Coworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos

Coworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, CadeiraCoworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cadeira, CorrimãoCoworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaCoworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos - Fotografia de Interiores, VigaCoworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos - Mais Imagens+ 22

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  203
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Banema, Cimenteira do Louro, Exporlux, Horto do Campo Grande, Vale da Gandara
Mais informaçõesMenos informações
Coworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Alexander Bogorodskiy

Descrição enviada pela equipe de projeto. O nosso escritório projetou e renovou recentemente um espaço polivalente existente nas instalações da escola ETIC instalada desde 2010 num conjunto de antigos armazéns industriais (que também reabilitámos e remodelámos na altura), no interior de um quarteirão do Aterro da Boavista, em Lisboa.

Coworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Iluminação, Viga
© Alexander Bogorodskiy
Coworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Tijolo, Viga, Cadeira
© Alexander Bogorodskiy

O espaço anterior a esta recente intervenção funcionava como bar de apoio e apresentava vestígios de uso intenso. Em 2021 a direção da escola solicitou uma nova proposta que expressasse uma nova filosofia de uso bem como a renovação completa da imagem. A solução deveria ter em consideração o menor custo de intervenção possível devendo ser considerado o período de férias escolares para a calendarização da obra.

Coworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos - Imagem 25 de 27
Diagrama
Coworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos - Imagem 20 de 27
Planta

A nova proposta procurou sublinhar as dimensões de luz e espaço, através da atenuação de alguns elementos presentes na versão anterior, demolindo a parede e o balcão de bar existentes e reduzindo o esquema geral de cores para um tom principal, patente ao longo de uma escolha austera de materiais e soluções de construção. O carácter industrial dos antigos armazéns do Porto de Lisboa foi recuperado através do uso de alvenaria de tijolo maciço, ferro e pavimentos de betão, sinalizando uma atitude pragmática expressa na precisão de construção e repetição de elementos.

Coworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Alexander Bogorodskiy

Com esta filosofia em mente existem três elementos determinantes nesta intervenção que - juntamente com o posicionamento do mobiliário - ajudam a articular o espaço: uma parede de tijolo em forma de L, uma área apainelada onde estão instaladas máquinas de venda automática e um conjunto de mesas de tampo alto.

Coworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Alexander Bogorodskiy

A parede de tijolo e a área de painéis para as máquinas de venda automática integram um conjunto de tons alaranjados que potenciam uma atmosfera mais acolhedora e que interage com a luz do dia, bem como as aberturas e a textura da superfície de tijolos. Intercaladamente, os tijolos da face mais longa desta parede são cuidadosamente posicionados de forma inclinada. Este mesmo gesto reaparece noutra escala na área das máquinas de venda automática que se apresentam também de forma inclinada atenuando a sua presença e facilitando o acesso e operacionalidade.

Coworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Alexander Bogorodskiy

O terceiro elemento é um conjunto de mesas de tampo alto com uma estrutura de ferro esbelta e tampo de painéis de madeira-cimento. Estas mesas são colocadas frente à parede de tijolo e são desenhadas especificamente para uma utilização mista de trabalho, refeições ou atividades de lazer.

Coworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© Alexander Bogorodskiy

Outro elemento importante neste espaço - que sobreviveu à intervenção anterior - é o palco de madeira que pode acolher pequenos eventos ou servir como um agradável espaço lounge junto às janelas. A antiga pátina escura aplicada na superfície da madeira foi removida para uma melhor integração do palco com as novas tonalidades.

Coworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Alexander Bogorodskiy

Adicionalmente, foi considerada uma outra zona de trabalho/lazer na parte de pé-direito alto deste espaço, que pretende ser uma transição entre o interior e uma nova área de lazer criada no exterior do edifício. Por fim, as plantas crescerão entre o mobiliário, dentro e fora: evidenciando ambas as verticalidades.

Coworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Jardim, Terraço, Pátio, Aido
© Alexander Bogorodskiy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Dom Luís I, 1200-151 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Coworking ETIC HUB / Florêncio Pedro Arquitectos" 23 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980658/coworking-etic-hub-florencio-pedro-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.