionais com boca-de-peixe ou bico de flauta, consegue-se uma estrutura prática e eficiente.

Casas Toquilla / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Mesa, Viga
© JAG Studio

Alguns dos problemas típicos dessas construções foram levados em consideração, como ferrugem em peças de junção, instalações ou acabamento final. Para resolvê-los, apenas o aço inoxidável foi usado para hastes roscadas, porcas e arruelas. Para as instalações foi utilizado cabo reforçado nos espaços externos, fixados entre as peças perfurando apenas degraus ou na inserção de tomadas e interruptores, que foram cuidadosamente selecionados para afetar o mínimo possível o bambu.

Casas Toquilla / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Fachada
© JAG Studio

Para o acabamento final, após vários testes, o material utilizado foi um óleo à base de cera de abelha, que protege o material dos raios UV e da água.

Casas Toquilla / Rama Estudio - Fotografia de Exterior
Casas Toquilla / Rama Estudio - Fotografia de Exterior, Viga

Casas Toquilla é um projeto em que a técnica é otimizada ao máximo, para que seja a mais eficiente sem descurar a qualidade ou a segurança. Um conjunto de decisões e detalhes que propõem retomar a construção em bambu e palha toquilla com o objetivo de torná-la acessível a todos. Atualmente na região replicaram a metodologia, projeto e construção em mais 3 casas.

Casas Toquilla / Rama Estudio - Fotografia de Exterior, Janela
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Portete, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casas Toquilla / Rama Estudio" [Casas Toquilla / Rama Estudio] 13 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988867/casas-toquilla-rama-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.