Banheiro Público Atour Village / GN Architects

Banheiro Público Atour Village / GN Architects - Fotografia de ExteriorBanheiro Público Atour Village / GN Architects - Fotografia de ExteriorBanheiro Público Atour Village / GN Architects - Fotografia de Exterior, JardimBanheiro Público Atour Village / GN Architects - Fotografia de ExteriorBanheiro Público Atour Village / GN Architects - Mais Imagens+ 20

  • Arquiteto Responsável: Lijiang Shen, Hengxuan Cui
  • Diretor De Projeto: Yanfei Cong
  • Estrutura: Zheng Xu
  • Fachada: Qiyue Lu
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: Zhigang Fan, Tengteng Deng, Chuan Zhou
  • Design De Interiores: Taoxiang Fan, Xuebo Chen, Yuqi Wang, Ming Wei, Weijing Huang, Jiajia Qiu
  • Cidade: Qingdao
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Banheiro Público Atour Village / GN Architects - Fotografia de Exterior
A aparência do banheiro em tempo e luz diferentes. Imagem © Yong Zhang

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na praça de Atour Village, Qingdao, China, a vista é capturada por três edifícios temáticos, não deixando espaço para o banheiro público. Inicialmente, o proprietário requeria esse equipamento independentemente de sua implantação ser dentro de qualquer prédio, ou incorporada à garagem. O ponto de partida da maioria das construções é a eficiência, para distinguir a maioria e a minoria, o protagonista e o fundo, e depois alocar custo de mão de obra e projeto, que também era um problema que nos preocupava. Por causa do custo de manutenção e do próprio objeto, a maioria dos banheiros cênicos carece de uma experiência mais elaborada. No entanto, descobrimos nos dados da pesquisa de alguns pontos turísticos que as reclamações sobre banheiros perdem apenas para o custo-benefício dos ingressos. A construção e gestão de banheiros públicos é um processo negligenciado nas cidades e pontos turísticos. Esperamos resolver este problema aqui.

Banheiro Público Atour Village / GN Architects - Fotografia de Exterior, Jardim
O banheiro escondido na vegetação. Imagem © Wenjun Liang
Banheiro Público Atour Village / GN Architects - Fotografia de Exterior
O banheiro público fica de frente para a praça, que é muito reconhecível. Imagem © Yong Zhang

Selecionando a localização. Há uma diferença de 7 metros de altura entre a rua pedonal e a praça. O arquiteto acabou por escolher o local de modo a que a abertura do pátio dos banheiro estivesse voltada para a praça, que é notavelmente reconhecível. Da rua pedonal superior há um elemento branco na vegetação, que é o topo do volume. A cobertura jardim faz uma boa transição e, ao mesmo tempo, evita a criação de grandes degraus entre a rua e a praça.

Banheiro Público Atour Village / GN Architects - Fotografia de Exterior
O banheiro público fica de frente para a praça, que é muito reconhecível. Imagem © Yong Zhang

O pátio. O arquiteto utilizou um pátio para completar a ligação com a praça principal para que a privacidade e a identificação do banheiro possam ser equilibradas. Este pátio fechado é como um poço, e os visitantes só podem ver o volume dos banheiros depois de entrarem nele. Há também dois pátios quadrados embutidos entre os edifícios para manter a visão dos usuários e o espaço bem iluminado e ventilado.

Banheiro Público Atour Village / GN Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
A luz transborda da “caverna” quando a noite escura cai. Imagem © Wenjun Liang

Fachada. O arquiteto esconde todas as portas e janelas atrás da parede em arco, as quatro entradas funcionais são sinalizadas e a fachada usa painéis de alumínio composto branco em forma de arco fixados verticalmente, com um painel integral de 7 metros de altura muito adequado para esta única superfície. Na verdade, este é o nosso ponto de partida mais importante. Sob as paredes externas ásperas e a cobertura jardim, os visitantes entram em uma espécie de escavação em pedra onde a luz do sol, que é brilhante e limpa, e a textura perfeita da superfície ampliam essa experiência.

Banheiro Público Atour Village / GN Architects - Fotografia de Exterior, Pilar
Superfícies brancas que são brilhantes e limpas. Imagem © Yong Zhang

Funções. Embora não houvesse um acordo sobre a metragem quadrada do banheiro, o arquiteto ainda manteve a contenção e intensidade para evitar alguma redundância de valor. O projeto concentrou-se em adicionar o espaço infantil e o terceiro banheiro, bem como o tratamento oculto das condicionadoras de ar. Como nenhuma janela de vidro poderia ser vista na frente do pátio, a iluminação é disposta no lado escuro da parede do arco e nos pequenos pátios quadrados.

Banheiro Público Atour Village / GN Architects - Imagem 18 de 25
Axonométrica
Banheiro Público Atour Village / GN Architects - Fotografia de Interiores
A sensação suave do interior. Imagem © Wenjun Liang

O processo. A ideia inicial do projeto veio das pedras, como o corte bruto na pedra desgastada, os turistas de repente entram em um espaço com um delicado sentido industrial no ambiente natural bruto, esse contraste é o que queremos criar aqui. Sob a contenção racional geral, há uma pequena surpresa romântica, que constitui a beleza de nosso cotidiano. O material do nosso projeto sempre foi um acabamento fosco. Fizemos uma placa para amostra no local, emendamos a solda com uma chapa de aço, polimos e criamos uma superfície lisa. O cliente não concordou com o efeito ainda em teste. Devido ao custo e prazo, também hesitamos em relação a este material e posteriormente o substituímos por uma placa de alumínio composto branco. Isso trouxe outro efeito. Surpreendentemente, após a conclusão, muitas pessoas o preferem em detrimento do efeito de superfície brilhante. Isso ocorre porque a perspectiva do arquiteto é naturalmente diferente da de outros públicos em geral?

Banheiro Público Atour Village / GN Architects - Fotografia de Exterior
A relação figura-fundo entre a parede e o céu. Imagem © Yong Zhang

Pensamentos. Há uma questão que tem sido muitas vezes ponderada por nós: entre arquitetos, clientes e turistas, com qual peso de avaliação nos preocupamos? Os arquitetos são mais influenciadores urbanos, solucionadores de problemas ou prestadores de serviços? Diferentes pensamentos nos levarão a diferentes perspectivas. Nesta era, a involução do serviço e o design excessivo valem especialmente a pena serem repensados sob esse problema inicial. Fizemos o planejamento geral do entorno e este banheiro é um projeto adicional. Em comparação com edifícios públicos de grande porte, a dificuldade de projetar volumes pequenos não está na estrutura e função, mas na necessidade de integrar suas próprias funções ao meio ambiente para completar o quebra-cabeça geral e estabelecer um senso de protagonismo no cenário regional. Atribuímos um papel silencioso e orgulhoso a este pequeno banheiro, permitindo que os turistas vivenciem uma cena marcante acrescentando prazer ao itinerário, que é o que gostaríamos de ver.

Banheiro Público Atour Village / GN Architects - Fotografia de Exterior
Superfícies brancas que são brilhantes e limpas. Imagem © Yong Zhang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Banheiro Público Atour Village / GN Architects" [Atour Village Public Restroom / GN Architects] 08 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983240/banheiro-publico-atour-village-gn-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.