Casa Monte Marta / Kister Architects

Casa Monte Marta / Kister Architects - Fotografia de Interiores, Viga, CadeiraCasa Monte Marta / Kister Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Madeira, Janela, VigaCasa Monte Marta / Kister Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Iluminação, MesaCasa Monte Marta / Kister Architects - Fotografia de Exterior, JardimCasa Monte Marta / Kister Architects - Mais Imagens+ 16

Mount Martha, Austrália
  • Arquitetos: Kister Architects
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Peter Bennetts
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AWS, Abbey, Aeratron, Artedomus, Austral Bricks, Bellevue Architectural, Breezeway Louvres, Byzantine, Caesar Stone, Charred Wood, Creative Windows, Cult, First Choice Warehouse, Franke, Laminex, Lynch’s window fashions, Melbourne Oak Floors, Miele, Prestige Carpets, Sirius, +3
  • Designer: Jess Kneebone
  • Cidade: Mount Martha
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa Monte Marta / Kister Architects - Fotografia de Exterior, Jardim
© Peter Bennetts

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada nas ruas secundárias do antigo Mount Martha (um subúrbio estabelecido à beira da baía australiana de Melbourne, na porta de entrada para a Península de Mornington), esta residência de férias com um único andar é um santuário sereno envolto pela natureza. O briefing para criar um refúgio familiar privado multigeracional também exigia uma forte conexão com o contexto e zonas distintas para privacidade e entretenimento. Os princípios de design biofílico sustentaram a resposta primária e facilitaram a integração perfeita entre interior e exterior. Implantado para maximizar a orientação norte, abraçando o limite sul, o projeto é composto por uma planta triangular em torno de um pátio central e utiliza a inclinação suave do terreno para maximizar a entrada da luz natural durante todo o ano.

Casa Monte Marta / Kister Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Cadeira
© Peter Bennetts
Casa Monte Marta / Kister Architects - Imagem 18 de 21
Planta
Casa Monte Marta / Kister Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Janela, Cadeira
© Peter Bennetts

Uma parede alta e sólida de madeira carbonizada protege a casa da rua e estabelece uma sensação imediata de privacidade. Esta parede se desprende ao revelar a entrada coberta, atrás da qual estão os volumes principais: espaços de estar distintamente separados das zonas privadas, cada um envolvendo o pátio ajardinado com janelas altas que emolduram a paisagem. A conexão visual e espacial contínua é possibilitada por uma passarela de vidro para o quarto principal e um corredor envidraçado para a ala infantil que, por sua vez, leva ao espaço de estar. Cada quarto é inundado pela luz natural, destacando a paleta simplificada de materiais – o forro de madeira, blocos de concreto e vidro, com acabamentos reduzidos e tons verde-azul suaves – enquanto a pérgola e o pátio central criam um jogo de cores em constante mudança, além de fornecer proteção contra as intempéries.

Casa Monte Marta / Kister Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Madeira, Janela, Viga
© Peter Bennetts

O jogo de transparência e solidez em toda a fachada rompe o visual maciço do volume, uma decisão tanto estética quanto funcional, pois a alvenaria fornece massa térmica e os vidros duplos de alto desempenho mantêm a temperatura interna, enquanto as venezianas permitem ventilação. Outras práticas sustentáveis incluem isolamento extensivo, painéis solares, aquecimento hidrônico, ventiladores de teto, coleta de água pluvial e luz natural máxima.

Casa Monte Marta / Kister Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Peter Bennetts
Casa Monte Marta / Kister Architects - Imagem 20 de 21
Elevação Norte
Casa Monte Marta / Kister Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Peter Bennetts

As disciplinas aliadas incluíram engenheiros consultores que trabalharam nos planos envidraçados, detalhes em aço dobrado feitos sob medida e a grande marquise curva no pátio. Especialistas em energia aconselharam sobre aquecimento e resfriamento passivo, e paisagistas foram consultados sobre como maximizar a integração da paisagem. A gestão do orçamento incluiu a especificação de materiais e acessórios de baixo custo com acabamentos elegantes, mas de baixa manutenção. Em resumo, a Mount Martha sutilmente se revela como uma intervenção versátil e sensível, equilibrando habilmente zonas de entretenimento expansivas e uma abertura para a paisagem circundante com elementos fechados que oferecem um refúgio privativo e santuário para quem está dentro.

Casa Monte Marta / Kister Architects - Fotografia de Exterior, Jardim
© Peter Bennetts

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Monte Marta / Kister Architects" [Mount Martha House / Kister Architects] 11 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987009/casa-monte-marta-kister-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.