Renovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects

Renovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects - Fotografia de ExteriorRenovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects - Fotografia de Exterior, FachadaRenovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects - Fotografia de ExteriorRenovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects - Fotografia de Interiores, DormitórioRenovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Domain Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  630
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haiting Sun
  • Arquiteto Responsável: Xiaomeng Xu
  • Equipe De Projeto: Hannah Wang, Zhipeng Liu, Mingdi Zhou
  • Cidade: Pequim
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Renovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects - Fotografia de Exterior
© Haiting Sun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em contraste com o centro extremamente urbanizado, a área montanhosa ao redor da cidade de Pequim ainda é rural e natural. O local abrigava uma escola primária abandonada há anos em um vilarejo nas montanhas, composta por quatro fileiras de edificações feitas em tijolo e madeira dispostas de forma repetida e cercadas por muros altos. Sendo uma propriedade alugada, o cliente queria transformá-la em um hotel boutique de alto padrão. Entretanto, devido aos termos de locação e regulamentos locais, qualquer adição, subtração ou alteração importante nas estruturas originais não era permitida. O projeto contratou moradores da região para construção, a fim de fortalecer a conexão com a vila. Afetados pelos controles de tráfego do COVID-19, os materiais de construção tiveram de ser adquiridos em locais próximos, enquanto o tempo real de construção era de apenas três meses. Portanto, tivemos que encontrar uma estratégia de intervenção leve e de baixa tecnologia para renovar a experiência do local.

Renovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Haiting Sun
Renovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Haiting Sun

Como um material extremamente comum desde os tempos pré-históricos, a corda de cânhamo raramente é usada na arquitetura de grande escala. Neste projeto, usamos 60.000 metros de corda de cânhamo para modificar as fachadas sem tocar nas edificações existentes. Através da malha de cordas, os azulejos e paredes alaranjadas originais são revelados em um grau variável à medida que os espectadores mudam de posição. Mais importante ainda, as cordas geram um efeito de luz muito rico e marcante dentro e fora das edificações, de maneira intencional e não intencional.

Renovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects - Fotografia de Exterior
© Haiting Sun
Renovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Haiting Sun

O terreno está situado próximo a um reservatório, mas não é fácil encontrá-lo. Recriamos a atmosfera de um assentamento à beira-mar com um sistema de caminhos públicos elevados do espelho d'água, ondulando em declives suaves.

Renovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects - Fotografia de Exterior
© Haiting Sun
Renovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects - Fotografia de Exterior, Viga
© Haiting Sun

A única área junto à via foi transformada na entrada principal. Assim, a primeira casa ao sul é utilizada como espaço público e espaço de serviços. As outras três servem como quartos de hóspedes, incluindo seis quartos duplos e cinco suítes. Cada quarto tem um pátio com total privacidade. Ambientes envidraçados, equipados com banheiras ou servindo como salões de chá, são conectados aos quartos para permitir que os hóspedes “mergulhem” nos pátios.

Renovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Haiting Sun
Renovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Haiting Sun

Exceto pela substituição do forro do telhado e algumas mudanças de divisórias e aberturas, as edificações originais foram mantidas quase intactas. Devido ao uso extensivo de materiais naturais, como madeira e corda de cânhamo, e fornecedores de curta distância, estima-se que o nível de emissão de carbono em todo o projeto de reforma esteja próximo do zero.

Renovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects - Fotografia de Interiores, Concreto, Viga
© Haiting Sun
Renovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects - Fotografia de Interiores
© Haiting Sun

A reforma é uma situação extremamente comum nas atividades comerciais atuais. Mudanças nos inquilinos muitas vezes resultam em uma quantidade significativa de resíduos de construção. No final do período de aluguel, este projeto chegará a um fim muito mais ecológico: todo o aço será reciclado e a corda de cânhamo será enterrada no local e devolvida à terra. Depois de ajudar este projeto a completar sua vida efêmera, todos os materiais naturais que usamos também retornarão aos seus ciclos de vida no mundo natural.

Renovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects - Fotografia de Exterior
© Haiting Sun

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Renovação do Hotel Fazenda Pequim MM / Domain Architects" [Beijing MM Farm Hotel Renovation / Domain Architects] 12 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985111/renovacao-do-hotel-fazenda-pequim-mm-domain-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.