Edifício C13 / Obranegra Arquitectos

Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Alejandro Arango

Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Urbano, FachadaEdifício C13 / Obranegra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Escada, Fachada, CorrimãoEdifício C13 / Obranegra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, JardimEdifício C13 / Obranegra Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada, VidroEdifício C13 / Obranegra Arquitectos - Mais Imagens+ 39

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12507
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alejandro Arango
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Corona, Domoacril, IRON WOOD, Ladrillera Santafé, Prestige, Tecnoglass, WM Alumyglass
Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Urbano, Fachada
© Alejandro Arango

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício C13 está localizado em uma região predominantemente residencial, com muito poucos acessos para pedestres e veículos, e está atualmente passando por um processo de transformação. Esta condição transitória do bairro nos permitiu compreender que o novo edifício, ao invés de gerar uma ruptura, deveria se adaptar à sua dinâmica, contribuindo com novos usos e gerando novas conexões urbanas que abririam o bairro para a cidade.

Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Imagem 21 de 44
Axonométrica

O edifício conta com várias instalações comerciais no primeiro andar, com o objetivo de ativar a rua e tornar a vizinhança mais dinâmica. Os pavimentos superiores são compostos por escritórios ou apartamentos com varandas, assim como espaços coletivos, corredores, pontes e terraços de pé direito duplo, que são utilizados como mirantes, pontos de encontro, espaços de coworking, ou para fazer uma pausa enquanto se desfruta da paisagem e do clima da cidade. Tanto os terraços quanto as circulações internas são desenvolvidos ao redor do vazio central que concentra toda a atividade "pública" dentro do edifício. Deslocando a planta tradicional de edifícios de escritórios estruturados ao redor de um núcleo compacto, as longas circulações e espaços intermediários que compõem o vazio central facilitam as relações visuais entre os diferentes níveis e ajudam a promover os valores da sociabilidade, enfatizando assim o conceito de "vida coletiva" do edifício, uma reflexão permanente nos projetos do Obranegra Arquitectos.

Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Alejandro Arango
Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Escada, Fachada, Corrimão
© Alejandro Arango
Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Alejandro Arango

"Em nossos edifícios entendemos o 'vazio' como um elemento articulador da arquitetura, um espaço contínuo onde tudo flui, a luz, o vento, as pessoas, etc. Este espaço intermediário é geralmente composto por plataformas, escadas, pontes e circulações abertas à paisagem, que transformam o percurso em um jogo de transições, relações visuais e pausas que incentivam encontros coletivos e favorecem a construção de comunidades. Neste sentido, o 'vazio' torna-se um espaço ambíguo e contraditório: um lugar de passagem (dinâmico) mas ao mesmo tempo de permanência (estático)".

Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Alejandro Arango
Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada, Vidro
© Alejandro Arango
Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© Alejandro Arango
Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Imagem 30 de 44
Planta - Primeiro Pavimento
Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Escada, Fachada, Corrimão
© Alejandro Arango
Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Imagem 20 de 44
Sostenibilidad contraflujo
Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Imagem 34 de 44
Planta - 5º pavimento
Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Fachada, Corrimão, Balcão
© Alejandro Arango
Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Imagem 37 de 44
Corte B-B'
Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Imagem 25 de 44
Isométrica - Espaços intermediários
Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Vidro, Fachada
© Alejandro Arango

O projeto também foi pensado para promover a sustentabilidade, graças à disposição do vazio central, a iluminação natural é abundante em todas as unidades, evitando o uso excessivo de eletricidade. Para controlar a luz solar e reduzir a transmissão de calor para o interior das unidades, foram propostos elementos verticais (brise-soleil) nas fachadas leste e oeste, que proporcionam sombreamento adicional ao longo do dia e principalmente ao entardecer, que é quando os edifícios localizados na encosta leste de Medellín recebem a luz solar mais direta. Além disso, esse vazio central em torno do qual o edifício está estruturado funciona como um "regulador de temperatura", pois, uma vez que o ar circule livremente, os espaços internos são resfriados, criando assim um ambiente mais saudável para os usuários.

Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Alejandro Arango

O edifício C13 é um projeto de uso misto que pode se adaptar mais facilmente aos desafios da pandemia. Através da flexibilidade e adaptabilidade, tanto as atividades residenciais quanto as de escritório são contempladas no projeto, de acordo com as necessidades das pessoas. Além disso, ao promover o conceito de "vida coletiva", e graças à sua localização em uma área residencial, o C13 permitirá que as pessoas trabalhem e vivam dentro do mesmo bairro.

Edifício C13 / Obranegra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Alejandro Arango

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Medellín, Antioquia, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício C13 / Obranegra Arquitectos" [Edificio C13 / Obranegra Arquitectos] 14 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984996/edificio-c13-obranegra-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.