Casa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos

Casa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, EscadaCasa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Madeira, Mesa, Cadeira, Janela, Terraço, PátioCasa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão, TerraçoCasa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos - Fotografia de Exterior, JanelaCasa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos - Mais Imagens+ 26

Florianópolis, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  145
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Deca, Eliane, Energiluz, Magia das Cores, Pierini, ProFatto
  • Arquitetos Responsáveis: Marcos Jobim e Silvana Carlevaro
  • Equipe De Projeto: Marcos Jobim e Silvana Carlevaro
  • Cálculo Estrutural: Engenharia Grande Sul
  • Engenharia: JF Engenharia e Projetos
  • Execução: CUBO engenharia
  • Paisagismo: JA8 Arquitetura da Paisagem
  • Consultores: Nilson Silva Iluminação
  • Colaboradores: Nivaldo Pontel, Bruna Sardá e Luiz Pelegrini
  • Cidade: Florianópolis
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa ER é um projeto de ampliação do pavimento superior da edificação existente que anteriormente abrigava apenas uma suíte e um pequeno escritório. O programa baseou-se na criação de duas suítes extras, um pequeno depósito e na modificação do escritório. Foi realizada também a adequação da fachada respeitando a modulação original de 2,5m pré-existente projetada pela arquiteta Karin Engelhardt Rosa na década de 90.

Casa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos - Fotografia de Exterior, Floresta, Janela
© Leonardo Finotti
Casa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Leonardo Finotti

As suítes foram posicionadas no setor Oeste, onde estão localizadas as melhores vistas para a paisagem circundante, e o escritório no setor leste. A escada existente permitiu criar uma planta com circulação central, organizando os espaços na modulação original da casa. A cobertura original em concreto, com platibanda de 80 cm, foi modificada para uma solução com perfil metálico de secção reduzida e fechamento em painel de alumínio composto, de forma a reduzir visualmente a proporção da mesma. A modulação de 2,5 metros que organiza a fachada foi marcada com perfis que servem para a fixação dos toldos verticais na fachada Oeste e os guarda corpos na fachada Leste. Foi utilizado sistema construtivo com pilares e treliças em aço com divisões em drywall, bem como piso e forro em madeira de pinus. Os toldos verticais retráteis na fachada Oeste permitem o controle solar e a privacidade, além de mudar a visualização da casa segundo disposição.

Casa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela
© Leonardo Finotti
Casa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos - Imagem 26 de 31
Planta baixa - Pavimento superior
Casa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão, Terraço
© Leonardo Finotti
Casa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos - Fotografia de Exterior, Floresta
© Leonardo Finotti

No pavimento inferior as aberturas de serviço foram ocultadas por brises de madeira verticais pintados em branco, enquanto a escada de acesso exterior em madeira foi redesenhada a partir de nova geometria, contando com iluminação e paisagismo. O toldo retrátil que cobre a varanda inferior também foi reformado e reposicionado segundo  novo detalhe construtivo no encontro com a edificação. No interior, os novos banheiros das suítes ganharam claraboias que auxiliam na iluminação e ventilação, enquanto nos dormitórios, novos armários foram desenhados.

Casa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Leonardo Finotti
Casa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Leonardo Finotti

Na varanda Oeste, seguindo uma solicitação da família, o guarda corpo de madeira ripado segue o modelo existente desenhado pela arquiteta Karin para  suíte principal. Para a fachada Leste foi criada uma nova varanda com guarda corpo em vidro.      

Casa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa ER / Jobim Carlevaro Arquitetos" 25 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980004/casa-er-jobim-carlevaro-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.