Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio

Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Fotografia de ExteriorPavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Fotografia de Interiores, Madeira, FlorestaPavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, JardimPavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Fotografia de ExteriorPavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Mais Imagens+ 30

  • Arquiteto Responsável: Boonserm Premthada
  • Curadores: Jana Revedin, Marie-Hélène Contal
  • Equipe De Projeto: Bangkok Project Studio
  • Engenharia: Preecha Suvaparpkul
  • Exposição: Cité de l'architecture & du patrimoine com o apoio de Île-de-France Region
  • Arquitetos: Bangkok Project Studio
  • Cidade: Versailles
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior
© Spaceshift Studio

Teatro Elefante - Após a conclusão do World Elephant Project em 2020, descobri que havia muitos excrementos de elefantes na vila de Ta Klang na vila. Os elefantes são animais herbívoros e se alimentam de capim napier (Cenchrus purpureus), o que torna seus excrementos fibrosos. Os aldeões geralmente usam esterco de elefante como fertilizante para cultivo, fabricação de papel e biogás. Mesmo agora, ainda há muito esterco de elefante nas estradas. Portanto, experimentei fazer tijolos de esterco de elefante para estudar suas propriedades e a possibilidade de usá-los como materiais de construção.

Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Janela, Porta, Tijolo
© Spaceshift Studio
Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Imagem 27 de 35
Planta

Um ano após o experimento, fui selecionado como arquiteto para o pavilhão da Bienal de Arquitetura e Paisagem de Versalhes 2022, com curadoria de Jana Revedin e Marie-Hélène Contal (curadora da exposição Land in Sight! e diretora do Departamento de Desenvolvimento Cultural da Cité, que marcou o início do desenvolvimento dos tijolos de esterco de elefante.

Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior
© Spaceshift Studio

Um tijolo redondo feito de esterco de elefante em Ta Klang Village, Surin, Tailândia tem 255 mm de diâmetro e 50 mm de espessura com uma abertura vertical para encaixar um tubo de aço para reforço. O esterco de elefante agora se transformou em pequenos vasos de plantas no Elephant Theater, uma grande arquitetura circular localizada no pátio original que abriga uma variedade de seres vivos. O teatro é cercado por colunas circulares feitas de tijolos de esterco, e no interior há um jardim que é o destaque da exposição e surpreende os visitantes. Sem a cobertura, a estrutura se abre para o céu, para a luz e para o ar, revelando o charme natural das paredes banhadas pelo sol.

Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior
© Spaceshift Studio
Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Imagem 29 de 35
Corte A
Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Fotografia de Interiores, Madeira, Floresta
© Spaceshift Studio

O esterco de elefante - Elefantes são grandes animais que vivem de plantas, como capim napier, capim-bermuda, capim manila, capim-tinteiro, capim-junco e outros alimentos como milho, melancia, pepino, abacaxi, cana-de-açúcar e banana. Todas as manhãs, os aldeões cortam capim napier cultivado em suas terras para alimentar os elefantes como alimento básico, possivelmente alternando com milho e abacaxi. Os elefantes se alimentam de outras gramíneas da floresta quando caminham durante o dia. Eles adoram frutas doces, especialmente cana-de-açúcar. Quando um elefante fica doente, o veterinário coloca um comprimido em uma banana e dá ao elefante. A dieta dos elefantes é altamente fibrosa e, portanto, seus excrementos contêm uma grande proporção de fibra vegetal e um pouco de água. As fezes são redondas, 180 mm de diâmetro, e de tom verde escuro que pode se tornar verde-amarronzado quando expostas ao ar. Essas propriedades são levadas em consideração ao desenvolver tijolos de esterco de elefante.

Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior
© Spaceshift Studio

Fabricação do tijolo de esterco - Esses de aparência simples são feitos à mão um por um. Evitamos o processo de geração de dióxido de carbono da queima dos tijolos e usamos ar ou “o processo de secagem” para secar os tijolos. Os tijolos podem ser instalados, desmontados e transportados. Eles podem se decompor naturalmente e se tornar parte do solo. Em caso de quebra, podem ser facilmente substituídos. Os tijolos de esterco de elefante são produto da biodiversidade, e esse processo de fabricação pode ser levado a cabo em qualquer lugar do mundo.

Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, Jardim
© Spaceshift Studio

Depois de recebermos o esterco de elefante dos aldeões, nós o secamos, o colocamos em um grande liquidificador para cortar as fibras e misturá-lo com cimento, areia e um pouco de água. Em seguida, colocamos a mistura de esterco de elefante em moldes de aço projetados para facilitar a desmontagem. A mistura é colocada no molde camada por camada, certificando-se de que cada camada está suficientemente densa antes de continuar com a próxima até que o molde esteja completamente preenchido. Depois disso, retiramos os moldes e secamos os tijolos ao sol por sete dias. Durante esse tempo, curamos os tijolos regando-os. Em seguida, secamos os tijolos à sombra por mais sete dias até que estejam firmes e fortes. A etapa final é testar os tijolos quanto à capacidade e resistência no suporte de peso.

Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior
© Spaceshift Studio
Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior
© Spaceshift Studio

Cada tijolo é transportado para a fábrica, esperando para ser montado com outras estruturas. Os tijolos de esterco de elefante podem servir como um pequeno começo para os humanos reconsiderarem o papel que a arquitetura desempenha na cura do mundo. O pequeno jardim do Elephant Theatre representa a sensação de acompanhar a vida crescer e mudar dia por dia. É um apaziguador de estresse perfeito. Essas plantas deram aos seres humanos algum tipo de energia física e mental. É importante que essas vidas recebam em troca cuidados humanos.

Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Fotografia de Interiores
© Spaceshift Studio
Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Imagem 34 de 35
Elevação 04
Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior
© Spaceshift Studio

Hoje, vivemos em um mundo cheio de agitação e avanços que nos dão uma visão de limitada. Os seres humanos estão à procura de um futuro que gira apenas em torno de si mesmos. Esses tijolos sugerem que revejamos os papéis da arquitetura, arte e humanidade em relação ao meio ambiente e outros seres vivos, a fim de alcançar uma vida equilibrada sustentada pela coexistência e interdependência. Meu trabalho continuará contando a história da sociedade rural, do meio ambiente e dos recursos naturais, para fazer com que as pessoas reconheçam a importância das coisas que não conseguem ver.

Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio - Fotografia de Interiores
© Spaceshift Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:78000 Versailles, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Teatro Elefante / Bangkok Project Studio" [The Elephant Theater Pavilion / Bangkok Project Studio] 07 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983136/pavilhao-teatro-elefante-bangkok-project-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.