Escritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture

Escritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraEscritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraEscritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture - Fotografia de InterioresEscritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraEscritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture - Mais Imagens+ 14

Escritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Urbano
© David Boyer
  • Construtora: Pomerleau
  • Projeto Estrutural: Stantec
  • Cidade: Montréal
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como parte de um projeto maior para revitalizar a icônica Place Ville Marie e sua esplanada, a Sid Lee Architecture tem o orgulho de apresentar os novos escritórios da empresa líder em criação Sid Lee, que agora está sediada em três das quadras anteriormente ocupadas pelo Royal Bank of Canada.

Escritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Maxime Brouillet

A reforma dos espaços faz parte da revitalização do centro de Montreal e uma afirmação do compromisso do escritório em criar novos vínculos com o centro urbano. O projeto também apresenta uma revitalização luminosa e abertura de um dos espaços mais emblemáticos da cidade. Com o retorno da equipe aos escritórios, o Biosquare se destaca como um lugar de criação, flutuando no coração do centro da cidade, um espaço limítrofe que faz a ponte entre a rua e o interior através do livre fluxo de ideias.

Escritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© David Boyer

Um microcosmo aberto para a cidade. O redesenho do espaço foi baseado em dois grandes princípios e fundamentado no desejo de tornar os escritórios originais mais leves e acolhedores.

Escritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture - Imagem 17 de 19
Planta Pavimento Térreo

Em primeiro lugar, o livre fluxo da plataforma urbana direcionou o projeto, para alcançar a continuidade entre o meio urbano e os escritórios no interior. O campus - que os arquitetos também chamam de Biosquare devido a sua forma e elementos biofílicos - é uma extensão do ambiente urbano em que está localizado, na intersecção de disciplinas e esferas sociais.

Escritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© David Boyer

Esse princípio de continuidade também é encontrado na grade infinita que estrutura a organização do projeto. Abrangendo toda a área do escritório, a grelha permitiu conceber uma zona aberta onde as diferentes funções coexistem de forma fácil e livre. Ao contrário dos escritórios fechados e fragmentados, a Sid Lee Architecture utilizou esse modelo de plataforma para conectar todos os espaços e as pessoas que se deslocam dentro deles. O Biosquare é assim um microcosmo compartilhado com infinitas possibilidades; um mundo coletivo onde as profissões se misturam e as fronteiras entre as funções se ofuscam.

Espaço mineral. No pavimento térreo, a entrada principal dos escritórios da Sid Lee oferece uma vista ininterrupta da praça pública. O material dominante neste pavimento é mineral, com monólitos feitos de pedra bujardada subindo para configurar os espaços do café, cozinha e banheiros. Os diferentes usos deste nível criam a impressão de que cada função está emergindo do solo de forma independente. Aqui, podemos fazer uma referência à cidade subterrânea, que fornece um cenário para a vitalidade da atividade urbana em áreas próximas.

Escritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© David Boyer

Nos grandes aglomerados de pedras, o toque delicado dos detalhes preserva a sensação de leveza. Formas e materiais dialogam uns com os outros como se estivessem flutuando. Cada elemento é adicionado livremente, reforçando a impressão de integridade e fluidez, enquanto deixa a natureza fazer seu próprio caminho.

Ambiente biofílico. À medida que subimos ao primeiro mezanino e acessamos aos dois grandes quadrantes de pedra onde estão localizados os principais espaços criativos e de trabalho da Sid Lee, os elementos naturais que já se emergiam do solo agora se tornam o centro do palco. Chegamos a um lugar dinâmico onde a magia acontece. Uma terceira passarela foi acrescentada às duas existentes para conectar estes dois cubos de forma ágil e fluida.

Escritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture - Fotografia de Interiores
© Maxime Brouillet
Escritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture - Fotografia de Interiores
© David Boyer

Neste pavimento, a grelha como conceito organizacional é aparente em cada elemento, seja ele arquitetônico ou estético. O centro de cada quadrante serve como uma praça, oferecendo uma atmosfera mais acolhedora que encoraja as pessoas a se reunirem. Um efeito de varanda é criado naturalmente quando viramos nosso olhar para cima e para fora. Em torno do núcleo simbólico do espaço comum, as salas se tornam menores e mais privadas.

Escritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture - Cadeira
© David Boyer

A estrutura das grades serve como uma malha para reunir diferentes mundos em um único ecossistema. É uma grande tela que nos permite implantar territórios criativos e dá a impressão visual de que qualquer elemento pode ser incluído, integrando blocos, paredes, novas funções e novas ideias à medida que apareçam. Essa metáfora arquitetônica também nos lembra que tudo está conectado enquanto flutua livremente no ar.

Escritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© David Boyer

Inspirando criatividade. Os pisos de travertino originais foram descobertos e aprimorados no processo de renovação, e as claraboias foram abertas para revelar sua estrutura, várias das quais também foram estrategicamente ampliadas. Graças à linearidade do espaço, nosso olhar é levado para cima para as vastas faixas do céu que foram deliberadamente destacadas e tornadas visíveis a partir da maioria das estações de trabalho.

Escritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Maxime Brouillet

O espaço é pontuado com múltiplas luminárias do estúdio local de iluminação e design Lambert & Fils, enquanto uma série de salas exibindo identidades conceituais fortes e distintas ficam na periferia da grade principal e das ágoras. Criados com a intenção de proporcionar ambientes inspiradores para as equipes da empresa, estes espaços são salas de imersão para trabalhos de criação. Inspirados em referências naturais e texturas familiares, eles incorporam, de certa forma, a multiplicidade da equipe da Sid Lee.

Escritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Urbano
© David Boyer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1 Place Ville-Marie, Montréal, QC H3B 2B6, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture" [Sid Lee Biosquare / Sid Lee Architecture] 13 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988840/escritorios-sid-lee-sid-lee-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.