Casa Monte Santo Isidro JP / João Tiago Aguiar Arquitectos

Casa Monte Santo Isidro JP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, PátioCasa Monte Santo Isidro JP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira, Prateleira, VigaCasa Monte Santo Isidro JP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de InterioresCasa Monte Santo Isidro JP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Monte Santo Isidro JP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mais Imagens+ 27

Samora Correia, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CLIMAR, GLS2 CARPINTARIA, Matierra, PADIMAT, SANTO BANHO, Sosoares, U-DECK
  • Arquitetos Responsáveis: João Tiago Aguiar
  • Equipe De Projeto: Rúben Mateus, Maria Sousa Otto, Susana Luís, Samanta Cardoso de Menezes, Diogo Romão, Arianna Camozzi, Nuno Sequeira, Francisco Barosa, Rita Cardoso Lemos, Renata Vieira.
  • Construtor: ABDC
  • Cidade: Samora Correia
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Monte Santo Isidro JP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Pátio
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Monte Santo Isidro, em Samora Correia, exibe as fachadas recuperadas, inseridas no contexto arquitectónico e estético das casas rurais da região, embora com um toque contemporâneo. Já no interior renovado, predominam materiais sustentáveis em harmonia com a ruralidade da região e uma simples, mas eficaz, paleta de cores.

Casa Monte Santo Isidro JP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa Monte Santo Isidro JP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa Monte Santo Isidro JP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 28 de 32
Planta - Baixa
Casa Monte Santo Isidro JP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira, Prateleira, Viga
© Fernando Guerra | FG+SG

O exterior, com a sua traça típica em arcadas, apresenta um corpo discreto criado para desanuviar a similitude existente, mas que se funde com o conjunto sem quebrar a harmonia; uma ligação em vidro minimalista surge entre a casa principal e o anexo/sala de petiscos. Para esta reabilitação total o esquema funcional é repensado por completo de forma a permitir uma vivência mais prática em que a complexidade dos interiores dá lugar a espaços que visam optimizar a rotina. Para alcançar este objectivo, alterar a disposição das divisões revelou-se fundamental com a zona social a transitar para uma antiga área de quartos e as instalações sanitárias a ocuparem um espaço onde existiram salas e cozinha.

Casa Monte Santo Isidro JP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa Monte Santo Isidro JP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 30 de 32
Cortes

A lareira aberta, tanto para a sala de estar como para a sala de jantar, estabelece uma ligação visual deste espaço multifunções, uma percepção agradável de conforto, aconchego e uma dinâmica de convívio mais positiva. As carpintarias são um elemento típico e indispensável numa casa rural e, neste caso, foi utilizado o mesmo tom verde original nas madeiras, cor que se destaca no interior entre os tons neutros predominantes. Além da madeira, a pedra mármore lioz e o azulejo artesanal protagonizam efeitos visuais distintos, mas harmoniosos. 

Casa Monte Santo Isidro JP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Monte Santo Isidro JP / João Tiago Aguiar Arquitectos" 11 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988592/casa-monte-santo-isidro-jp-joao-tiago-aguiar-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.