Edifício Casa Brasileira Itaim / PSA Arquitetura

Edifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Nelson Kon

Edifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, ConcretoEdifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Fotografia de Interiores, JardimEdifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, AidoEdifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: PSA Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  18000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Projeto Arquitetônico: Pablo Slemenson - PSA Arquitetura
  • Projeto De Interiores : Jader Almeida
  • Design Apartamento Decorado : Carlos Rossi
  • Paisagismo: Cenário Arquitetura da Paisagem
  • Projeto De Instalações Elétricas : Prolux - Responsável pelo projeto: Eng Eduardo Pedreira Désio
  • Projeto Estrutural : CIA De Eng. Civil - Resp. projeto: Virgílio
  • Projeto De Instalações Hidráulicas : Prolux - Responsável pelo projeto: Eng Eduardo Pedreira Désio
  • Projeto De Impermeabilização : PROASSP - Assessoria e Projetos - Eng. Virgínia Pezzolo
  • Projeto De Luminitécnica: Mingrone Iluminação
  • Area Tipo Final 1: 293 m²
  • Area Tipo Final 2 : 229 m²
  • Area Duplex Final 1: 542 m²
  • Area Duplex Final 2: 418 m²
  • Tipo Final 1: 5 vagas
  • Tipo Final 2: 4 vagas
  • Duplex Final 1: 8 vagas
  • Duplex Final 2: 6 vagas
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenhado em homenagem aos mestres da arquitetura moderna brasileira, o edifício é uma lâmina de concreto esbelta e com mezanino levemente rotacionado. Esse conjunto flutua 19 metros acima do solo, sustentado por imponentes pilares em forma de Y. A chegada monumental revela a elegante passarela de concreto aparente que dá acesso ao Iobby.

Edifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Nelson Kon

Em pleno coração do Itaim Bibi, perto das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Cidade Jardim, o Casa Brasileira Itaim é mais um projeto inovador e de alto padrão assinado por Pablo Slemenson, titular da PSA Arquitetura. Segundo Pablo, a identidade do projeto começou a surgir ao se pensar a localização do terreno com 70 metros de frente para a rua Adolfo Tabacow, um dos pontos mais valorizados do bairro. "Quando o projeto foi aprovado, a legislação determinava frente para a rua Adolfo Tabacow e fundo para a rua Jorge Coelho, onde foi criado um acesso monumental", conta. A princípio, a ideia era colocar um porte-cochere para facilitar o embarque e desembarque na entrada do prédio, porém a largura da rua Jorge Coelho não permitiu a implantação desse elemento. A solução encontrada por Slemenson foi criar uma praça para a chegada de automóveis no nível térreo inferior, logo no final da primeira rampa que leva às garagens. Para os pedestres foi criada uma passarela de concreto aparente que interliga a entrada do condomínio ao lobby do térreo, onde se distribuem as áreas comuns.

Edifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Corrimão
© Nelson Kon
Edifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Imagem 23 de 29
Planta - Mezanino
Edifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Imagem 24 de 29
Planta - Pavimento Tipo R02
Edifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Jardim
© Nelson Kon
Edifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cerca, Cadeira, Fachada, Corrimão
© Nelson Kon

O empreendimento apresenta dois volumes principais, o edifício e o bloco de lazer e bem-estar, separados por um exuberante jardim tropical. A ideia ousada de elevar o primeiro andar a 19 metros de altura, o equivalente a um sexto andar, teve por objetivo ampliar os horizontes para que as áreas sociais e íntimas dos apartamentos dos andares mais baixos também pudessem desfrutar da vista para o lado da Adolfo Tabacow, o que criou mais um importante diferencial para o empreendimento. "Isso e mais a metragem a ser construída foram a equação que resultou neste projeto", resume Slemenson. 

Edifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Nelson Kon

Quatro pilares em forma de Y com 19 metros de altura nas extremidades do prédio e o core central são os elementos que sustentam o edifício em forma de lâmina com 60 metros de comprimento, 90 metros de altura total e lajes de 650 metros quadrados de área. Para garantir a segurança da construção relativamente alta e delgada, foram realizados ensaios em túnel de vento, simulação que avalia o desempenho da estrutura em casos de tempestades de vento e possibilita conhecer a resposta dinâmica da edificação e as condições de conforto dos ocupantes. 

Edifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Concreto
© Nelson Kon
Edifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Imagem 26 de 29
Corte BB

Entre a estrutura convencional de concreto da lâmina e os grandiosos pilares em Y. o arquiteto conta que uma placa também de concreto, com dois metros de espessura, foi projetada para funcionar como elemento de transição estrutural. Como havia muito espaço livre na fachada entre o térreo e o primeiro pavimento, Slemenson procurou formas diferenciadas de preencher esse grande vazio. A solução veio com a volumetria de um mezanino rotacionado, elemento que se destaca da lâmina e cria mais um ponto de valorização das fachadas. 

Visando conforto ambiental e uma linguagem mais quente e residencial, a fachada norte emprega o tijolo escuro, de estilo londrino, que conversa harmoniosamente com diversos outros materiais e apresenta elevado desempenho termoacústico. As aberturas nesta face são propositadamente pequenas, com mais área opaca do que envidraçada, evitando a luz solar e o calor excessivos. Na fachada oposta, onde estão posicionadas as áreas íntimas e sociais, os guarda-corpos metálicos dos terraços fazem contraponto à pele de vidro com caixilharia de tecnologia alemã da marca Schüco, dotada de sistemas de vedação e fechamento que favorecem a acústica. 

Edifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Nelson Kon

As outras duas fachadas apresentam combinação de tijolos e fachada ventilada Pertech. Afastada seis centímetros da empena, ela tem estrutura de alumínio e acabamento em tom de madeira que faz urna composição elegante com os demais materiais utilizados- A fachada ventilada é uma solução construtiva diferenciada que evita a incidência solar direta, permite a ventilação natural, é durável e de fácil reposição. 

Edifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Imagem 29 de 29
Isométrica

Para facilitar o dia a dia e manter o empreendimento sempre limpo e bem conservado, instalou-se na cobertura um sistema de limpeza e manutenção das fachadas com carrinho e guincho. Além disso, o edifício possui sistema de água de reuso e placas solares para aquecimento da piscina e da água utilizada no interior das unidades. 

Edifício Casa Brasileira Itaim /  PSA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Jorge Coelho, 147 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 01451-020, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Casa Brasileira Itaim / PSA Arquitetura" 06 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986601/edificio-casa-brasileira-itaim-psa-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.