Casa em Kirishima / EAL

Casa em Kirishima / EAL - Fotografia de Exterior, JardimCasa em Kirishima / EAL - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, VigaCasa em Kirishima / EAL - Fotografia de Interiores, Viga, CadeiraCasa em Kirishima / EAL - Fotografia de InterioresCasa em Kirishima / EAL - Mais Imagens+ 21

Kagoshima, Japão
  • Arquitetos: EAL
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  165
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bunka Shutter, Imashioya Tategu, LIXIL , Oakridge, Takara Standard, Tokuei co.ltd., Yamasa Mokuzai co.ltd.
  • Arquitetos: Environmental Architecture Lab. in Kagoshima University, Atsushi Takano, Kenji Yoshinaga
  • Engenharia Estrutural: Hafnium Architects, Hafnium Architects, Hiroshi Fukuyama
  • Empreiteiro: IFOO Inc.
  • Cidade: Kagoshima
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Kirishima / EAL - Fotografia de Exterior, Fachada
© Shigeo Ogawa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa de finais de semana em Kirishima, Japão. Nela, o espaço de estar é apenas um terço da área total do térreo, a garagem multifuncional e o depósito são responsáveis pelo restante. Esta casa é, portanto, como uma pequena residência construída em um grande depósito. Com isso, pretendeu-se tirar partido do incomum equilíbrio de áreas e considerar novas soluções para uma edificação sustentável.

Casa em Kirishima / EAL - Fotografia de Interiores, Viga, Cadeira
© Shigeo Ogawa
Casa em Kirishima / EAL - Imagem 22 de 26
Planta
Casa em Kirishima / EAL - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, Janela, Terraço
© Shigeo Ogawa

Em uma casa tradicional japonesa, os cômodos principais (por exemplo, sala de estar, quarto) eram cercados por espaços como varanda e sótão. Esses ambientes funcionavam não apenas como passagem e depósito, mas também como locais de transição entre o exterior e os cômodos de estar. Por exemplo, a varanda é usada para regular a conexão entre o exterior e o interior, abrindo e fechando seus acessórios de acordo com as estações e o tempo. Esta é a sabedoria incorporada em uma casa tradicional japonesa, cultivada antes da era moderna, quando não existia nenhum sistema mecânico de climatização. Nesse sentido, o projeto visa estabilizar o ambiente térmico do espaço habitacional, remetendo à sabedoria tradicional em termos de ajustamento ambiental.

Casa em Kirishima / EAL - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Viga
© Shigeo Ogawa
Casa em Kirishima / EAL - Imagem 21 de 26
Diagrama - Composição
Casa em Kirishima / EAL - Fotografia de Interiores, Cozinha, Tijolo, Viga, Fachada, Concreto
© Shigeo Ogawa

Primeiramente, foram elaboradas cinco plantas básicas de acordo com a demanda do cliente, e um ambiente interno foi testado por meio de simulação computacional. Com isso, foi revelado que as varandas funcionaram bem, mas o isolamento térmico teve de ser usado no telhado para evitar o calor excessivo da radiação solar. Com base neste estudo, os três lados (sul, leste e oeste) do espaço de estar foram envoltos por varandas, isolando o lado norte e a cobertura e elevando o pé-direito, garantindo o espaço para armazenamento aéreo. Esta é uma combinação de métodos tradicionais e modernos.

Casa em Kirishima / EAL - Fotografia de Exterior, Jardim
© Shigeo Ogawa

Um dos ambientes do volume construído foi analisado de setembro de 2021 a fevereiro de 2022. Os resultados mostram que os espaços de varanda e sótão mitigam a transferência de calor entre o espaço de estar e o exterior, e a diferença de temperatura se torna estável. Especialmente no inverno (dezembro), confirmou-se que a temperatura do espaço de estar foi mantida cerca de 10 graus Celsius acima da temperatura externa, sem aquecimento automatizado.

Casa em Kirishima / EAL - Fotografia de Interiores, Janela, Iluminação, Viga
© Shigeo Ogawa
Casa em Kirishima / EAL - Fotografia de Interiores
© Shigeo Ogawa

O diafragma horizontal de alta rigidez formado por vigas de aço (parcialmente de madeira) é fixado em paredes convencionais de wood-frame, e as vigas de madeira laminada são dispostas em intervalos de 500mm formando uma cobertura com 9m de vão. Além disso, vigas secundárias, que possibilitam longos beirais, são definidas para ventilação e mitigação de calor pela radiação.

Casa em Kirishima / EAL - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Shigeo Ogawa
Casa em Kirishima / EAL - Imagem 23 de 26
Cortes

Yakisugi, a placa de cedro carbonizada, foi usada para o revestimento externo. Yakisugi é a técnica tradicional japonesa, e a superfície da placa de cedro é queimada para criar uma camada de cerca de 5 mm de espessura melhorando a durabilidade, resistência às intempéries e ao fogo. Este processo também confere à aparência do volume uma atmosfera especial. Yakisugi foi feita à mão por todos os envolvidos neste projeto.

Casa em Kirishima / EAL - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Shigeo Ogawa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa em Kirishima / EAL" [Weekend House in Kirishima / EAL] 18 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980266/casa-em-kirishima-eal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.