Lançamento do livro "Diagramas, transposições e espaço: alternativas para a complexidade urbana contemporânea" no Rio de Janeiro

Fluxos imateriais caracterizam a condição urbana na era da informação globalizada, intensificando sua complexidade já existente. Tentações de retorno ao passado, o gosto pelo radical ou puramente virtual, acompanham a incerteza em um cenário de profundas transformações sociais. De maneira a intervir de forma perceptível, se faz necessária uma nova coesão dada por um desdobramento diagramático da condição urbana e a superação de leituras urbanas baseadas na forma. Um novo arranjo que visa revelar mais do que a simples soma das partes.

O livro "Diagramas, transposições e espaço: alternativas para a complexidade urbana contemporânea" propõe uma investigação conceitual sobre o papel do diagrama no urbanismo contemporâneo e desdobra caminhos para abordar a complexidade urbana a partir de uma nova perspectiva, mirando atingir com a sutileza, ao invés da radicalidade, mais do que abordagens convencionais de planejamento oferecem. Direcionado a estudantes, arquitetos, pesquisadores e aos interessados nas intersecções entre arte e urbanismo, a obra expande compreensões enraizadas, propondo uma abordagem pós-dialética que redesenha a relação entre partes, e clama um encaixe versátil entre as mesmas.

Estabelecendo uma trilha que percorre o trabalho de Kazuyo Sejima, Mies van der Rohe, Rem Koolhaas e o legado de alguns movimentos artísticos, como minimalismo e o pós-minimalismo, a obra traz à tona um registro de diagramas diretamente transferidos para o espaço arquitetônico e as categorias que compõe esse raciocínio. Ao mesmo tempo, através da ressignificação das sinergias entre arquitetura e urbanismo, propõe a transposição dessa estratégia diagramática para a escala urbana - delineando alternativas de intervenção na complexa condição da cidade contemporânea.

Marcel Rofatto, autor do livro, é arquiteto e urbanista (FAU USP 2006) e fundador do escritório Marcel Rofatto Arquitetos no Rio de Janeiro. "Diagramas, transposições e espaço: alternativas para a complexidade urbana contemporânea" é fruto de sua dissertação de mestrado na Architectural Association School of Architecture em Londres, onde recebeu o David & Beverly Bernstein Award.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro "Diagramas, transposições e espaço: alternativas para a complexidade urbana contemporânea" no Rio de Janeiro" 24 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982463/lancamento-do-livro-diagramas-transposicoes-e-espaco-alternativas-para-a-complexidade-urbana-contemporanea-no-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.