Casa EAB / Vipe Arquitetura

Casa EAB / Vipe Arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa EAB / Vipe Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, CadeiraCasa EAB / Vipe Arquitetura - Fotografia de InterioresCasa EAB / Vipe Arquitetura - Fotografia de Exterior, Escada, FachadaCasa EAB / Vipe Arquitetura - Mais Imagens+ 18

Manaus, Brasil
  • Arquitetos: Vipe Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  496
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Breton, Cortemetal da Amazônia Indústria de Metal, Eliane Revestimentos, Ornare, Vidrorios
  • Colaboradores: Acácia Souza, Brayan Cameli, Bruno Pantoja, Danilo Medeiros, Jéssica Vitoriano, Marina Aguiar, Luiz Antonio Vasconcelos, Renan Marques, Roberta Ferreira, Rosely Bruce
  • Automação: Alessandro Dallas
  • Responsável Técnico: Roberto Cunha
  • Estrutura E Complementares: Tecpro Projetos e Construções Ltda - EPP
  • Projeto De Interiores: Vipe Arquitetura
  • Cidade: Manaus
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa EAB / Vipe Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Jardim, Aido
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um lote sem particularidades ou condições acentuadas, com rasa vegetação preexistente, localizado em um condomínio residencial de Manaus, o projeto dedicou maior parte do tempo em se adequar as condições climáticas da região, como grande força que define o volume projetual final. A casa concebida em concreto armado com lajes protendidas planas, distribui ao longo do terreno, dois pavilhões longilíneos, nos dois eixos perpendiculares do lote, a fim de um melhor aproveitamento espacial e possibilitando a projeção de um centro para uso social e que orienta as vistas da casa para seu interior, atribuindo a esse espaço vazio, não edificado, um valor hierárquico.

Casa EAB / Vipe Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Joana França
Casa EAB / Vipe Arquitetura - Imagem 13 de 23
Planta - Térreo
Casa EAB / Vipe Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira
© Joana França

O programa de necessidades é dividido nos dois eixos com as atividades de serviço e sociais no térreo, a partir de um volume que define a ocupação espacial do projeto. No pavimento superior, o volume é ocupado pelos usos íntimos, os quartos, com suas aberturas voltadas para o nascer do sol. Nas primeiras conversas com a família, o módulo metálico anexado à escada helicoidal não estava previsto, se mostrou como necessidade a existência de uma sala de jogos ao longo do processo de execução da obra, mas que convergiu às intenções iniciais, propiciando uma praça confinada no interior da casa, que é vista de todos os ambientes da casa, menos da área de serviço.

Casa EAB / Vipe Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Joana França
Casa EAB / Vipe Arquitetura - Imagem 17 de 23
Corte
Casa EAB / Vipe Arquitetura - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada
© Joana França

Ao longo da casa, ora como divisória espacial, ora como brise, foi pensado em um elemento que atribuísse um valor particular à residência. Esses elementos vazados, que também nos auxiliaram em questões pragmáticas de privacidade foram desenhados a partir de uma imagem que mimetizava o horizonte arborizado, que sobreposta repetidas vezes, em diferentes ângulos e posições, gerava uma trama de cheios e vazios. O resultado por si só despertava a ideia de luz e sombra regulados a partir de frestas, originando o desenho dessa peça que ganha versatilidade ao longo dos ambientes.

Esses elementos automatizados, programados para que ao longo do dia, na manhã, à tarde e ao anoitecer, conforme a incidência solar se propaga no espaço, compõem cenários a partir do movimento/sobreposição dessas peças. Suas sombras modelam o espaço e contribuem a favor do conforto térmico.

Casa EAB / Vipe Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa EAB / Vipe Arquitetura" 11 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986898/casa-eab-vipe-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.