Fábrica The Plus da Vestre / BIG

Fábrica The Plus da Vestre / BIG - Fotografia de ExteriorFábrica The Plus da Vestre / BIG - Fotografia de Exterior, FachadaFábrica The Plus da Vestre / BIG - Fotografia de Interiores, Sofá, JanelaFábrica The Plus da Vestre / BIG - Fotografia de InterioresFábrica The Plus da Vestre / BIG - Mais Imagens+ 23

Magnor, Noruega
Fábrica The Plus da Vestre / BIG - Fotografia de Exterior
© Einar Aslaksen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em apenas 18 meses, a empresa Vestre concluiu a fábrica de móveis mais ecológica do mundo, The Plus. O montante de quase NOK 300 milhões faz dela o maior investimento na indústria de móveis norueguesa em décadas. A fábrica de 7.000 m2 será uma vitrine global para uma produção sustentável e altamente eficiente e um destino para pessoas de todo o mundo.

Fábrica The Plus da Vestre / BIG - Fotografia de Exterior
© Einar Aslaksen

Para The Plus, o BIG desenvolveu sua forma como uma transferência natural da logística para a arquitetura. As quatro áreas de produção – Fábrica de Cores, Fábrica de Madeiras, Montagem e Armazém – estão localizadas nas quatro alas ao redor do Pátio. No coração da edificação está o centro de visitantes, que pode atender grupos escolares, estudantes de graduação, empresas, organizações e particulares.

Fábrica The Plus da Vestre / BIG - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Einar Aslaksen

Um novo padrão para a sustentabilidade industrial. Sustentabilidade, considerações ambientais e transparência foram fundamentais para exatamente todos os aspectos da fábrica, tanto em termos do próprio edifício quanto em relação ao seu entorno. Desde garantir boas condições de trabalho até facilitar o transporte pesado eletrificado e gerenciar as áreas florestais ao redor do The Plus.

Fábrica The Plus da Vestre / BIG - Fotografia de Exterior, Floresta
© Einar Aslaksen

O volume está bem posicionado para se tornar o primeiro projeto do mundo desse gênero a alcançar a mais alta classificação ambiental BREEAM e cumprir os critérios de classificação como Excelente. Um edifício de destaque é definido como internacionalmente inovador. Em teoria, menos de 1% de todos os novos edifícios não domésticos atingirão esse nível extremamente alto, embora na prática seja ainda mais difícil. Atualmente, não há projetos industriais na região nórdica que estejam próximos de se qualificarem como destaques. Através deste projeto, Vestre pretende mostrar que os projetos industriais também podem ser inovadores no âmbito ambiental.

Fábrica The Plus da Vestre / BIG - Fotografia de Exterior, Fachada
© Einar Aslaksen

O consumo de energia do edifício é 60% menor do que em fábricas convencionais semelhantes, enquanto emite 55% menos gases de efeito estufa do que uma fábrica similar. No telhado verde existem cerca de 900 painéis solares que gerarão aproximadamente 250.000 kWh de energia renovável por ano. Além disso, a fábrica reutilizará 90-95% da água usada na produção. A edificação atingirá a meta da Paris Proof para a produção de energia no local.

Fábrica The Plus da Vestre / BIG - Fotografia de Exterior, Floresta
© Einar Aslaksen
Fábrica The Plus da Vestre / BIG - Fotografia de Exterior
© Einar Aslaksen

O telhado da fábrica é coberto por vegetação natural, coexistindo com os painéis solares que fornecem energia ao edifício. Essa cobertura estará aberta a todos, durante todo o ano. Aqui, os visitantes podem se aproximar da fábrica e acompanhar os processos de fabricação, além de conhecer a bela paisagem natural. Janelas generosas oferecem vistas de todas as partes da fábrica a qualquer hora do dia. Os visitantes podem subir as rampas exteriores e ter uma visão geral do interior do edifício e do entorno onde existe uma grande rede de caminhos para os pedestres.

Fábrica The Plus da Vestre / BIG - Fotografia de Interiores, Fachada, Vidro, Corrimão
© Einar Aslaksen
Fábrica The Plus da Vestre / BIG - Fotografia de Interiores, Janela
© Einar Aslaksen

Transparência total em todos os lugares. Ao contrário da maioria dos edifícios industriais convencionais, não há barreiras, fronteiras ou instalações confidenciais no The Plus. Em vez disso, a fábrica é uma homenagem ao direito de itinerância, em norueguês “Allemannsretten”. Um dos objetivos da Vestre tem sido também construir a fábrica mais aberta e transparente do mundo, gerando assim maior interesse pela indústria, tecnologia e produção sustentável. Os visitantes podem, entre outras coisas, ter acesso ao Vestre Energy Center e Vestre Clean Water Center, onde aprendem sobre a produção e recuperação de energia, purificação da água e os ciclos de vida dos materiais utilizados na produção. Para Vestre, o compartilhamento e a abertura são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento do mundo.

Fábrica The Plus da Vestre / BIG - Fotografia de Interiores, Sofá, Janela
© Einar Aslaksen
Fábrica The Plus da Vestre / BIG - Fotografia de Interiores
© Einar Aslaksen

Grande inauguração repleta de atividades. Para a abertura oficial da fábrica, Vestre convocou mais de 800 convidados especiais para um Forest Festival com uma programação que inclui a artista norueguesa Dagny e The Mamas da Suécia, entre outros. Os convidados também terão tempo de sobra para descobrir todos os detalhes que compõem a fábrica de móveis mais ecológica do mundo. Bjarke Ingels, juntamente com colegas do BIG, apresentarão a fábrica, o processo de projeto e a intenção arquitetônica.

Fábrica The Plus da Vestre / BIG - Fotografia de Interiores, Viga, Aço
© Einar Aslaksen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Magnor, Norway

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fábrica The Plus da Vestre / BIG" [The Plus for Vestre / BIG] 08 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983291/fabrica-the-plus-da-vestre-big> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.