Fábrica Kukrum / Estúdio Artigas

Fábrica Kukrum / Estúdio Artigas - Fotografia de Interiores, Viga
© Pedro Napolitano Prata

Fábrica Kukrum / Estúdio Artigas - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, FachadaFábrica Kukrum / Estúdio Artigas - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cozinha, VigaFábrica Kukrum / Estúdio Artigas - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela, VigaFábrica Kukrum / Estúdio Artigas - Fotografia de Interiores, VigaFábrica Kukrum / Estúdio Artigas - Mais Imagens+ 14

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio Artigas
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  95
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ace Pisos e Revestimentos, Coberchapas, Leroy Merlín, Panisol, Suvinil
  • Autor: Marco Artigas, João Aira
  • Arquitetura: Estúdio Artigas
  • Projeto Elétrico: Elétricas ProSolux Engenharia
  • Construtora: Sigma Engenharia
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Fábrica Kukrum / Estúdio Artigas - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Pedro Napolitano Prata

“Há centenas de anos a pipoca é consumida do mesmo jeito. Nós estudamos para mudar isso. Assim nasceu o Kukrum, resultado de um processo inovador desenvolvido no Brasil, capaz de controlar a expansão do milho de pipoca, de forma a oferecer um petisco super crocante, compacto e nutritivo”. (Caio Terra e João Aira, fundadores do Kukrum). A Fábrica Kukrum está localizada no térreo de um edifício comercial, no bairro da Barra Funda, em São Paulo.

Fábrica Kukrum / Estúdio Artigas - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela, Viga
© Pedro Napolitano Prata
Fábrica Kukrum / Estúdio Artigas - Imagem 16 de 19
Planta - Baixa
Fábrica Kukrum / Estúdio Artigas - Fotografia de Interiores, Janela
© Pedro Napolitano Prata

O bairro é caracterizado pelo uso misto: casas, comércios, serviços e fábricas. A estética dos galpões e edifícios com térreos amplos é recorrente e justamente por isso o bairro está sendo ocupado por novos empreendimentos comerciais, ateliê de artistas, marcenarias, serralherias e usos que se adequam perfeitamente a essa diversidade existente. A Fábrica Kukrum está em um imóvel alugado, que foi mantido na sua forma natural. Pequenas reformas de infraestrutura foram realizadas para atualizar o espaço para o novo uso e a intervenção principal, a planta da fábrica, foi inserida como um elemento separado, permitindo a rápida desmontagem caso o imóvel tenha que ser devolvido. A área da linha de produção foi construída toda em um sistema modular de madeira pinus de prateleira (como é chamado o material à pronta entrega), com encaixes para minimizar o uso de parafusos.

Fábrica Kukrum / Estúdio Artigas - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cozinha, Viga
© Pedro Napolitano Prata
Fábrica Kukrum / Estúdio Artigas - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Janela
© Pedro Napolitano Prata

A modulação, horizontal e vertical, foi escolhida baseada nas medidas de painéis de vidro reaproveitados de um escritório que estava sendo desmontado pela construtora que executou a obra. Na frente dos painéis de vidro, instalamos placas de policarbonato alveolar para trabalhar com texturas e vistas menos monótonas, além de guardar a atenção do trabalho do dia a dia em relação ao mundo exterior. O novo piso da linha de produção foi elevado, preservando as pastilhas hexagonais existentes, que externamente marcam o uso do salão principal. Quando as portas metálicas estão abertas, este salão se abre escancaradamente para a rua e promove a integração com a paisagem característica do bairro, sem grandes impactos.

Fábrica Kukrum / Estúdio Artigas - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Pedro Napolitano Prata

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. João de Barros, 81 - Barra Funda, São Paulo - SP, 01151-030, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fábrica Kukrum / Estúdio Artigas" 13 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980155/fabrica-kukrum-estudio-artigas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.