Doublespace Photography

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Ventilação natural e seu uso em diferentes contextos

A automação está em toda parte – nossas casas, móveis, escritórios, carros e até mesmo em nossas roupas; ficamos tão acostumados a estar cercados por sistemas automatizados que esquecemos de como era a vida sem eles. E embora a automação tenha melhorado visivelmente a qualidade dos espaços internos, com soluções como purificadores e controle de temperatura, nada se compara à brisa fresca natural da mãe natureza.

Mas, assim como tudo na arquitetura, não existe uma fórmula única para todos; o que funciona na Tanzânia, pode não funcionar na Suíça ou na Colômbia. Isso se deve a vários motivos, como a diferença na direção do vento, temperatura média, necessidades espaciais e restrições ambientais (ou a falta delas). Neste artigo, analisaremos a ventilação natural em todas as suas formas e como os arquitetos empregaram essa solução passiva em diferentes contextos.

Universidade Obafemi. Imagem via Documentário do Prof. Dr. Zvi Efrat© Dilanka BandaraJardim de Infância do Cultivo. Imagem © Hiroyuki Oki© Fernando Alda+ 30

Escola Tecnológica de Laayoune / Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana

© Doublespace Photography© Doublespace Photography© Doublespace Photography© Doublespace Photography+ 18

Cabanas Bigwin Island Club / MacKay-Lyons Sweetapple Architects

© Doublespace Photography© Doublespace Photography© Doublespace Photography© Doublespace Photography+ 24

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: HanStone Quartz, Luminaire Authentik, Timber Pro Coatings

Os melhores projetos de arquitetura de 2020

© Shiromio Studio© Kevin Scott© Daici Ano© Jino Sam+ 102

Em nome de toda a equipe do ArchDaily, gostaríamos de agradecer seu apoio – a participação de vocês, leitoras e leitores, ajudou a tornar 2020 um ano melhor. Podemos dizer com satisfação que este ano, mais que em qualquer outro, alcançamos profissionais da arquitetura de todas as partes do mundo, contribuindo com ferramentas e inspiração para a criação de espaços melhores. 

Com mais de 5.500 obras diferentes publicadas ao longo do ano, nossa equipe de curadores tem o prazer de compartilhar esta seleção dos 100 projetos mais acessados de 2020. Esta lista representa o que há de melhor no conteúdo criado e compartilhado pela comunidade do ArchDaily nos últimos 11 meses.

Marrocos Moderno: uma nova arquitetura vernacular

© Fernando Guerra, FG+SG© Luc Boegly© Fernando Guerra, FG+SG© Doublespace Photography+ 12

A arquitetura moderna do Marrocos, a qual tem se desenvolvido rapidamente ao longo das últimas décadas devido ao recente desenvolvimento econômico do país, encontra-se profundamente enraizada nas tradições construtivas locais. Tendo o vernacular como principal fonte de inspiração, a arquitetura moderna marroquina assume a origem de seu próprio nome árabe al-maġhrib, ou seja “lugar onde o sol se põe; o oeste”. O Marrocos é um estado soberano com uma rica cultura arquitetônica e uma vasta história, contando com inúmeros e excepcionais exemplos de arquitetura tradicional islâmica.

Minimalismo contemporâneo: a arquitetura dos retiros rurais

O minimalismo molda a arquitetura há mais de um século, abraçando novos materiais e rejeitando ornamentos, o movimento modernista fundamentou a arquitetura minimalista através da forma e função racionais. Ao longo do século XX, os arquitetos retomaram o minimalismo ao trabalhar com vidro, aço e concreto armado, porém com o tempo, tornaram-se condicionados também ao custo e estética dessas construções.

© Doublespace Photography© Marc Goodwin© Torfi Agnarsson© Jose Campos+ 14

Residência Smith / MacKay-Lyons Sweetapple Architects

© Doublespace Photography© Doublespace Photography© Doublespace Photography© Doublespace Photography+ 42

Upper Kingsburg, Canadá

36 Escritórios de arquitetura do Sul Global que você precisa conhecer

© Zhou Ruogu/Savoye Photographe
© Zhou Ruogu/Savoye Photographe

Os países que fazem parte do chamado Sul Global sofreram muitas transformações em suas cidades nos últimos anos devido, sobretudo, ao rápido crescimento dos centros urbanos e aos já conhecidos desafios econômicos e sociais característicos dos países "em desenvolvimento". O crescimento urbano, o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida, a saúde nas cidades e o desenvolvimento de sua própria identidade cultural são algumas das questões com as quais as arquiteturas locais tiveram - e ainda terão - que lidar.

Alguns jovens profissionais da arquitetura entenderam a importância de projetar tendo em vista seu próprio território, conferindo a essa arquitetura uma identidade claramente local. Ao desenvolverem novas tipologias e usarem seus próprios recursos materiais, apresentam soluções inovadoras, específicas para o local e, acima de tudo, essencialmente contemporâneas no sentido de se pensar o futuro da arquitetura e do planeta como um todo.

© Fernando Guerra | FG+SG© Tomás Rodríguez© Fernando Schapochnik© Maurice Ascani+ 38

Templo Baha’i de Hariri Pontarini vence o Prêmio Internacional RAIC 2019

O Templo Baha'i da América do Sul em Santiago, Chile, projetado por Hariri Pontarini Architects de Toronto, foi selecionado como vencedor do Prêmio Internacional RAIC 2019, pelo Royal Architectural Institute of Canada (RAIC).

© Hariri Pontarini Architects© doublespace photography© doublespace photography© doublespace photography+ 49

Casa LM / Elements Lab

© Doublespace Photography© Doublespace Photography© Doublespace Photography© Doublespace Photography+ 31

  • Arquitetos: Elements Lab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  475
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cassina, Ikea, Ligne Roset, Minotti, Mourinho, +1

AIA elege os vencedores do Honor Awards 2019 de Arquitetura

Confluence Park. Imagem © Casey Dunn
Confluence Park. Imagem © Casey Dunn

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) selecionou nove projetos para o seu Institute Honor Awards, o maior reconhecimento da profissão nos EUA. A premiação celebra as melhores obras de arquitetura contemporânea e destaca as muitas maneiras pelas quais edifícios e espaços podem melhorar vidas. O júri de cinco membros da AIA seleciona inscrições que demonstram o sucesso do projeto, incluindo um senso de lugar e propósito, ecologia, sustentabilidade ambiental e história.

Museu TIRPITZ. Imagem © Rasmus HjortshojCasa Casey. Imagem © doublespace photographyFábrica Inteligente. Imagem © Simon Menges, BerlimConfluence Park. Imagem © Casey Dunn+ 18

AIA anuncia os 10 melhores projetos sustentáveis de 2018

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) e o Comitê de Meio Ambiente (COTE) anunciaram os vencedores do Top 10 do Prêmio COTE, a mais alta honraria dos edifícios que exemplificam ótimo projeto e o desempenho sustentável. O prêmio, agora em seu 22º ano, celebra os 10 projetos que atendem aos rigorosos padrões da COTE aos 10 critérios em várias áreas do projeto, incluindo valor econômico, social e ecológico. Os vencedores serão homenageados em junho na conferência AIA em Nova York.

Leia sobre os vencedores de 2018 a seguir.

As 50 fotografias de arquitetura mais populares de 2017

Dedicamo-nos a compartilhar a melhor arquitetura do mundo, no entanto, sem profissionais que se esforçam para realizar incríveis trabalhos fotográficos, não conseguiríamos atingir e inspirar um número tão grande de leitores. Por esse motivo, apresentamos a seguir as 50 fotografias de arquitetura mais populares de 2017. 

Monumento Nacional do Holocausto / Studio Libeskind

© doublespace photography
© doublespace photography

© doublespace photography© doublespace photography© doublespace photography© doublespace photography+ 25

  • Arquitetos: Studio Libeskind
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Vectorworks

Duplex Duplo / Batay-Csorba Architects

© Doublespace Photography  © Doublespace Photography  © Doublespace Photography  © Doublespace Photography  + 20

  • Arquitetos: Batay-Csorba Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Kitchen, Thermal Wood Canada, Tiltco, VELUX Commercial

CORE Modern Homes / Batay-Csorba Architects

© Doublespace Photography© Doublespace Photography© Doublespace Photography© Doublespace Photography+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1485
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Aya, Thermory, Tiltco

Dia Mundial da Fotografia 2017: as 100 fotografias que mais foram salvas por nossos leitores

Neste 19 de agosto se celebra o Dia Mundial da Fotografia, data que comemora o dia no qual a França comprou a patente do daguerreótipo, um dos primeiros processos fotográficos, e liberou-o gratuitamente para o mundo em 1839. No ArchDaily entendemos a importância que a fotografia possui no mundo da arquitetura e, por esta razão, buscamos as imagens mais populares entre nossos leitores. A seguir, apresentamos um ranking das 100 imagens que mais foram salvas nas sessões do Meu ArchDaily.