Centro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura

Centro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura - Fotografia de InterioresCentro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, CorrimãoCentro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, Fachada, PilarCentro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga, PilarCentro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Haz arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Actiu, Egoin, Madema, Quintana, REHAU, Tarkett, Tennisquick
  • Arquitetos Responsáveis: Carol Beuter Sánchez-Villanueva, Manuel Sánchez-Villanueva Beuter
  • Equipe: Oriol Muntané, Paula Viciano, Alicia Camino
  • Estruturas: BAC Engineering
  • Instalações: Proisotec SLP
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Vida Comunitária Trinitat Vella, localizado em uma das entradas da cidade de Barcelona, é o novo complexo multifuncional do bairro. Esta casa pública é o resultado de uma proposta inovadora que foi projetada de forma colaborativa para permitir que todos os moradores e agentes sociais do bairro pudessem se expressar. O novo espaço fará parte de um centro de instalações comunitárias para os bairros de Sant Andreu e Nou Barris, que será construído nos próximos anos e incluirá também habitações e residências públicas para jovens e idosos. Os autores do projeto são os arquitetos Manuel Sánchez-Villanueva e Carol Beuter da Haz Arquitectura, um estúdio com ampla experiência na construção de instalações públicas e privadas nos setores sanitário, cultural e social, assim como em escritórios e instalações esportivas.

Centro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura - Fotografia de Interiores, Corrimão
© José Hevia
Centro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Corrimão

Como este é o primeiro edifício do futuro complexo e com o objetivo de não criar um grande contraste com futuros projetos, a Haz Arquitectura optou por um desenho externo simples e abstrato, que se abre para uma futura praça que atuará como um elo de ligação entre os diferentes equipamentos. O programa é organizado ao redor de dois pátios cobertos, situados em ambos os lados do núcleo de circulação, que fornecem luz e ventilação naturais para todo o edifício. No interior, o térreo abriga a recepção, a cantina e um grande hall de entrada que funciona como foyer para o salão de eventos e pode ser usado para exposições e atividades diversas. No primeiro pavimento há um PIAD (Ponto de Informação e Atenção para a Mulher) e vários serviços sociais. O restante dos andares - em um total de 4 - abriga escritórios e salas para organizações e associações de bairro em torno de um núcleo central.

Centro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar

Um edifício que reduz a pegada de carbono ao mínimo. A madeira é o principal material utilizado na construção do centro. A decisão dos arquitetos foi tomada por uma série de razões. Por um lado, dada a localização em certa maneira hostil do novo equipamento - na periferia e próximo a um dos pontos de tráfego mais movimentados da cidade - eles consideraram que o conforto que a madeira transmite e proporciona daria calor e um sentido de acolhimento ao conjunto. Por outro lado, também consideraram que, em termos de energia, essa opção combateria o impacto ambiental devido a sua pegada de carbono, pois a madeira garante que o edifício absorva CO2 ao longo de sua vida útil.

Centro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, Fachada, Pilar

A construção foi realizada inteiramente em técnica seca. Um esqueleto metálico de vigas e pilares foi erguido, trabalhando em colaboração com um sistema auto-portante de painéis e tetos de madeira laminada CLT em pinheiro radiata, que se apoiam e dão estabilidade ao conjunto. O revestimento interno foi limitado a áreas de embasamento em compensado, para permitir a passagem de conexões elétricas e de dados, mas em geral nos interiores os materiais foram mantidos aparentes, tanto a estrutura bruta CLT, quanto o esqueleto metálico pintado com proteção contra incêndio.

Centro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© José Hevia
Centro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura - Imagem 14 de 22
Planta Térreo
Centro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura - Imagem 18 de 22
Corte Logitudinal
Centro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
Centro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Viga

Um exemplo de edifício passivo. Seguindo a tendência atual em que um dos principais objetivos no setor de construção é criar edifícios passivos capazes de minimizar o consumo de energia e material, o centro foi projetado levando em conta toda sua climatização. Para combater a baixa inércia térmica da construção em madeira, o sistema de ventilação aproveita a inércia do solo, colocando os tubos de ar limpo na clareira da encosta. Quando mantido no subsolo, o ar que circula através dos tubos é aquecido e então liberado nos dois pátios cobertos que atuam como grandes condutores. O ar é renovado, fresco no verão e quente no inverno, de acordo com uma antiga tradição de construção mediterrânea. Todas as salas captam o ar dos pátios e o tratam com uma bobina de ventilador para aumentar ou diminuir ligeiramente sua temperatura e umidade de acordo com a necessidade.

Centro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada

Todos os fechamentos e portas dos corredores incorporam um projeto específico que permite que o ar de retorno passe pelos tubos até uma das chaminés centrais que o levam para a sala de máquinas da cobertura. O ar é soprado diretamente sobre as máquinas, gerando uma atmosfera local que é mais quente ou mais fria do que o ambiente externo, permitindo-lhes trabalhar com menos esforço e menor consumo de energia elétrica. Finalmente, a cobertura gera 60.000W de energia elétrica por ano graças aos painéis fotovoltaicos, mantendo o consumo muito próximo de zero.

Centro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Provincia de Barcelona, España, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Vida Comunitária em Trinitat Vella / Haz arquitectura" [Centro de vida comunitaria en Trinitat Vella / Haz arquitectura] 03 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983058/centro-de-vida-comunitaria-em-trinitat-vella-haz-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.