Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida

Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga, Janela, CorrimãoEdifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, CadeiraEdifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, AidoEdifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Fachada, Pilar, BalcãoEdifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Mais Imagens+ 33

Mais informaçõesMenos informações
Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no Largo do Intendente 57, esta intervenção de requalificação devolveu ao edifício o uso habitacional assegurando um uso de caracter mais permanente que contribui para a revitalização desta zona da cidade, que esteve desocupada muito tempo e em que a degradação de muitos edifícios tornou-se muito evidente.

Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG
Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Corrimão
© Ricardo Oliveira Alves
Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Imagem 28 de 38
Planta - 1° pavimento
Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Imagem 33 de 38
Corte
Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Neste caso, o interior do edifício já tinha sido integralmente demolido e só se mantinham as fachadas Poente e Sul. Considerou-se fundamental a sua reabilitação para a composição da imagem consolidada deste Largo.  Para a nova construção, foi proposta uma implantação em “U” composta por um volume central com relação direta com a fachada existente a Poente e dois volumes laterais, um a norte e outro a sul, com frente para as escadinhas do Beco do Benformoso. Este conjunto configura um espaço de jardins e pátios que mantem o escalonamento natural do terreno.

Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Madeira, Viga
© Ricardo Oliveira Alves
Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© Ricardo Oliveira Alves
Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga, Janela, Corrimão
© Ricardo Oliveira Alves

Da mesma forma que se optou pela manutenção do desenho da fachada original, tentando tanto quanto possível manter os seus elementos caracterizadores (vãos, materiais de acabamento, cantarias, cornijas e balaustres) também se quis nas novas fachadas a tardoz criar uma linguagem que não fosse dissonante com o resto do edifício.

Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão
© Ricardo Oliveira Alves
Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Assim, e porque a orientação a nascente o tornava natural, criou-se uma frente em estrutura metálica de que suporta as varandas e as galerias de acesso aos apartamentos e que também têm uma função de sombreamento. Para além de ser algo característico das traseiras lisboetas, esta estrutura reticulada permite resolver a relação da nova construção com as fachadas existentes.

Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG

Relativamente às coberturas propõe-se que se mantenha a morfologia original de duas águas, em telha de canudo em barro vermelho.

Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Fachada, Pilar, Balcão
© Fernando Guerra | FG+SG

A organização funcional deste conjunto foi desenvolvida com base num programa de 49 tipologias pequenas com áreas entre 80m2 a 120 m2.

Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Imagem 34 de 38
Alçado Sul

É importante referir que o acesso aos apartamentos situados no piso 0 é feito diretamente pela rua o que permitiu manter a caracterização dos vãos e valorizar a relação com a rua.

Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Fernando Guerra | FG+SG

As restantes tipologias distribuem-se nos outros pisos tirando partido das diferenças de cota da envolvente, aproveitando para criar tipologias em dúplex que permitem melhor aproveitamento dessas relações. Nas pequenas tipologias esta dimensão do “volume” permite uma perceção de mais espaço.

Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Largo do Intendente 57, Lisboa - Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Intendente 57 / Ana Costa, arquitectura e design Ida" 30 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981096/edificio-intendente-57-ana-costa-arquitectura-e-design-ida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.