Instalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc

Instalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc - Fotografia de Exterior
© Luc Doin

Instalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc - Fotografia de ExteriorInstalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc - Fotografia de ExteriorInstalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc - Fotografia de Interiores, Janela, VigaInstalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc - Fotografia de Interiores, VigaInstalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc - Mais Imagens+ 27

Valbeleix, França
  • Arquitetos Responsáveis : Bourguignon Quentin, Delebecque Marin, Doin Luc
  • Cidade: Valbeleix
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Instalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc - Fotografia de Exterior, Costa
© Luc Doin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Concluído no âmbito da 16ª edição do Horizon “Art Nature” em Sancy, França, o projeto visa, através de diferentes vertentes, iluminar e questionar o estado do mundo rural, a sua paisagem, os seus habitantes, a sua diversidade, na sua relação com problemáticas contemporâneas diversas como turismo, hábitos de construção ou ecologia. Artefato temporal e visual, o símbolo da torre sineira é sinônimo de centralidade. Este ponto focal aqui é movido para o coração do que faz Sancy ser o que é: sua atividade rural.

Instalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc - Fotografia de Exterior
© Luc Doin

As pastagens são locais que muitas vezes servem como caminho, mas onde poucas pessoas se hospedam, ao passo que esses locais representam um elemento fundamental da paisagem rural. O deslocamento da torre sineira questiona a forma de olhar para estes espaços agrícolas, a sua evolução e a sua transformação. “Symphonie pastorale” (Sinfonia Pastoral) é um projeto de microarquitetura esbelta que remete ao arquétipo da torre sineira, eco de todas as outras já existentes nas aldeias vizinhas.

Instalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc - Fotografia de Exterior
© Luc Doin
Instalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc - Fotografia de Exterior
© Luc Doin
Instalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc - Imagem 23 de 32
Corte

O primeiro nível é feito de madeira preenchida com palha e, sobre ela, uma estrutura de madeira tradicional. A geometria elegante cria uma forma monolítica de longe, enquanto o padrão semi-aberto da fachada gera um ritmo gráfico que é descoberto ao se aproximar. O interior sóbrio mostra a palha, a estrutura de madeira e os sinos. Afinal, uma torre sineira sem sinos não pode existir.

Instalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc - Fotografia de Exterior
© Luc Doin
Instalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc - Fotografia de Interiores, Fachada
© Luc Doin
Instalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Luc Doin

Aqui, o público pode participar do mundo rural por um momento: com uma corda que aciona alguns sinos pendurados na torre, o visitante se torna parte da “Symphonie pastorale” produzindo um som que se integra aos provenientes dos animais na paisagem circundante. Um hino ao mundo rural.

Instalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc - Fotografia de Interiores, Viga
© Luc Doin

A utilização da madeira e da palha como materiais construtivos destaca esses recursos locais, que fazem parte da identidade agrícola. Fardos de palha e madeira de construção permitiram o abastecimento local através de um agricultor e uma serraria, ambos localizados a menos de 25km de distância. Vemos a realização da microarquitetura como uma forma de questionar o público sobre assuntos que estamos acostumados a enfrentar em nosso cotidiano, de olhar para o nosso ambiente, seja construído ou paisagístico, e experimentar formas não convencionais de arquitetura.

Instalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão
© Luc Doin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Roche Nité, 63610 Valbeleix, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instalação Sinfonia Pastoral / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc" [Pastoral Symphony Installation / Bourguignon Quentin + Delebecque Marin + Doin Luc] 20 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985487/instalacao-sinfonia-pastoral-bourguignon-quentin-plus-delebecque-marin-plus-doin-luc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.