Casa DR / Vipe Arquitetura

Casa DR / Vipe Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Jardim, AidoCasa DR / Vipe Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, AidoCasa DR / Vipe Arquitetura - Fotografia de ExteriorCasa DR / Vipe Arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa DR / Vipe Arquitetura - Mais Imagens+ 16

Manaus, Brasil
  • Arquitetos: Vipe Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  445
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Susan Valentim
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Roca, Ruta 4, Tarquini, Vitrowall
  • Arquiteto Líder: Vitor Venâncio Pessoa
  • Colaboradores: Acácia Souza, Brayan Cameli, Daniel Araújo, Danilo Medeiros, Felipe Araújo, Jéssica Vitoriano, Renan Marques, Roberta Ferreira
  • Estrutura E Complementares : Tecpro Projetos e Construções Ltda - EPP
  • Responsável Técnico : Eng. Leonardo Rodrigues
  • Execução: Prumum Engenharia
  • Paisagismo : Flora Eto Plantas & Jardins
  • Projeto De Interiores : Leonardo Rodrigues
  • Cidade: Manaus
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa DR / Vipe Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Susan Valentim

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com os desafios projetuais concentrados aos limites imediatos do lote, sem construções próximas, a casa localizada em um condomínio residencial de Manaus, sem particularidades ou condições acentuadas, reuniu esforços inicialmente em atender as demandas do programa de necessidades, de interesse da família, sob o regime climático rígido da região, a fim de maior eficiência energética, reduzindo gastos; sombra e luz mediados por beirais e aberturas que permitam ventilação adequada aos ambientes internos.

Casa DR / Vipe Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Susan Valentim
Casa DR / Vipe Arquitetura - Imagem 12 de 21
Planta - Térreo
Casa DR / Vipe Arquitetura - Imagem 16 de 21
Corte 02
Casa DR / Vipe Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Susan Valentim

No lote de esquina, pobre em preexistência de vegetação nativa, a primeira estratégia foi propor uma planta em “C”, orientando de forma concêntrica as vistas da casa para uma área interna aberta, de convívio social, que posteriormente, com o projeto de paisagismo, cria-se uma atmosfera que contextualiza a casa, interna e externamente, ao horizonte, denso de vegetação, fortalecendo uma ideia de privacidade e conforto.

Casa DR / Vipe Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Aido
© Susan Valentim
Casa DR / Vipe Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Susan Valentim

A estrutura de concreto armado com as lajes protendidas planas, amplificaram a ideia de integração, permitindo longos vãos, logo uma liberdade em posicionar os planos de vidro, favorecendo uma maior regulação da ventilação interna e a redução de interrupções visuais.

Casa DR / Vipe Arquitetura - Imagem 19 de 21
Fachada 03

O programa de necessidades foi distribuído espacialmente com a concentração das principais atividades básicas de uma residência em uma verticalização que acontece logo na primeira metade do terreno, definindo quase em sua totalidade o que seria edificado no projeto, com os usos de serviço, no térreo, orientados para o poente e as áreas sociais e os quartos, no primeiro pavimento, com aberturas voltadas para o sol da manhã e com a circulação nos fundos agindo como uma proteção térmica. O restante da extensão do lote é destinado a uma maior liberdade programática, com pontuais usos que favorecem a integração das atividades do interior com o exterior da casa, abrigando um ateliê ao fundo e uma área com churrasqueira e piscina entre os dois extremos.

Casa DR / Vipe Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Jardim, Aido
© Susan Valentim

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa DR / Vipe Arquitetura" 12 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986826/casa-dr-vipe-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.