Museu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects

Museu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects - Fotografia de Exterior
© CreatAR

Museu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects - Fotografia de ExteriorMuseu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects - Fotografia de ExteriorMuseu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects - Fotografia de Interiores, CozinhaMuseu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects - Fotografia de InterioresMuseu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects - Mais Imagens+ 21

Pequim, China
  • Arquitetos: gmp Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  91
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:CreatAR
  • Arquitetos Líderes: David Schenke, Xu Shan, Patrick Pfleiderer
  • Coordenadores De Projeto: Wu Di, Wang Zheng, Wang Jue, Wu Di
  • Equipe De Projeto: Sebastian Brecht, Verena Coburger, Bernd Gotthardt, Martin Gänsicke, Stefan Hornscheidt, Michael Reiss, Plamen Stamatov, Elsa Tang, Katya Vangelova, Xie Li, Zhang Xuan, Zhou Bin, Jan-Peter Deml, Thilo Zehme, Florian Langer
  • Projeto Executivo Líder De Projeto: Patrick Pfleiderer, Wu Di, Matthias Wiegelmann, Li Xinming
  • Projeto Executivo China: Tian Yuxin, Mu Sen
  • Equipe Projeto Executivo: Bao Wangtao, Anvina Devi Canakiah, Cao Ping, Fahriye Gürsoy, Guo Fuhui, Hayashi Kohei, Stefan Hornscheidt, Charles Howard, Mauricio Müller, Filippo Ragusa, Nikolas Rekoutis, Tang Zihong, Immanuel Tashiro, Xie Li, Zhang Chi, Zhu Shiyou, Joanna Zielinska, Jan Peter Deml, Thilo Zehme, Bai Jianpeng, Wang Shan, Wang Yazeng
  • Cliente: Chinese National Academy of Arts
  • Escritório Parceiro Na China: China Academy of Building Research (CABR)
  • Lighting Design: conceptlicht GmbH
  • Projeto/Consultoria De Fachada: SuP Ingenieure GmbH
  • Cidade: Pequim
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Museu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects - Fotografia de Exterior
© CreatAR

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu Nacional combina dois novos espaços para a exposição do patrimônio cultural da China, projetado pelos arquitetos von Gerkan, Marg e Partners (gmp), configurando um importante elemento do novo bairro cultural do Olympic Green, em Pequim. O projeto faz referência à função do edifício, que — com suas mudanças de cor e efeitos de luz criados pela estrutura escultural da fachada — é claramente visível de perto e de longe.

Museu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects - Fotografia de Exterior
© CreatAR
Museu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects - Fotografia de Exterior
© CreatAR

O edifício do museu marca o extremo norte do Eixo Central de Pequim e não fica longe do Estádio Nacional - Ninho de Pássaro, do Centro Financeiro da Ásia e da sede da AIIB concluídos pela gmp em 2021. Pela primeira vez, é dada a oportunidade de apresentar valiosas coleções de artes, ofícios chineses e itens de patrimônio cultural intangíveis ao nível nacional.

Museu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha
© CreatAR

As dimensões do novo edifício, com 50 metros de altura, cerca de 200 metros de comprimento e 75 metros de profundidade, resultam das diretrizes do projeto urbano para edifícios culturais ao longo do rio Yangshan. O volume compreende três partes distintas dimensional e estruturalmente coordenadas: a base construída com granito Xiu Shi de cor clara, a área intermediária envidraçada e o corpo principal na cor cobre flutuando acima. Esta divisão resulta em um terraço coberto com 13,50 metros de altura, proporcionando um espaço público em todo o edifício. A área é protegida pelo balanço de seis metros da cobertura, que também funciona como proteção solar para as áreas de exposição atrás da fachada envidraçada.

Museu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects - Fotografia de Interiores
© CreatAR

Às duas entradas do museu situam-se ao longo do seu eixo central, proporcionando assim pontos de acesso à praça a leste, bem como à margem do rio a oeste. Os acessos levam ao foyer central compartilhado, a uma sala multifuncional com cerca de 400 lugares e a sala de exposições para exibição temporária de formatos interativos. O espaço possui uma abertura zenital e recebe a luz do dia através de claraboias quadradas. À medida que os visitantes percorrem as galerias até os salões de exposição, eles desfrutam de diferentes vistas do espaço. Os detalhes dos elementos da parede e do teto repercutem no projeto do envelope do edifício em termos de estrutura e cor. Os painéis hexagonais retroiluminados do teto lembram os padrões de tecido do artesanato chinês e criam uma atmosfera calma ao longo dos corredores de acesso.

Museu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects - Fotografia de Interiores
© CreatAR
Museu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects - Fotografia de Interiores
© CreatAR
Museu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects - Imagem 15 de 26
Implantação
Museu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects - Imagem 16 de 26
Planta Pavimento +1

As funções do museu estão organizadas em três pavimentos, com as exposições temporárias alocadas no nível intermediário envidraçado e as permanentes nos dois pavimentos do volume principal do edifício. O projeto estrutural do edifício com suas grandes áreas livres de colunas é ideal para uma grande variedade de cenários de exposição. O espaço é subdividido de forma flexível com divisórias do piso ao teto, o que significa que os dois museus podem ser facilmente combinados sob um mesmo teto, embora abranjam temas bastante distintos: por um lado, patrimônio cultural intangível, como dança e música, e, do outro, artes e ofícios chineses com inúmeros objetos, às vezes bastante pequenos. 

Museu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects - Fotografia de Exterior
© CreatAR

A modulação estrutural empregada na cortina de vidro está relacionado aos padrões e estruturas encontradas nas exposições de arte e artesanato. A proteção solar configura uma atmosfera distinta com uma luz suave que lembra o interior tradicional chinês. O efeito tridimensional do invólucro do edifício é alcançado com a grande abertura de quase um metro e meio entre as fachadas externa e interna, e por uma estrutura espacial constituída por perfis extrudados com uma camada de cobre fosco tecido em um relevo em forma de grade, projetando-se para fora na horizontal e para dentro nos planos verticais. O padrão homogêneo da fachada é composto por repetições de um módulo básico de 3,00 por 2,20 metros para formar elementos verticais em toda a altura de 22 metros nos dois pavimentos superiores, resultando em um volume sem fachadas principais. Devido à luz de fundo, a estrutura e a profundidade da fachada podem ser melhor apreciadas à noite, quando a estrutura radiante pode ser vista de longe, parecendo flutuar acima do Olympic Green.

Museu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects - Fotografia de Exterior
© CreatAR

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu da Cultura Tradicional Chinesa / gmp Architects" [Chinese Traditional Culture Museum / gmp Architects] 09 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983288/museu-da-cultura-tradicional-chinesa-gmp-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.