Centro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP

Centro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Fotografia de ExteriorCentro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Fotografia de InterioresCentro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCentro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Fotografia de ExteriorCentro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Mais Imagens+ 25

Maeda, Onna, Kunigami, Okinawa 904-0417, Japão, Japão
  • Cidade: Maeda, Onna, Kunigami, Okinawa 904-0417, Japão
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Fotografia de Exterior, Janela
© Koji Fujii / TOREAL

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este centro de acolhimento recebe crianças com doenças intratáveis e suas famílias que têm dificuldades em viajar, ajudando-as a recarregar suas energias. Como muitas famílias virão preparadas para que esta possa ser sua última viagem juntas, o cliente “Dream for Children with Intractable Diseases and Their Families”, desejava um lugar onde as crianças pudessem ser crianças e os pais fossem pais em vez de uma instalação austera que trata as crianças como pacientes e aprofunda a conexão familiar através da experiência de viagem. Caso a criança venha a falecer, será um lugar onde a família poderá revisitar e passar um tempo em silêncio para relembrar os momentos importantes. Também foi solicitado que fosse um lugar para educar as pessoas, instigando compaixão e bondade.

Centro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Fotografia de Exterior, Jardim
© Koji Fujii / TOREAL
Centro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 28 de 30
Planta - Térreo
Centro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Fotografia de Interiores
© Koji Fujii / TOREAL

O oceano é visível desde o segundo andar, mas o cliente desejava uma edificação de um andar cercada por vegetação, como é típico em Okinawa, onde as famílias e os funcionários pudessem transitar enquanto estão cientes da presença uns dos outros.

Centro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Fotografia de Interiores, Janela
© Koji Fujii / TOREAL
Centro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 29 de 30
Planta - Primeiro Pavimento
Centro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Cadeira, Viga
© Koji Fujii / TOREAL

Ao projetar, imaginamos nos aninhar perto dos corpos de crianças acamadas que olham para um teto ou janela o dia todo. Levando em consideração o nível dos olhos e o tamanho do corpo, posicionamos portas de correr de vidro para que pudessem desfrutar da paisagem externa e do vento mesmo deitadas de lado, com entradas, tetos baixos e chaminés de vento de 8 metros de altura, com cerca de 1,8 metros de diâmetro e uma claraboia no topo que pode ser vista mesmo se criança estiver deitada de costas. As chaminés de vento absorvem a brisa do oceano durante o dia, enquanto absorvem o ar fresco do jardim ao norte, criando ventilação natural.

Centro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 10 de 30
© Koji Fujii / TOREAL

Para crianças com deficiências físicas, o vento traz muitas informações; A brisa do mar que sopra nos pinheiros, o canto dos insetos e pássaros, a fragrância das flores e o cheiro úmido da maré e da chuva. Imaginamos que esse “cenário de vento” (em japonês, a palavra “vento” consiste em duas letras: vento e cenário) conectaria as crianças ao ambiente de Okinawa. A planta tem uma forma circular que se abre igualmente para o entorno, com todos os cômodos voltados para o exterior. O banheiro comum e a área de estar-jantar-cozinha, onde as pessoas se reúnem, se abrem para o jardim com muita luz natural, enquanto os quatro quartos compactos são um pouco mais escuros e silenciosos para as crianças descansarem.

Centro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Fotografia de Interiores
© Koji Fujii / TOREAL

Estudamos as estatísticas da direção do vento pela Agência Meteorológica do Japão e posicionamos estrategicamente o pátio com espelho d'água. Com isso, um vento frio sopra através da água no centro, induzido pela diferença de temperatura com a extremidade do pátio. A chuva e o vento entram pela claraboia sem vidro, e a iluminação do sol e das nuvens transitam momento a momento neste espaço introspectivo. Ao sentar-se em um banco ao longo da parede deste salão tranquilo, a luz se derrama pela claraboia e reflete na água, criando ondulações no teto que estremecem como uma chama. Chamamos esse efeito de de “chama acesa no coração” e o entendemos como um encorajamento para as famílias.

Centro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro
© Koji Fujii / TOREAL

Do banco redondo no centro do jardim da cobertura, há uma vista panorâmica de 360 graus do oceano azul, da cidade e dos canaviais. No pátio e no jardim da cobertura, criamos formas que contrastam com o restante dos espaços.

Centro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Fotografia de Exterior
© Koji Fujii / TOREAL
Centro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 30 de 30
Corte

As escadas ao ar livre são projetadas para tornar mais fácil para funcionários e pais apoiarem uma cadeira de rodas de ambos os lados. Escadas que geralmente são consideradas uma barreira foram vistas como algo positivo desencadeando compaixão e memórias. Isso se baseia na filosofia do cliente que afirmou: “desenhos sem barreiras protegem sua liberdade e dignidade, mas não podemos eliminar todas elas. Em vez disso, o que é necessário é perceber que as barreiras físicas e mentais existem para todos nós e entendê-las faz com que nos ajudemos mutuamente. As barreiras que levam a isso são boas e podem estar aqui.” Os espaços projetados para o nível dos olhos e pequenos corpos das crianças, conforme descrito acima, podem ser inconvenientes e às vezes se tornarem barreiras para pessoas sem deficiência, por exemplo.

Centro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Fotografia de Exterior, Costa, Floresta
© Koji Fujii / TOREAL

Como o lugar também serve para educar os fisicamente aptos, experimentamos essa abordagem com a crença de que imaginar e fundir-se com a fisicalidade dos outros serviria como base para uma sociedade sem barreiras. Por meio dessa “prática de comportamento”, pretendemos que esse local cuide da própria sociedade da qual fazemos parte.

Centro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP - Fotografia de Exterior
© Koji Fujii / TOREAL

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Maeda, Onna, Kunigami, Okinawa 904-0417, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Acolhimento Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP" [Care House of the Wind Chimneys / Hiroshi Nakamura & NAP] 22 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982188/centro-de-acolhimento-wind-chimneys-hiroshi-nakamura-and-nap> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.