Centro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign

Centro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign - Fotografia de ExteriorCentro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign - Fotografia de InterioresCentro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign - Fotografia de Interiores, FachadaCentro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign - Fotografia de Exterior, PilarCentro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign - Mais Imagens+ 53

  • Arquiteto Responsável: Kai Zhou
  • Arquiteto Líder: Yue Wu
  • Equipe De Projeto: Zhe An, Yi Zhang, Naihu Wang, Yanan Dai, Liang Fan, Enjian Guo, Jun An, Lin Yang, Hai Xie, Yinguang Wang, Wenzong Bai
  • Paisagismo: Yue Wu, Wenzong Bai
  • Engenharia: Enjian Guo
  • Cliente: Longyan Federation of trade unions
  • Cidade: Longyan
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign - Fotografia de Exterior
Vista aérea sudoeste. Imagem © Arch-Exist

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está localizado em um terreno triangular no bairro de Xinluo, na cidade de Longyan, China, com vista agradável de um córrego ao sudoeste. Ao longo da Liannan Road ao norte e da Donghuan Road ao leste, áreas residenciais de baixa qualidade e arranha-céus complementam a paisagem. O Centro Cultural se estende da Liannan Road, onde o Edifício 1 está localizado, destinado ao treinamento de habilidades profissionais, incluindo um hall para os funcionários, várias salas de exposições e escritório geral do sindicato, até a Donghuan Road, onde o Edifício 2 abriga as atividades culturais e esportivas equipadas com área A (quadra de basquete coberta, quadra de tênis de mesa, sala de ginástica para ioga) e área B (cinema e sala de conferências). Os dois edifícios estão dispostos em forma de "L", criando uma praça cultural dos trabalhadores integrada ao Dongshan Wetland Park.

Centro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign - Fotografia de Exterior, Janela
Lado nordeste. Imagem © Arch-Exist

Arquitetura adaptada ao clima. Longyan tem um clima subtropical típico das monções marítimas. Longas horas de sol, ar quente e úmido e meses de chuvas contínuas durante a temporada anual de tufões são as principais características climáticas da cidade. Para resolver o problema de ventilação, sombreamento, proteção contra chuva e drenagem, foi criado um projeto “passivo” melhorando a qualidade e o conforto do edifício. O pátio e o espaço superior no Edifício 1 trazem o vento frio e afastam o calor. Os elementos de concreto pré-moldado na varanda sul fornecem sombra à tarde enquanto deixam entrar a luz do sol da manhã. No Edifício 2, volumes em diferentes escalas se estendem no lado leste do terreno, interligados por dois corredores em diferentes níveis. Andando pelos corredores, os usuários chegarão a diferentes andares e, eventualmente, ao jardim na cobertura. Mais do que apenas um espaço de tráfego, o corredor é um espaço semi-externo que abriga do sol e da chuva.

Centro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign - Fotografia de Exterior
#1 Edifício fachada sul. Imagem
Centro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign - Fotografia de Exterior
#2 Edifício fachada leste. Imagem © Arch-Exist

Diminuindo a massa edificada. A grande quantidade de espaços elevados no térreo proporciona uma interface urbana mais leve e transparente. Eles criam um caminho entre a cidade e o Wetland Park e abrem espaço para os usuários se apropriarem. A parte superior do edifício foi “esculpida” de um volume intacto e esses terraços desempenham papéis diferentes: um espaço de socialização; extensão das funções interiores e áreas verdes características. Terraços e espaço aéreo são interligados por vários caminhos de acordo com a função e a demanda de interesse.

Centro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign - Fotografia de Interiores, Fachada
#1 Edifício andar aberto. Imagem © Arch-Exist
Centro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign - Fotografia de Interiores
#1 Edifício andar aberto. Imagem © Arch-Exist

Fabricação manual e 'low-tech'. “O tijolo de xisto é o principal material do Centro Cultural, mas o edifício também é intercalado com as marcas das fôrmas de pinus altamente maleáveis. A combinação de concreto horizontal e parede de tijolo vertical é moldada a partir de um design orientado à lógica. O artesanato e a confecção manual incorporados a esses materiais atenuam o impacto imposto pelo baixo custo de construção e precisão no resultado final. Com a chuva perene, os dois materiais aos poucos receberão as marcas do tempo. A praça acarpetada com tijolos de xisto e o edifício se fundem em um espaço tranquilo e elegante pontilhado pelo jardim de bambu.

Centro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign - Fotografia de Interiores, Pilar
Corredor entre o prédio nº 2 e o prédio nº 1. Imagem © Arch-Exist
Centro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign - Fotografia de Interiores
Detalhes em concreto. Imagem © Arch-Exist

A arquitetura do “diálogo”. “O projeto culmina em uma variedade de espaços semi-externos intercalados e interconectados dentro do edifício. O projeto semi-externo não apenas se adapta ao clima local e diminui a massa construída; ele desempenha um papel indispensável em esfumaçar a linha entre o interior e o exterior, onde a conversa e a comunicação entre os cidadãos ocorrem e os edifícios tecem um casamento com a cidade. Cenários e histórias se entrelaçam e crescem, o que dá vida ao edifício. Enquanto as pessoas tocam nos tijolos e no concreto do edifício, elas são expostas a um diálogo com os artesãos através do tempo e do espaço.

Centro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign - Fotografia de Interiores
#1 Edifício: átrio. Imagem © Arch-Exist
Centro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign - Fotografia de Interiores, Fachada, Corrimão
#1 Edifício: jardim submerso. Imagem© Arch-Exist

Após a conclusão do Centro Cultural dos Trabalhadores diariamente grupos de casais utilizam a edificação como cenário para fotos de casamento, além deles, muitos alunos das regiões vizinhas vêm ao prédio após a escola para aproveitá-lo um pouco antes de voltar para casa. Ou seja, o Centro Cultural tornou-se um destino para as atividades de lazer dos munícipes e um espaço integrado ao cotidiano.

Centro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign - Fotografia de Exterior, Orla, Janela, Urbano
#1 Edifício fachada oeste. Imagem © Arch-Exist
Centro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign - Fotografia de Exterior, Urbano, Costa
Vista do córrego próximo. Imagem © Arch-Exist

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Longyan City, Fujian, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural dos Trabalhadores de Longyan / Tianjin HHDesign" [Longyan Workers’ Cultural Palace / Tianjin HHDesign] 15 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983586/centro-cultural-dos-trabalhadores-de-longyan-tianjin-hhdesign> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.