Edifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects

Edifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Fachada, JanelaEdifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects - Fotografia de Interiores, JanelaEdifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects - Mais Imagens+ 12

  • Clientes: BESIX RED, VORM
  • Colaboradores: BIG Landscape architecture, Van Rossum, Buro Bouwfysica, Klimaatgarant, DWA
  • Construtora: Building consortium BESIX Nederland/VORM
  • Cidade: Amsterdã
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Urbano, Costa
© Ossip van Duivenbode

Blocos de construção modernos sobre a água. Sluishuis é uma tradução contemporânea da tipologia de edifícios de Amsterdã, que responde especificamente à sua localização especial na água. O volume é elevado de um lado para permitir que a água entre no pátio e desce do outro lado para fazer um gesto convidativo em direção a IJburg com terraços verdes amigáveis. De todos os ângulos, o usuário vivencia o volume do Sluishuis de maneira diferente. Quer você esteja de pé no deck, na rua ou ponte, caminhando através da estrutura ou na promenade sobre o telhado, ou mesmo observando o edifício do alto: o Sluishuis sabe como surpreendê-lo de todos os lados.

Edifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Fachada, Janela
© Ossip van Duivenbode

Uma rica diversidade de casas. O programa residencial é composto de 442 apartamentos. As casas alugadas e ocupadas pelos proprietários alternam-se em todo o edifício e proporcionam possibilidades para vários grupos-alvo, níveis de renda e faixas etárias. Todos os apartamentos são acessíveis através do pátio central. Lá, o balanço e a água dão as boas-vindas ao usuário. Cada unidade tem ótimas vistas e luz natural graças à forma especial do Sluishuis com seu volume de corte duplo.

Edifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ossip van Duivenbode

O complexo Sluishuis tem uma rica diversidade de tipologias habitacionais, desde estúdios urbanos compactos até apartamentos para esportes aquáticos. Nos dois pavimentos superiores estão as coberturas duplex com uma relação com o pátio e uma vista sobre o IJmeer. Os apartamentos Premium com terraço de madeira luxuoso e ensolarado com vista sobre o IJmeer estão localizados na parte escalonada. Os apartamentos extra especiais estão na parte inferior do balanço, com vistas deslumbrantes sobre o IJ e diretamente sobre a água. O que torna estes apartamentos tão únicos é que eles flutuam sobre a água e na parte do piso que acompanha a fachada inclinada, há uma grande janela por onde se pode ver os barcos navegando bem embaixo de você.

Edifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects - Imagem 2 de 17
Planta do Pavimento Térreo

Plataforma pública e promenade no cais. A plataforma acomodará um programa variado, incluindo uma escola de vela, um centro de esportes aquáticos e um restaurante com um espaçoso terraço ao sol. Moradores e visitantes acessam o local pelo pátio. A passarela até o telhado do Sluishuis oferece aos visitantes e habitantes uma vista espetacular da orla e do bairro, que conta com um calçadão com 34 casas flutuantes próximo ao edifício. A paisagem do píer estimula o contato com a água em diversos pontos de amarração, decks e jardins flutuantes. A paisagem cuidadosamente projetada também estimula a flora e a fauna com espécies vegetais locais e uma ilha de pássaros. Desta forma, a plataforma e a paisagem circundante configuram um complemento de alta qualidade para o meio ambiente.

Edifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ossip van Duivenbode

Fortalecimento da coesão social. A Sluishuis visa estimular e fortalecer a conexão entre residentes e visitantes. As varandas escalonadas criam linhas de visão e trocas surpreendentes. O percurso público pela cobertura, bem como o parque infantil no pátio, o passeio no calçadão e o posicionamento dos terraços de madeira estimulam os encontros espontâneos.

Edifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ossip van Duivenbode

Materiais naturais. Em sua materialidade, o edifício busca o contraste, mas também uma conexão com seu entorno. Na paleta de materiais, foram escolhidos materiais naturais para que o edifício tenha uma aparência rica e natural ao longo dos anos. O alumínio abstrato e não tratado da fachada reflete a água e dá ao volume uma aparência diferente a qualquer hora do dia. Em contraste, os terraços escalonados e o calçadão do píer são feitos de madeira, dando uma aparência tátil.

Edifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects - Imagem 5 de 17
Corte
Edifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects - Imagem 6 de 17
Corte

Verde e sustentável. O Sluishuis é um dos edifícios mais sustentáveis recentemente concluídos, com um coeficiente de desempenho energético (EPC) de 0,00. Os requisitos de aquecimento do edifício foram minimizados pela combinação de excelentes técnicas de isolamento, vidros triplos e recuperação de calor dos sistemas de ventilação e chuveiros. O edifício é aquecido por uma combinação de aquecimento urbano com eficiência energética e bombas de calor para água quente e refrigeração. O consumo de energia do edifício para aquecimento, bombas de calor, ventilação e iluminação LED é totalmente fornecido por aproximadamente 2.200 m² de painéis solares. Além destes aspectos técnicos, uma grande atenção foi dada à vegetação e à captação de água no desenvolvimento do Sluishuis. Na frente, nas laterais e no pátio encontram-se jardins com espécies vegetais locais. A vegetação percorre os terraços em floreiras embutidas. Na cobertura, isto cria uma atmosfera verde agradável.

Edifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects - Fotografia de Exterior, Orla
© Ossip van Duivenbode
Edifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ossip van Duivenbode

Com uma forte identidade arquitetônica, novas tipologias habitacionais, espaços externos de alta qualidade e uma vista de tirar o fôlego sobre o IJmeer, o Sluishuis configura uma entrada acolhedora para o Amsterdam IJburg.

Edifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Urbano, Costa
© Ossip van Duivenbode

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:IJburg, 1087 JB Amsterdã, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Sluishuis / BIG + Barcode Architects" [Sluishuis Residential Building / BIG + Barcode Architects] 22 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985598/edificio-residencial-sluishuis-big-plus-barcode-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.