Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects

Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Fotografia de Exterior, UrbanoCentro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Fotografia de ExteriorCentro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Fotografia de ExteriorCentro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimCentro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Mais Imagens+ 54

  • Cliente: Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein
  • Projeto Automação E áudio & Vídeo: Acústica & Sônica
  • Consultoria Acústica: Harmonia Acustica, Acentech
  • Consultoria De Sustentabilidade: CA2 Consultores, Atelier Ten
  • Engenheiro Mep: MHA Engenharia, Arup
  • Fachada: Crescencio
  • Engenheiro Estrutural: BRZ Experts, Avila Engenharia, Thornton Tomasetti
  • Projeto Interiores: Perkins & Will
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Pedro Kok

"O centro nos deu a oportunidade de projetar um espaço iluminado para o aprendizado e a pesquisa, um espaço onde o intercâmbio interativo e uma forte conexão com a natureza poderiam fomentar as próximas gerações de líderes médicos".
- Moshe Safdie

Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Imagem 41 de 59
Cortesia de Safdie Architects

Programa Educacional e de Pesquisa. O programa reúne estudos de medicina, enfermagem e pós-graduação, bem como atividades de pesquisa médica, sob o mesmo teto, conectado diretamente ao principal complexo hospitalar. O projeto AEERC reflete a abordagem interdisciplinar do Einstein para educação, pesquisa e prestação de serviços de saúde, e sua perspectiva sobre como a medicina deve ser ensinada e praticada no século XXI. O projeto oferece 40 salas de aula com suporte tecnológico, separadas por divisórias articuladas com configurações de móveis flexíveis que facilitam o aprendizado em equipes de 30 a 60 alunos. Outras instalações educacionais incluem um auditório polivalente de 400 lugares, laboratórios acadêmicos para o estudo de anatomia e morfologia, bem como instalações de simulação de última geração para replicar salas de exame, clínicas e salas de cirurgia. O currículo misto de medicina e enfermagem, em que médicos e enfermeiros estudam juntos nas mesmas instalações, atende a 2.000 alunos.

Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Fotografia de Exterior
© Timothy Hursley

As mais modernas instalações de pesquisa incluem laboratórios de Biologia Molecular Experimental, incluindo uma instalação de Cultura de Tecidos e duas salas de biossegurança nível 2 (BSL-2); nanotecnologia; instalação de citometria de fluxo; instalação de microscopia; instalação de genômica; salas livres para pesquisa celular e terapia genética. Os laboratórios são equipados com sistemas modulares de mobiliário e módulos de serviço adaptáveis para flexibilidade.

Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Timothy Hursley

Estrutura de claraboia e sombreamento. A cobertura de vidro de 3.800 metros quadrados foi projetado como três cúpulas estruturais integradas, que atuam como uma grade para abóbadas com eficiência de mais de 86 m com uma carga mínima de aço estrutural. O telhado é projetado como um conjunto de camadas que filtram a luz solar, mitigam o calor e absorvem o som. A claraboia externa é composta por 1.854 painéis de vidro ultra-transparentes, revestidos com proteção solar de prata tripla para reduzir o ganho de calor, e impressos com um padrão de pontos cerâmicos translúcidos para sombrear a luz solar. O vidro tem reflexividade mínima para evitar reflexos externos perturbadores.

Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Fotografia de Exterior, Jardim
© Timothy Hursley
Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Fotografia de Exterior
© Timothy Hursley

A camada interna da cobertura é uma membrana transparente, microperfurada para absorver o ruído e impressa com um padrão personalizado de pontos translúcidos que proporcionam sombreamento, mas também refletem na luz. A densidade crescente dos pontos em direção ao leste e ao oeste termina em sombras de baixa angulação, enquanto a cúpula central é totalmente clara, permitindo que a luz solar atinja o jardim central, mais denso. Visto de baixo, as camadas sobrepostas de pontos são como ver a luz do sol manchada através das folhas sobrepostas de uma árvore, evocando a sensação de estar sob a copa de uma árvore.

Brises Soleil. Uma fachada contínua de vidro de altura total oferece ampla iluminação natural para laboratórios e salas de aula. O local é projetado de forma que os pisos alternados sejam sombreados por saliências profundas ou protegidos por brises para controlar a luz do dia e o brilho, preservando as vistas do entorno. A forma do aerofólio das persianas, bem como seu ângulo e espaçamento, foi desenvolvida usando estudos solares computadorizados e testada com modelos físicos em escala real. As persianas são orientadas diagonal ou horizontalmente, dependendo da orientação de cada fachada em relação ao caminho do sol. As persianas solares articuladas do interior e as persianas black-out permitem um controle flexível da luz do dia.

Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Imagem 29 de 59
© Timothy Hursley
Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Fachada, Janela
© Timothy Hursley

Controles ambientais. O jardim do átrio é o coração dos espaços de aprendizado, de colaboração e comunitários do projeto. Um sofisticado sistema de controle ambiental trabalha para manter um ambiente interno confortável e saudável, chave para os objetivos de sustentabilidade do projeto. O sistema mecânico foi projetado para fornecer refrigeração ao átrio somente quando necessário, em nível e velocidades baixos, para maximizar o conforto, controlar a umidade e minimizar o uso de energia. O ambiente também foi projetado para equilibrar os níveis de umidade no edifício, proporcionar conforto, atender às necessidades das plantas e também controlar a umidade para atender aos rigorosos requisitos ambientais do laboratório. Extensas simulações computadorizadas de dinâmica de fluidos foram usadas para modelar a estratificação do calor no amplo espaço e para simular a evacuação da fumaça em caso de incêndio.

Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Timothy Hursley
Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Corrimão
© Timothy Hursley

Paisagem. Projetado em colaboração com a arquiteta paisagista brasileira Isabel Duprat, o jardim do átrio é plantado com uma variedade de espécies nativas de árvores e plantas no subsolo. As floreiras dos terraços reforçam a geometria curva do átrio, parecendo esculpidos na terra. A disposição das árvores e plantas configura uma variedade de espaços, desde o anfiteatro social e o espaço de exposições até as tranquilas áreas íntimas alinhadas com assentos ao redor de uma pequena fonte. Como um jardim desse porte com árvores nativas em um ambiente totalmente controlado era inédito no Brasil, a equipe internacional de paisagismo, meio ambiente e horticultura investiu dois anos de pesquisa em vários aspectos, como seleção de espécies, mistura de solo, design das floreiras, irrigação, manutenção e sistemas de controle, aprendendo com projetos como Gardens by the Bay e Project Jewel em Cingapura e Kew Gardens e o Eden Project no Reino Unido.

Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Imagem 56 de 59
Cortesia de Safdie Architects

Antes de serem transplantadas, as plantas foram climatizadas durante um período de dois anos em um viveiro fora de São Paulo, que simulava as condições de luz dentro do átrio. Várias espécies de árvores que necessitavam de diferentes quantidades de luz solar para prosperar foram posicionadas em resposta a um modelo de computador 3D mapeando os níveis esperados de luz do dia em diferentes zonas do átrio. No átrio, mais de 150 árvores foram plantadas, entre elas: Aspidosperma polyneuron (Peroba rosa), Calycophyllum spruceanum (Capirona), Euterpe edulis (palmeira Juçara), Plinia cauliflora (Jabuticaba), Holocalyx balansae, Inga sp., Eriotheca candolleana, Lafoensia glyptocarpa, Cryptocarya aschersoniana, Nectandra megapotamica, Poecilanthe parviflora e Schinus mole. Diversas espécies têm propriedades medicinais utilizadas na medicina popular para o tratamento de doenças. No exterior, foram plantadas mais de 180 árvores, incluindo Libidibia ferrea (Pau Ferro),  Tabebuia roseoalba (Ipê Branco), Pterocarpus violaceus, (Aldrago), Lecythis Pisonis (creme de nata), Hymenaea courbaril (Jatobá), Handroanthus avellanedae (Trompete Rosa), Handroanthus chrysotrichus (Trompete dourado), Caesalpinia pluviosa (Flor de pavão), Jacaranda cuspidifolia, Aspidosperma polyneuron, Cariniana rubra, Euterpe edulis, Paubrasilia echinata, Cassia leptophylla e Tibouchina granulosa.

Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Pedro Kok

As floreiras foram projetadas para se espalhar do átrio em direção à rua, com um bosque de bambu estendendo-se para o norte e um bosque de palmeiras para o sul. Uma grande árvore de Jatobá, uma espécie nativa protegida ambientalmente, foi preservada durante a construção e relocada para uma posição de destaque perto da entrada principal do edifício. O piso de paralelepípedos do átrio é de Quartzito local, lembrando a pavimentação encontrada em parques públicos de São Paulo como o Parque Trianon. Na beira da rua, poços de luz semelhantes a fossos, plantados com trepadeiras suspensas, trazem a luz do dia para as salas de aula e laboratórios abaixo do nível da rua. Materiais de pavimentação permeáveis são usados em todas as entradas e calçadas para absorver a chuva e minimizar o escoamento das águas pluviais.

Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Fachada
© Timothy Hursley
Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Timothy Hursley

Materiais. Várias espécies de madeira de origem local são utilizadas no projeto, incluindo madeira de Jequitibá e Jatobá para a biblioteca e Cedro Rosso para o auditório. A madeira de Imbuia utilizada para revestir os núcleos do elevador e as portas personalizadas foi selecionada criteriosamente a partir de lotes previamente colhidos. O piso de borracha natural é utilizado nas salas de aula e laboratórios, em cinco cores que vão do vermelho terracota ao amarelo gema de ovo, uma cor por pavimento, para definir um caráter diferente em cada nível e ajudar a orientar os usuários. O mobiliário foi adquirido localmente no Brasil e selecionado para ser modular e móvel para atender ao programa de aprendizado e pesquisa flexível e em evolução.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein / Safdie Architects" [Albert Einstein Education and Research Center / Safdie Architects] 06 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987942/centro-de-educacao-e-pesquisa-albert-einstein-safdie-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.