Casa em Palmares / Frederico Valsassina Arquitectos

Casa em Palmares / Frederico Valsassina Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaCasa em Palmares / Frederico Valsassina Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Corrimão, VigaCasa em Palmares / Frederico Valsassina Arquitectos - Fotografia de Interiores, FachadaCasa em Palmares / Frederico Valsassina Arquitectos - Fotografia de Exterior, JanelaCasa em Palmares / Frederico Valsassina Arquitectos - Mais Imagens+ 17

Lagos, Portugal
  • Arquitetura: Frederico Valsassina
  • Colaboradores: Mónica Mendes Godinho, Diana Mira, Filipa Ferreira, GLO – Global Architecture Office
  • Paisagismo: Hipólito Bettencourt Arquitectura Paisagista
  • Fundações E Estruturas: Axial Engenharia
  • Instalações Hidráulicas: Ductos – Internacional Projectos
  • Instalações Elétricas E Telecomunicações: Raul Serafim Associados
  • Instalações Mecânicas: Get – Gestão e Energia Térmica
  • Cidade: Lagos
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Palmares / Frederico Valsassina Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como premissa de projeto desta moradia unifamiliar destaca-se a necessidade de integração num conjunto paisagístico e ambiental especial, onde a presença natural e o desenvolvimento do território assumem um papel preponderante na definição dos enquadramentos visuais e influenciam diretamente a abordagem arquitetónica. Explora-se, aqui, o estreito diálogo com a envolvente, tirando partido das vistas panorâmicas únicas e diversificadas sobre a Baía e Cidade de Lagos, a Vila e Ria do Alvor e ainda sobre a Serra de Odiáxere.

Casa em Palmares / Frederico Valsassina Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Francisco Nogueira

O declive acentuado do lote responsabiliza-se, assim, pela fusão do terreno com a construção, desenvolvida no sentido noroeste-sudeste segundo plataformas panorâmicas acessíveis que minimizam a presença construída e promovem a manutenção da maioria do coberto vegetal. 

Casa em Palmares / Frederico Valsassina Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Francisco Nogueira

Neste contexto individualizam-se dois corpos, distinguidos pela implantação, materialização e programa. Mais próximo do arruamento, contrapõe-se um volume rigoroso, transponível pela sua transparência, a outro, mais contido, que o recebe como embasamento e acompanha a morfologia do terreno - ambos reúnem as àreas habitáveis da moradia. A uma cota inferior, surge um piso totalmente enterrado, tratado como plataforma de terreno artificial, limitado a sul pela extensa piscina - deixa-se desvendar somente pela existência do acesso à garagem e áreas técnicas, que contém. 

Casa em Palmares / Frederico Valsassina Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Francisco Nogueira
Casa em Palmares / Frederico Valsassina Arquitectos - Imagem 19 de 22
Planta 01
Casa em Palmares / Frederico Valsassina Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Corrimão, Viga
© Francisco Nogueira

A adaptação dos volumes à pendente do terreno assegura a redução da cércea edificada e a continuidade vegetal, sendo visível a preocupação na preservação das espécies existentes. Por outro lado, a criação de um espaço exterior privilegiado ao nível dos sistemas de vistas sobre a paisagem a sul, limitado a norte pelo piso térreo, garante uma proteção efetiva dos ventos dominantes e sublinha o seu carácter de excelência como espaço exterior de estadia.

Casa em Palmares / Frederico Valsassina Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Francisco Nogueira
Casa em Palmares / Frederico Valsassina Arquitectos - Imagem 18 de 22
Corte A
Casa em Palmares / Frederico Valsassina Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Francisco Nogueira

O volume transparente, pelas vistas que proporciona e pela sua relação com a cota de entrada, acolhe as áreas sociais, despidas sobre a paisagem e protegidas da rua por um plano afirmativo de betão. A organização espacial fluida resulta de uma sucessão de espaços não encerrados, cuja compartimentação é sugerida por planos dispostos perpendicularmente à fachada, que promovem a constante interação com o exterior. Essa comunicação é reforçada pela materialização dos painéis de vidro,  que, podendo encerrar ou abrir os espaços, controlam a simbiose pretendida. Abaixo, as zonas privativas da moradia, antecedidas por um extenso alpendre, mantêm o contacto direto com a plataforma do jardim e da piscina.

Casa em Palmares / Frederico Valsassina Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Palmares / Frederico Valsassina Arquitectos" 21 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985717/casa-em-palmares-frederico-valsassina-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.