Casa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados

Casa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Jardim, AidoCasa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Dormitório, Prateleira, Cama, VigaCasa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Sofá, Pia, Mesa, Cadeira, VigaCasa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, FlorestaCasa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 16

Guararema, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis: Danilo Terra, Fernanda Sakano, Juliana Terra e Pedro Tuma
  • Paisagismo: Gabriella Ornaghi e Bianca Vasone Arquitetura da Paisagem
  • Paredes Em Taipa: Terra Compacta
  • Cidade: Guararema
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta, Jardim
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada na zona rural do município de Guararema. O lote, às margens do Rio Paraíba do Sul, possui 20.845 m², dos quais 15.000 m² são destinados à área de preservação permanente.

Casa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Pedro Kok
Casa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Floresta
© Pedro Kok

A edificação possui 60 m² e está implantada na parte mais alta do terreno. As principais aberturas se voltam para leste e oeste e permitem visualizar a mata nativa e a mata ciliar, o alvorecer e o entardecer, respectivamente. O vão central abriga a sala e a cozinha e se integra à área externa tornando-se um único espaço, uma grande varanda. Os blocos fechados, com aberturas mais moderadas, abrigam os quartos, banheiro, área de serviço e depósito.

Casa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Pedro Kok
Casa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 16 de 21
Planta
Casa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Sofá, Pia, Mesa, Cadeira, Viga
© Pedro Kok

A edificação reproduz uma tipologia de habitação rural chamada culata yovai [1], a qual se constitui em “[...] uma construção com dois blocos fechados contrapostos, com um espaço entre eles coberto e vazado. As áreas fechadas podem abrigar tanto os quartos como uma sala, um depósito ou, nas configurações mais recentes, a cozinha. O espaço central tem uma utilização variada e flexível, tanto para o trabalho como para o estar, sendo local de encontro e de passagem, constituindo-se numa transição quer entre um “quarto” e outro, quer entre um lado e o outro das áreas externas” (BAROSSI, 2005, v. 2, p. 4).

Casa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Dormitório, Prateleira, Cama, Viga
© Pedro Kok
Casa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 20 de 21
Elevação Sul
Casa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Janela, Dormitório
© Pedro Kok

O contexto e a escala da edificação favoreceram o uso do sistema construtivo em taipa para todas as paredes. Essas vedações são espessas, pesadas, maciças, de manufatura gradual e apresentam uma suave textura que revela cada camada assentada. A técnica é bastante antiga, mas foi executada com um método mais moderno. Para conferir uma maior durabilidade, foi utilizada a técnica conhecida como Terra Estabilizada Compactada - TEC (Stabilized Rammed Earth - SRE), na qual o cimento é adicionado à mistura original do solo para compensar possíveis danos causados pelo contato com a água.

Casa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores
© Pedro Kok
Casa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 21 de 21
Modulação paredes

As telhas e as vigas metálicas pousam sobre a construção e suas abas protegem as alvenarias externas do contato direto com a chuva. Os caixilhos encerram a vedação da casa e permitem que o abrigo se feche frente às intempéries ou se desdobre para o exterior, ocupando o terreno com estares efêmeros. 

Casa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© Pedro Kok

Nota:

  1. Grafia adotada por Antonio Carlos Barossi em sua tese. Tal tipologia é utilizada “em particular no Paraguai onde é considerada uma solução típica do país, e onde até hoje se encontram reminiscências inclusive na área urbana, é também relatada na Bolívia, no norte da Argentina e no sudoeste do Brasil” (BAROSSI, 2005, v. 2, p. 3)

Casa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Guararema / Terra e Tuma Arquitetos Associados" 01 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986264/casa-guararema-terra-e-tuma-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.