Complexo Jardim Shanshui / Mix Architecture

Complexo Jardim Shanshui  / Mix Architecture - Fotografia de Exterior, JardimComplexo Jardim Shanshui  / Mix Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, AidoComplexo Jardim Shanshui  / Mix Architecture - Fotografia de InterioresComplexo Jardim Shanshui  / Mix Architecture - Fotografia de Interiores, Cadeira, MesaComplexo Jardim Shanshui  / Mix Architecture - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Mix Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Arch-Exist
  • Equipe De Projeto: Suning Zhou, Ke Yang, Qian Shi, Ziye Wu, Tao Tang, Libin Lin
  • Consultoria De Construção: Qinhao Wen
  • Cliente: Chengdu Jinda Jiajin Cultural Tourism Co., Ltd.
  • Cidade: Yibin
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Jardim Shanshui  / Mix Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Arch-Exist

Descrição enviada pela equipe de projeto. Anshi é uma vila chinesa comum atrás da Montanha Nianpan. Essas aldeias são conectadas por muitas ruas, campos e lagos dispersos, além das diferentes casas e árvores. O projeto está localizado em uma área de floresta típica do oeste de Sichuan, entre os bambus e a lagoa, escondido pela paisagem. O volume reflete, portanto, o pensamento geral sobre espaço, materialidade e experiência.

Complexo Jardim Shanshui  / Mix Architecture - Fotografia de Interiores
© Arch-Exist
Complexo Jardim Shanshui  / Mix Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Arch-Exist

As casas de Sichuan costumam usar a estrutura de madeira perfurada, que é leve e hábil, simples e cheia de sabedoria. Os beirais do telhado são baixos e de longo alcance, e há espaço suficiente sob eles para garantir ventilação e abrigo do vento e da chuva. O padrão de crescimento natural, adaptado às condições locais também as tornam uma forma arquitetônica única. As paredes exteriores são feitas de materiais locais, principalmente bambu e barro, e a parte inferior é muitas vezes construída com blocos de arenito vermelho na fundação de alvenaria. Beirais de longo alcance protegem as paredes para maior durabilidade. Outra característica das casas de Sichuan é o espaço do pátio frontal como o núcleo ao ar livre que carrega o anseio de vida dos moradores e a busca espiritual de sol, ar e chuva.

Complexo Jardim Shanshui  / Mix Architecture - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
© Arch-Exist
Complexo Jardim Shanshui  / Mix Architecture - Fotografia de Exterior, Orla, Jardim
© Arch-Exist

Com base na tradução e reorganização da estrutura e espaço das habitações, o volume adota um layout cruzado. O espaço transversal se expande lentamente e se insere na paisagem natural. Grandes beirais estão espalhados ao longo das lagoas circundantes, introduzindo a maior superfície de visualização. O pátio interno em forma de arco é como um moinho de vento girando. A parede curva contínua do espaço transversal é como um riacho curvo, ecoando o arco, fluindo desde o pátio interno. Ao mesmo tempo, os espaços são divididos em funções como salas privativas, salões de chá, bibliotecas e serviços de logística, correspondendo às paisagens naturais em diferentes direções.

Complexo Jardim Shanshui  / Mix Architecture - Imagem 28 de 32
Planta
Complexo Jardim Shanshui  / Mix Architecture - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Arch-Exist
Complexo Jardim Shanshui  / Mix Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Arch-Exist

O volume é feito de madeira de diferentes tamanhos. O arenito vermelho, originário das montanhas de Sichuan, é um material comumente usado para arquitetura e escultura. O volume é construído, portanto, com blocos de arenito vermelho cortados à máquina na forma de escamas de peixe, e a rica textura da superfície ecoa a madeira fragmentada, como lenha, que é um importante elemento da civilização agrícola, podendo ser visto em todos os lugares da vila de Anshi. O pequeno telhado azul também remete à lenha e à pedra na mesma escala. Os três materiais são diferentes, como escamas de peixe e penas de pássaros, familiares e desconhecidos. Eles vêm do campo, são usados no campo e são integrados ao campo.

Complexo Jardim Shanshui  / Mix Architecture - Fotografia de Interiores
© Arch-Exist
Complexo Jardim Shanshui  / Mix Architecture - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Arch-Exist

O volume combina a arquitetura tradicional com as condições atuais de construção, e equilibra simplicidade e requinte com engenhosidade, criando uma atmosfera tranquila e funcional. As pessoas caminham ao longo da parede composta por fragmentos de madeira sob os amplos beirais, e os arcos se reúnem no pátio interno. A superfície circular da água é calma e está integrada ao céu azul. A sobreposição e o escalonamento dos materiais trazem um traço do tempo ao espaço arquitetônico, como um relógio de sol. Com o passar do dia, a luz e a sombra são imprevisíveis e a atmosfera é única. Localidade, espacialidade e temporalidade são interligadas através do uso único de materiais.

Complexo Jardim Shanshui  / Mix Architecture - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
© Arch-Exist

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Anshi, Lizhuang, Cuiping, Yibin, Sichuan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Jardim Shanshui / Mix Architecture" [Shanshui Firewood Garden / Mix Architecture] 26 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987869/complexo-jardim-shanshui-mix-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.