Edifício Hibiscus / Caparroz Arquitectura

Edifício Hibiscus / Caparroz Arquitectura - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, JanelaEdifício Hibiscus / Caparroz Arquitectura - Fotografia de Interiores, CozinhaEdifício Hibiscus / Caparroz Arquitectura - Fotografia de Interiores, CozinhaEdifício Hibiscus / Caparroz Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, VigaEdifício Hibiscus / Caparroz Arquitectura - Mais Imagens+ 12

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Albano García
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FV, Fanaquimica, ferrum
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Hibiscus / Caparroz Arquitectura - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, Janela
© Albano García

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Hibiscus, localizado em Moreno, Buenos Aires, reflete sobre a velocidade das mudanças nos estilos de vida e procura dar flexibilidade aos seus espaços, para que se adaptem ao estilo de vida contemporâneo e sejam indeterminados perante um futuro desconhecido.

Edifício Hibiscus / Caparroz Arquitectura - Imagem 9 de 17
Planta - Tipologias

A maioria das casas que estão sendo construídas revelam-se arquiteturas diagramadas por ordens estabelecidas em outra época e segundo outras necessidades. São modelos mais rígidos enquadrados numa ideia de família e modo de vida destinados a perdurar. O conflito é gerado quando essas ordens e modos de vida estabelecidos mudam, nesse momento encontramos construções que não conseguem satisfazer as mudanças.

Edifício Hibiscus / Caparroz Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Albano García

Precisamos pensar em sistemas evolutivos em contínua redefinição com o eixo no organismo que habita. O indivíduo pode mudar através da arquitetura e a arquitetura através do indivíduo e, para isso, o importante é pensar nas questões que falam dos processos de habitar.

Edifício Hibiscus / Caparroz Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Albano García

O edifício Hibisco parte da busca de subordinar o planejamento e a tecnologia a uma adaptação variada e flexível do ambiente construído ao indivíduo, incorporando as condições de mudança como um elemento positivo do projeto, para o qual é necessário um planejamento capaz de resistir à passagem do tempo , funcional e estético.

Edifício Hibiscus / Caparroz Arquitectura - Imagem 15 de 17
Sección B-B

Do ponto de vista estético, surge a ideia de substituir a contemporaneidade pela atemporalidade. encontramos um cubo rígido construído em seu perímetro com tijolos que envelhecem favoravelmente e sem manutenção, uma forma "pura", que é, em última análise, a maneira mais flexível de permitir a mudança e renovação contínuas.

Edifício Hibiscus / Caparroz Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Albano García

Por ser um edifício entre empenas, possui mais massa em sua fachada e contrafachada. São geradas aberturas estratégicas nas partes cheias, abrigando vazios que funcionam como sessões plenárias onde se encontram instalações e estrutura, contemplando espaços para necessidades futuras. Este jogo de sólidos e vazios responde não só ao programa, mas também ao comportamento ambiental e à marca do edifício.

Edifício Hibiscus / Caparroz Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Albano García

Do ponto de vista funcional, encontramos três pavimentos livres contidos dentro do cubo que colocam as circulações verticais em suas laterais, culminando em uma cobertura leve, que contempla a possibilidade estrutural de ser reciclada e assim agregar mais um nível contido dentro da forma.

Edifício Hibiscus / Caparroz Arquitectura - Imagem 10 de 17
Axonometría

Os pisos livres utilizam tecnologias construtivas e materiais recicláveis ​​em seu interior, portanto, ao invés de projetar um espaço para um determinado programa, oferece-se uma estrutura aberta a diferentes apropriações.

Edifício Hibiscus / Caparroz Arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
© Albano García

No presente caso, foi proposto um programa de seis unidades funcionais, duas compostas por um módulo mínimo de superfície habitável (de acordo com o regulamento) e as outras quatro por dois módulos, das quais uma está incompleta e tem, em primeira instância, a possibilidade de progredir aumentando sua superfície. Uma vez concluída toda a área de construção possível, as unidades funcionais compostas por dois módulos terão a possibilidade de serem divididas, gerando assim duas unidades funcionais independentes. O processo pode ser revertido pela fusão de módulos. Ser um suporte às necessidades físicas e simbólicas de ocupação, em constante mudança, é o principal argumento do projeto.

Edifício Hibiscus / Caparroz Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Albano García

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Moreno, Província de Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Hibiscus / Caparroz Arquitectura" [Edificio hibiscus / Caparroz Arquitectura] 05 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984416/edificio-hibiscus-caparroz-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.