Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central

Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de Exterior, Jardim
© Alejandro Arango

Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de Exterior, JanelaCasa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de Interiores, EscadaCasa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de InterioresCasa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Mais Imagens+ 23

Envigado, Colômbia
  • Arquitetos Responsáveis: Alejandro Restrepo-Montoya, María Posada, Lina María Upegui, Diana Valencia, Juliana Zapata
  • Construção: AGS Arquitectos / Alexander Garzón Sánchez
  • Paisagismo: Nicolás Hermelín
  • Projeto Estrutural: Jorge Eduardo Arbeláez Rojas
  • Iluminação: High Lights
  • Cidade: Envigado
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de Exterior
© Luis Bernardo Cano

Descrição enviada pela equipe de projeto. No topo de uma colina, a casa se integra a uma paisagem natural formada por taludes, planícies, água e vegetação local. As vistas se orientam para a paisagem distante, formada por montanhas e pela natureza ao redor.

Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Alejandro Arango

A casa é um conjunto de elementos sólidos dispostos pelo terreno que apoiam os elementos horizontais superiores. Esta linguagem de contraste entre o cheio e o vazio, o natural e o interferido, o sólido e as transparências, configura uma volumetria articulada pelos vazios, pelos usos domésticos e pela relação entre o vertical e o horizontal.

Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Alejandro Arango
Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de Exterior, Janela
© Alejandro Arango

Uma sucessão de soleiras e pátios antes de chegar à casa fazem os primeiros passos do percurso. O espaço de chegada funciona como transição para o interior através das sombras e espaços abertos e cobertos ao ar livre. Acessar o espaço interno significa atravessar transições naturais e construídas que nos permitem descobrir o interior da casa enquanto andamos pela natureza e pelos espaços externos. Um pátio atrás da parede do hall de entrada acompanha a chegada à área interna. Entrar na casa significa redescobrir o lado de fora através de uma planta livre, onde as atividades da área social integram a natureza e o espaço interior com a paisagem que acompanha a arquitetura da casa.

Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Alejandro Arango
Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela, Viga, Aido
© Alejandro Arango
Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de Interiores
© Alejandro Arango

Os primeiros passos dentro da casa encontram uma planta livre onde as atividades sociais são integradas com a cozinha. A leste e oeste, os espaços privados como banheiros, dormitórios e o escritório são formados pelas paredes e volumes que sustentam a casa.  Um terraço coberto e um corpo d'água que se estende sobre o terreno são a extensão da área social interna para fora.

Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Alejandro Arango
Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Imagem 23 de 28
Planta Primeiro Pavimento
Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Luis Bernardo Cano

Uma escada em plena fachada de acesso e disposta ao lado do jardim externo, integra o primeiro e segundo andares. Em seu ponto de chegada, articula-se com um espaço familiar coletivo que, por sua vez, separa os quartos das crianças do quarto principal.  Uma sucessão de vazios sobre o primeiro pavimento forma pés direitos duplos no espaço interno e define a leveza dos planos horizontais que descansam sobre as paredes e volumes que compõem os espaços privados.

Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Luis Bernardo Cano
Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Imagem 24 de 28
Planta Segundo Pavimento
Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Imagem 27 de 28
Cortes
Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Viga, Terraço
© Luis Bernardo Cano

Os dormitórios ficam no segundo pavimento, ocupando as fachadas leste e oeste, com vista para a paisagem ao norte e sul. Os quartos têm saídas para varandas externas que formam os planos horizontais e apoiam sobre as paredes e volumes do primeiro pavimento.

Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de Interiores, Escada
© Alejandro Arango

A casa é um contraste formal entre espaços cheios e vazios, de leveza e firmeza associada a sua materialidade.  Os cheios, que definem a solidez da estrutura, são paredes de alvenaria revestidas com peças de concreto cinza escuro e claro. A leveza da estrutura são os mezaninos metálicos que compõem a linguagem e complementam o contraste da materialidade do lado de fora.  No interior, pisos, tetos e revestimentos de madeira natural configuram um espaço acolhedor, onde os usos domésticos são acompanhados por elementos naturais que cobrem os planos horizontal e vertical da casa. Do lado de fora, a natureza local integra vegetação, água e vistas com a materialidade, cores e usos da casa.

Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central - Fotografia de Exterior
© Alejandro Arango

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central" [Casa B33 / Alejandro Restrepo Montoya + Estudio Central] 18 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985415/casa-b33-alejandro-restrepo-montoya-plus-estudio-central> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.