Teatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects

Teatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Scott Norsworthy

Teatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimTeatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects - Fotografia de Interiores, VigaTeatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, PilarTeatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects - Fotografia de Interiores, CadeiraTeatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects - Mais Imagens+ 9

Toronto, Canadá
Teatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Scott Norsworthy

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Teatro Tom Patterson no Festival de Stratford é um acréscimo muito esperado à paisagem cultural canadense. Projetado por Siamak Hariri, sócio fundador da Hariri Pontarini Architects, este local cintilante e de última geração abraça o cenário do parque à beira do rio.

Teatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Scott Norsworthy

Hariri afirmou que as ambições do festival estabeleceram um alto padrão para o projeto, vencido pelo escritório de Toronto em uma competição internacional de arquitetura. "Eles queriam um prédio excepcional com novos programas que valorizassem o festival e a comunidade nas próximas décadas", disse Hariri. "Buscamos criar uma experiência emocional através da arquitetura que complementasse a magia das obras transcendentes da performance teatral".

Teatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects - Imagem 14 de 14
Croquis

O teatro de 7.150 m² está situado às margens do rio Avon, em Stratford, Ontário. A transparência vibrante percorre toda a sua extensão com uma fachada brilhante fluindo em sintonia com o rio. A forma orgânica e curvilínea, cria dobras silenciosas e redemoinhos no encontro através de uma sequência de espaços cuidadosamente considerados que fluem de um lado para o outro. O jardim panorâmico e a vista do rio dissolvem a linha entre o interior e o exterior neste projeto com certificação LEED Gold.

Teatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Scott Norsworthy

Contra o véu sinuoso da cortina de bronze que define as salas públicas, o teatro em forma de ferradura é envolto por paredes suavemente curvas de tijolos de areia com argamassa lisa na superfície para se assemelhar a pedra. No interior do auditório revestido de madeira, 600 assentos personalizados rodeiam um palco alongado, criando um cenário teatral de intimidade e excelência acústica inigualáveis.

Teatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Pilar
© Scott Norsworthy

A estreita colaboração com o cenógrafo e os designers técnicos do festival otimizou o espaço de performance de forma versátil para atender às demandas de uma programação onde diferentes shows podem acontecer no mesmo dia. Paredes curvas e refletores abaixo das passarelas suportam a acústica afinada em uma sala que pode alcançar total isolamento sonoro, bem como total escuridão.

Teatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© doublespace photography

As salas públicas incluem o Lazaridis Hall, um espaço versátil para até 250 pessoas que pode ser configurado para apresentações no estilo cabaré, exibições e painéis de discussão. Duas portas acústicas personalizadas de 4,9 metros de altura de nogueira abrem para o lobby ou separam acusticamente o espaço para eventos simultâneos.

Teatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Pilar
© doublespace photography

Novos programas de desenvolvimento e educação lúdica agora têm casas permanentes no festival com o Dinner Rooney Workshop. Para os patrocinadores, o Spriet Members Lounge possui uma lareira contemporânea em um espaço dramático com vidros envolventes que se afunilam suavemente sob um teto revestido de madeira.

Teatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects - Fotografia de Interiores
© doublespace photography

Três bares distintos, feitos de mármore vermelho, amarelo e branco, configuram pontos de encontro com vistas excepcionais, reforçando a conexão entre o projeto do teatro e seu cenário natural. Adjacente ao lobby há um café iluminado por uma claraboia que se abre para um terraço à beira do rio.

Teatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Tijolo
© doublespace photography

Os espaços de amenidades são totalmente acessíveis, oferecendo uma gama de opções de visualização no auditório para pessoas com deficiências. Nos fundos há um salão de ensaios acessível, vestiários acessíveis, uma sala verde e um salão para empresas.

Teatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Cadeira, Janela
© doublespace photography

As iniciativas de sustentabilidade incluem materiais de origem local, iluminação de baixa energia e aquecimento radiante no piso, tudo parte de uma abordagem de projeto abrangente para a designação LEED Gold, uma raridade entre os edifícios de artes cênicas. A iluminação do palco é um dos primeiros sistemas totalmente LED em uso.

Novas hortas comunitárias proporcionam vistas à beira do rio e passeios por jardins repletos de espécies indígenas dedicados a programação de apresentações de primavera a outono da maior companhia de teatro da América do Norte. O novo teatro é um dos quatro locais do festival e substitui o antigo e inadequado Teatro Tom Patterson no mesmo local.

Teatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Ann Baggley

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Toronto, ON, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Teatro Tom Patterson / Hariri Pontarini Architects" [Tom Patterson Theatre / Hariri Pontarini Architects] 04 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983088/teatro-tom-patterson-hariri-pontarini-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.