Mesquita Aman / Nakshabid Architects

Mesquita Aman / Nakshabid Architects - Fotografia de InterioresMesquita Aman / Nakshabid Architects - Fotografia de Interiores, Vidro, Viga, AçoMesquita Aman / Nakshabid Architects - Fotografia de InterioresMesquita Aman / Nakshabid Architects - Fotografia de ExteriorMesquita Aman / Nakshabid Architects - Mais Imagens+ 23

Narayanganj, Bangladesh
  • Arquiteto Responsável: Bayejid Mahbub Khondker
  • Equipe De Arquitetura: Shibaji Bagchi, Samiul Alam
  • Estrutura: Engr. Monayem Hossain
  • Design De Interiores: Nakshabid Architects
  • Paisagismo: Nakshabid Architects
  • Cidade: Narayanganj
  • País: Bangladesh
Mais informaçõesMenos informações
Mesquita Aman / Nakshabid Architects - Fotografia de Exterior
© Maruf Raihan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bengal, um delta quente e úmido, complexo por natureza, é o lar de múltiplas culturas e religiões. Ao longo do tempo, pessoas de várias origens culturais e religiosas, juntamente com suas próprias filosofias, crenças e técnicas únicas de sobrevivência, chegaram a esta terra e se fundiram com a cultura e as pessoas existentes, resultando em um local rico e diversificado. O clima também é muito complexo e único por natureza devido à localização geográfica. Ambos os fatores têm governado fortemente a arquitetura desta região. A adaptação de novas ideias e técnicas também tem sido muito original.

Mesquita Aman / Nakshabid Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Maruf Raihan
Mesquita Aman / Nakshabid Architects - Imagem 24 de 28
Cortes
Mesquita Aman / Nakshabid Architects - Imagem 23 de 28
Plantas
Mesquita Aman / Nakshabid Architects - Fotografia de Interiores
© Maruf Raihan

As pessoas adaptaram novas ideologias, novas técnicas, culturas e rituais misturando-as com as existentes. Aceitaram novas formas, mas transformaram seus personagens. O clima as influencia a se comportarem como a natureza. A luz do dia controlada e o fornecimento de ventilação cruzada são dois fatores muito importantes que orientam o layout do espaço e os atributos da forma. Espaços semi-externos periféricos garantem a redução da luz solar dentro dos espaços internos, reduzindo o brilho do sol e também criando grandes aberturas nas fachadas que permitem a circulação de ar. Estes são os fatores essenciais, juntamente com a influência da cultura e do patrimônio, que formam a arquitetura desta região.

Mesquita Aman / Nakshabid Architects - Fotografia de Interiores
© Maruf Raihan

Mesquita - um lugar sagrado de oração diária, carrega em si características distintas. O lugar é sereno e espiritual, espaço que aproxima o indivíduo da entidade divina, forma que possui identidade e supremacia próprias. O processo de projeto da mesquita começou com a ideia de personificação da espiritualidade, criando um ambiente calmo e sereno. Uma forma pura foi selecionada como volume principal para aderir à simplicidade e à singularidade, ao mesmo tempo em que se procura explorar além da limitação que a acompanha.

Mesquita Aman / Nakshabid Architects - Fotografia de Interiores
© Maruf Raihan
Mesquita Aman / Nakshabid Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Maruf Raihan

A forma geométrica única retrata a intenção da abordagem pura e expressão formal. Um único volume criado pela forma acomoda a sala de oração que é significativa em escala e função. Esta edificação maciça é sustentada por dois arcos cruzados que ajudaram a criar o volume único de espaço pretendido sem interromper a continuidade. A implantação cruzada oferece a impressão de uma cúpula invisível acima da sala de oração que simboliza a arquitetura da mesquita.

Mesquita Aman / Nakshabid Architects - Fotografia de Interiores
© Maruf Raihan
Mesquita Aman / Nakshabid Architects - Imagem 28 de 28
Diagrama
Mesquita Aman / Nakshabid Architects - Aço
© Maruf Raihan

As fachadas são sólidas, monolíticas e robustas, o que reduz o ruído das indústrias vizinhas, bem como o brilho do sol. Aberturas de padrão triangular nas fachadas permitem que a luz penetre no interior com mais misticismo tornando todo o ambiente mais espiritual e sublime. Este padrão triangular é a réplica do detalhamento tradicional da fachada de uma forma muito mais simples, mas significativa.

Mesquita Aman / Nakshabid Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar, Aço
© Maruf Raihan
Mesquita Aman / Nakshabid Architects - Imagem 27 de 28
Elevação Leste

O volume é cercado por um espaço circular ao ar livre. Este espaço aberto ao céu é a fonte de luz e ventilação dentro do salão principal. A parte inferior da edificação é transparente e conecta o interior com o entorno. As portas de vidro operáveis permitem que o ar passe pelo interior, mantendo o espaço mais fresco e relaxante. O espaço circular semi-externo é cercado por um muro alto que bloqueia as nuances movimentadas da indústria pesada ao redor. Esta paisagem é inclinada gradativamente mesclando a massa da edificação com seu entorno criando a essência de um pátio escavado onde repousa o volume. O pátio ajuda a manter o ambiente calmo e sonoro dentro da atividade movimentada e barulhenta do bairro industrial. No seu conjunto, a forma construída oferece uma nova imagem ou desenvolve uma nova linguagem de mesquita simples mas única, arrojada mas ao mesmo tempo mesclada com a cidade.

Mesquita Aman / Nakshabid Architects - Fotografia de Exterior
© Maruf Raihan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Narayanganj, Bangladesh

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mesquita Aman / Nakshabid Architects" [Aman Mosque / Nakshabid Architects] 11 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985112/mesquita-aman-nakshabid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.