Restaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura

Restaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, VigaRestaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Fachada, VigaRestaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Corrimão, VigaRestaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, VigaRestaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  330
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gabriela Daltro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brasil Imperial
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Arco
© Gabriela Daltro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um sobrado de estilo Eclético, datado do final do século XIX, no tradicional bairro da Graça foi o local escolhido para a segunda unidade, em Salvador, do Puro Saudável, restaurante e empório de alimentação saudável já conhecido na cidade, em funcionamento desde 2017.

Restaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada, Corrimão, Janela, Jardim, Viga
© Gabriela Daltro

O casarão, embora de grande valor arquitetônico, precisava de uma reforma quase completa. Os usos anteriores destruíram parte da fachada, boa parte da laje do segundo pavimento e o telhado original. A projeto então teve com meta devolver ao imóvel suas características originais e deixa-lo o mais próximo possível do que tinha sido no passado. A reforma durou 7 meses e nela foram refeitos boa parte do mezanino, telhado, novos reservatórios de água, recuperação da fachada e das esquadrias originais. 

Restaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Gabriela Daltro
Restaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Gabriela Daltro

A fachada, que tinha tido sua parte inferior destruída, ganhou um jardim vertical (outra marca do restaurante) e um pórtico de aço. Abaixo do pórtico, uma porta de alumínio abre um grande vão de acesso aos clientes. A parte superior foi integralmente preservada e teve sua cor original trazida de volta. 

Restaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Gabriela Daltro
Restaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Gabriela Daltro

O projeto foi pensado da mesma forma da outra unidade do negócio: no pavimento térreo ficou locada a loja e empório; no pavimento superior restaurante e áreas de retaguarda de preparo de alimentos e estocagem.

Restaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Mesa
© Gabriela Daltro

Logo na entrada, um tapete de ladrilho hidráulico, nas cores da marca, delimita o espaço e direciona os clientes para a loja ou para a nova escada que leva ao restaurante. À frente, um balcão de desenho orgânico, desenhado pelo arquiteto, funciona como caixa e central de atendimento. A partir daí a loja se desenvolve com estantes metálicas de madeira pínus, e uma iluminação precisa dpara iluminar os produtos. Ao fundo da loja, uma bateria de geladeiras e freezers para a exposição de produtos refrigerados. À esquerda, estantes para produtos orgânicos e mercearia. Mais ao fundo da loja um banheiro adaptado serve aos clientes, e ao lado dele uma porta leva à área de serviço, com retaguarda para estocagem, depósitos, entrada de funcionário e saída de delivery. La dentro, uma outra escada faz a conexão de serviço entre os dois pavimentos. 

Restaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Gabriela Daltro

De volta à entrada, ao lado da escada, uma pequena área recebe duas mesas para atendimento rápido ou aos clientes com dificuldade de locomoção. Ao lado da mesa, uma árvore de 5m de altura rompe a nuvem metálica criada para receber a iluminação, vence o pé direito duplo e faz a conexão entre os dois pavimentos. 

Restaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Gabriela Daltro

No pavimento superior, ao lado da escada, o bar fica envolto em uma estrutura metálica. Revestindo o balcão, o mesmo ladrilho hidráulico volta a aparecer no projeto. A partir daí o salão se desenvolve, com mesas de diversos tipos e um mix de cadeiras: algumas metálicas, outras de fibra e boa parte estofadas. 

Restaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Fachada, Viga
© Gabriela Daltro

O destaque do layout fica por conta do aproveitamento dos cantos com janelas tipo bay window. Para eles foi pensado um banco desenvolvido pelo arquiteto, aproveitando o espaço e recebendo mesa redonda. Sobre a mesa, pendente de fibra natural.

Restaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Porta, Janela
© Gabriela Daltro

Próximo às janelas e portas originais da fachada, um grande banco recebe mesas e cadeiras, e entre eles um par de mesas posicionadas de modo a ter ótima visão para a rua. 

Restaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Exterior, Cerca, Fachada, Corrimão
© Gabriela Daltro

O teto do restaurante é outro ponto a ser destacado: além do forro de madeira pínus, revelando a inclinação do telhado original - e totalmente livre de iluminação embutida, o espaço ganhou duas enormes nuvens metálicas, que funcionam para auxiliar a iluminação das mesas, camuflam o sistema de sonorização e acústica e ainda servem como base para as vegetações pendentes de caem sobre as mesas.

Restaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Corrimão, Viga
© Gabriela Daltro

Ao fundo do salão o sanitário de clientes tem piso de ladrilho hidráulico e forro de madeira pinus e móvel com desenho exclusivo, que recebe a bancada e esconde a lixeira. 

Ao lado do sanitário uma porta leva à cozinha, que tem acesso direto ao bar, área de lavagem, estoque e acesso à escada de serviço. 

Restaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela
© Gabriela Daltro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Salvador - BA, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Puro Saudável / Gabriel Magalhães Arquitetura" 06 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981511/restaurante-puro-saudavel-gabriel-magalhaes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.